Etágio Supervisionado: formação, saberes e práticas dos professores do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará
Autor(es):
Roseira, Italo Breno Rocha
Palavras Chaves:
Estágio Curricular Supervisionado; Docência no Ensino Superior; Formação de Professores; Saberes Docentes; Práticas de Ensino.
Ano de Publicação:
2022
Resumo:
O processo de formação de professores para o Ensino Superior se mostra atualmente com uma
das temáticas mais discutidas na área da Educação, devido à necessidade de formação
específica para atuação neste nível de ensino e à possibilidade de trazer experiências e
conhecimentos que contribuam para a formação inicial de novos professores. Nessa
perspectiva, a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado aparece como um momento
ímpar na interação dos discentes para o campo de trabalho e para sua formação. O objetivo
geral desta pesquisa foi compreender a constituição do processo formativo, dos saberes e das
práticas de ensino dos professores do curso de Educação Física que atuam nas disciplinas de
Estágio Curricular Supervisionado da Universidade Estadual do Ceará - UECE. A pesquisa
foi realizada com docentes que atuavam nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado
no ano de 2021. Tivemos como aporte teórico estudos de autores como Gauthier et al. (2013),
Piconez (2013), Pimenta e Lima (2017), Tardif (2010), Zabalza (2014), Gatti (2010), Pimenta
e Ghedin (2006), Pimenta e Anastasiou (2014), Freire (1996), dentre outros. Para o
desenvolvimento da pesquisa utilizamos do paradigma interpretativo (SACCOL, 2009),
abordagem qualitativa (MINAYO; SANCHES, 1993; MINAYO, 2012), estudo de caso único
(YIN, 2001). A coleta de dados foi realizada em duas etapas, a primeira ocorreu através de
Revisão Integrativa e, na segunda etapa, realizamos entrevistas por pautas com três docentes.
Para a análise dos dados, utilizamos a análise temática de conteúdo (MINAYO, 2012). A
pesquisa evidenciou que os processos formativos dos docentes que atuavam nas disciplinas de
Estágio Curricular Supervisionado são diferentes, mas que, nos três casos analisados, a
obtenção de conhecimentos, de habilidades e de competências para atuarem na disciplina
ocorreu depois da formação inicial, dos cursos de pós-graduação e de suas experiências de
atuação profissional. Constatamos que as práticas de ensino destes docentes buscam trazer
reflexões nas atividades desenvolvidas pelos discentes.
Abstract:
The process of teacher training for Higher Education currently appears as one of the most
discussed themes in the area of Education, due to the need for specific training to act at this
level of education and the possibility of bringing experiences and knowledge that contribute
to the initial training of new teachers. In this perspective, the subject of Supervised Curricular
Internship appears as a unique moment in the interaction of students with the field of work
and for their training. The general objective of this research was to understand the constitution
of the formation process, the knowledge, and the teaching practices of Physical Education
teachers who work in the Supervised Curricular Internship disciplines at the State University
of Ceará - UECE. The research was conducted with teachers who worked in the disciplines of
Supervised Curricular Internship in the year 2021. We had as theoretical support studies of
authors such as Gauthier et al. (2013), Piconez (2013), Pimenta and Lima (2017), Tardif
(2010), Zabalza (2014), Gatti (2010), Pimenta and Ghedin (2006), Pimenta and Anastasiou
(2014), Freire (1996), among other. For the development of the research we used the
interpretive paradigm (SACCOL, 2009), qualitative approach (MINAYO; SANCHES, 1993;
MINAYO, 2012), single case study (YIN, 2001), data collection was performed in two stages,
the first through Integrative Review and in the second stage we conducted interviews with
three teachers. For data analysis, we used thematic content analysis (MINAYO, 2012). The
research showed that the formative processes of the teachers who worked in the disciplines of
Supervised Curricular Internship are different, but that in the three cases the attainment of
knowledge, skills and competence to work in the discipline happened after the initial training
and graduate courses, through their experiences. We found that the teaching practices of these
teachers, seek to bring reflections in the activities developed by students.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Roseira, Italo Breno Rocha. Etágio Supervisionado: formação, saberes e práticas dos professores do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024
Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança Build 1