Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação, saberes e práticas de ensino dos professores de estágio curricular supervisionado de cursos de educação física

Autor(es):
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso De

Palavras Chaves:
Formação docente; Saberes docentes; Práticas de ensino; Estágio Curricular Supervisionado.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Discutir a trajetória formativa e os processos de constituição dos saberes e das práticas de ensino dos professores universitários incide, principalmente, na ideia de concebê-los como atores, autores e críticos de suas escolhas. Fundamentada nesta afirmação, esta Tese de doutoramento teve como objetivo geral compreender a constituição dos processos formativos, dos saberes e das práticas de ensino dos professores orientadores de Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da UECE e UFC. Para tanto, foram delineados três objetivos específicos, a saber: a) identificar as concepções de Estágio e as condições de trabalho dos professores orientadores de Estágio, b) discutir a trajetória formativa dos professores orientadores de Estágio e c) caracterizar o processo de constituição dos saberes docentes e das práticas de ensino dos professores orientadores de Estágio. Metodologicamente, ancora-se no paradigma de pesquisa construtivista, ensejando um estudo de casos múltiplos, exploratório, descritivo e de abordagem predominantemente qualitativa. Participaram da pesquisa os professores do curso de licenciatura em Educação Física da UECE e UFC que estavam atuando há mais de um semestre em, pelo menos, um dos componentes curriculares de Estágio obrigatório, especificamente, três da UECE e dois da UFC. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2021, utilizando-se de entrevistas narrativas, questionário e análise documental. Para a análise e organização dos dados, foi adotado o método hermenêutico-dialético de Minayo (2000), com o apoio de ferramentas digitais, como IRAMUTEQ e JASP. Destaca-se, ainda, que tanto o roteiro de entrevista quanto o questionário foram validados por Juízes e que a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética de ambas as instituições de ensino. Apresentam-se entre os principais referenciais teóricos de “Formação docente”: Gaeta e Masetto (2013), Imbernón (2011) e Pimenta e Anastasiou (2014); “Saberes docentes”: Gauthier et al. (1998) e Tardif (2014); “Práticas de ensino”: Gil (2018), Libâneo (2013) e Masetto (2012); “Estágio curricular supervisionado”: Pimenta e Lima (2017) e Zabalza (2014). As evidências encontradas validam a Tese de que o processo de constituição dos saberes docentes e das práticas de ensino dos professores de Estágio do curso de licenciatura em Educação Física da UECE e UFC se corporifica e se torna singular, a partir de múltiplas trajetórias formativas ocorridas e entrelaçadas em diferentes contextos sociais, políticos e culturais. Espera-se que esta pesquisa contribua na problematização, reflexão, orientação e reorientação da formação e atuação dos professores orientadores de Estágio nos cursos de licenciatura em Educação Física e demais licenciaturas. Palavras-chave: Formação docente. Saberes docentes. Práticas de ensino. Estágio Curricular Supervisionado.

Abstract:
To discuss the formative path and the processes of knowledge constitution and teaching practices of university professors focuses, mainly, on the idea of conceiving them as actors, authors, and critics of their choices. Based on this statement, this PhD Thesis had as its general goal to understand the formative processes constitution, the knowledge and the teaching practices of the supervising teachers of the Supervised Curricular Internship of the Physical Education course at UECE and UFC. For this, three specific goals were outlined: a) to identify the conceptions of internship and the working conditions of the internship supervisors, b) to discuss the formative trajectory of the internship supervisors and c) to characterize the process of teaching knowledge constitution and practices of the internship supervisors. It is anchored in the constructivist research paradigm, giving rise to a multiple case study, exploratory, descriptive and predominantly qualitative approach. The research participants were teachers of the Physical Education course at UECE and UFC, who had been working for more than a semester in at least one of the curricular components of mandatory internship, specifically, three from UECE and two from UFC. Data collection occurred in the second half of 2021, using narrative interviews, questionnaire and document analysis. For data analysis and organization, the hermeneutic-dialectic method of Minayo (2000) was adopted with the support of digital tools such as IRAMUTEQ and JASP. It is also noteworthy that both the interview script and the questionnaire were validated by judges and that the research was approved by the Ethics Committee of both educational institutions. The main theoretical references of "Teacher training" include: Gaeta and Masetto (2013), Imbernón (2011), Pimenta and Anastasiou (2014); for "Teaching knowledge": Gauthier et al. (1998), Tardif (2014); for "Teaching practices": Gil (2018), Libâneo (2013), Masetto (2012); and for "Supervised Curricular internship": Pimenta and Lima (2017), Zabalza (2014). The evidence found validates the thesis that the process of teaching knowledge constitution and the teaching practices of the internship supervisors of the Physical Education course of the UECE and UFC is embodied and becomes singular from multiple formative paths that occurred and intertwined in different social, political, and cultural contexts. It is hoped that this research will contribute to the problematization, reflection, orientation, and reorientation of the training and performance of the teachers who supervise internships in Physical Education courses and other degrees. Keywords: Teacher education. Teaching knowledge. Teaching practices. Supervised Curricular Internship.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso De. Formação, saberes e práticas de ensino dos professores de estágio curricular supervisionado de cursos de educação física. 2022. 247 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1