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Repositório Institucional - UECE
Título:
Trajetórias de formação inicial e permanência na licenciatura: implicações para constituição da identidade docente

Autor(es):
Sa, Carlos Almeida De

Palavras Chaves:
Formação inicial de professores; Trajetória formativa; Identidade docente; Docência

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo dissertativo, realizado entre os anos de 2020 e 2022, insere-se no campo da formação inicial de professores, dando ênfase ao processo de constituição da identidade docente em que se integra a trajetória formativa de graduandos no âmbito da licenciatura. Como forma de aproximação de tal campo, a questão que orientou a pesquisa foi: como a trajetória da formação inicial contribui para permanência de discentes em um curso de licenciatura e como isso repercute na constituição da identidade docente? Portanto, partindo de uma abordagem qualitativa e inspirando-se nos pressupostos da pesquisa de tipo narrativa, o estudo tem como objetivo principal compreender como a trajetória da formação inicial contribui para permanência de discentes em um curso de licenciatura e suas repercussões na constituição da identidade docente. O alicerce teórico da pesquisa definiu-se por meio das seguintes categorias: formação inicial de professores, trajetória formativa, identidade docente, docência e epistemologia da prática docente, tendo como principais autores de intermédio entre elas: Silva (2014), Woodward (2014), Hall (2011; 2014), Dubar (2005), Marcelo (2009), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (2002), Nóvoa (2000, 1997, 1999), Flores (2015), Garcia (1999), entre outros. Sua tessitura metodológica deu-se por intermédio do método da História de Vida, amparada em pesquisas de Aguiar e Medeiros (2018), Minayo (2014), Fischer (2004a; 2004b) e Queiroz (1988, 1953) Passeggi (2010; 2008), e Abrahão (2013) e se respalda pelo auxílio de questionários e entrevistas narrativas. A pesquisa elege enquanto participantes quatro licenciandos em fase de conclusão de curso pertencentes ao curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), que foram convidados a compartilhar suas histórias de vida para o desenvolvimento deste estudo. Suas narrativas foram analisadas a partir da perspectiva compreensiva-interpretativa expressa por Mosquera e Stobäus (2004) e Ricoeur (1996). Como resultados, aponta-se que a permanência na licenciatura é derivada de uma série de fatores internos e externos ao curso e fatores subjetivos aos sujeitos, todos esses transitados entre aspectos sentimentais, sociais, culturais, geográficos, simbólicos, materiais, econômicos, contexto sócio-político, familiar, entre outros por onde participam uma variedade de agentes e circunstâncias. Constatou-se, também, que essa permanência se reverbera em diferentes efetivações de traços identitários que operam entre a recusa ou aceitação de uma identidade profissional em torno da docência ainda em fase da trajetória de formação inicial.

Abstract:
The present dissertation, conducted between 2020 and 2022, is based on the initial teacher training, emphasizing the constitution of the teacher identity in which is integrated the path of teaching degree students. As an approach of this theme, the question that guided the research was: how the path of initial formation contributes to the permanence of a student in a teaching degree and how that impact on teacher's identity? Therefore, starting from a qualitative approach and inspired by the presumptions of narrative research, this study has as main objective understand how the journey of initial formation contributes on the permanence of students in a teaching degree and its impacts on the constitution of teacher's identity. The theoretical basis of this research was defined by the following categories: initial teacher training, formative trajectory, teacher's identity, teaching, epistemology of teaching practice, using as main authors: Silva (2014), Woodward (2014), Hall (2011; 2014), Dubar (2005), Marcelo (2009), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (2002), Nóvoa (2000, 1997, 1999), Flores (2015), Garcia (1999), among others. The methodology is based on the life story method inspired in the researches of Aguiar and Medeiros (2018), Minayo (2014), Fischer (2004a; 2004b) and Queiroz (1988, 1953) Passeggi (2010; 2008), and Abrahão (2013) and is supported by help of questionnaires and narrative interviews. For this research was chosen four graduation students in their final years of Geography degree in the Universidade Regional do Cariri (URCA), who were invited to share their life stories to the development of this work. Their narratives were analyzed from comprehensive-interpretative perspective expressed by Mosquera and Stobäus (2004) and Ricoeur (1996). As results is pointing out that the permanence of teaching degree is derived from several internal and external factors to the degree and subjective factors to the individuals, all of them between sentimental, social, cultural, geographical, symbolical, material, economical, socio-political context, familiar, among others aspects in which several agents and circumstances. It was also observed that permanence reverberates differents establishments of identity traits which operates between the decline and acceptance of a professional identity around teaching still in the initial formation path.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Sa, Carlos Almeida De. Trajetórias de formação inicial e permanência na licenciatura: implicações para constituição da identidade docente . 2022. 254 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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