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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A constituição da profissionalidade de professores formadores de licenciaturas em Ciências Biológicas na cibercultura

Autor(es):
Silva, Ricardo Rodrigues Da

Palavras Chaves:
Ensino superior; Docência universitária; Formação docente; Profissionalidade; Cibercultura

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar a constituição da profissionalidade de professores formadores de cursos de licenciatura em Ciências Biológicas da UECE a partir da apropriação de processos didáticos relacionados à cibercultura. A pesquisa foi orientada pela perspectiva interpretativista, assumindo uma abordagem qualitativa e consistindo em um estudo de caso. A pesquisa teve o referencial teórico baseado em estudos como: Tardif (2014), Soares e Cunha (2010) e Pimenta e Anastasiou (2014), sobre a docência no ensino superior; Sacristán (1995), Roldão (2008) e Contreras (2012), sobre a profissionalidade docente; Santaella (2003), Castells (2013), Pretto (2017) e Santos (2019), sobre o paradigma da cibercultura e suas relações com a docência. Na primeira etapa da produção de dados, desenvolveu-se um exame documental de caráter descritivo, a partir de dados do Sistema de Pessoal da UECE e do Sistema de Gestão de Atividades Docentes da UECE; na segunda fase, foram realizadas remotamente entrevistas semiestruturadas, com a participação de 09 sujeitos. A identificação do perfil geral de formação acadêmica e atuação profissional dos professores foi baseada na análise estatística descritiva. As informações das entrevistas foram examinadas a partir da análise textual, com o emprego do software Iramuteq, e da análise de conteúdo temática (BARDIN, 2016), com o uso do software Atlas.ti. Constatamos que os professores efetivos correspondem a aproximadamente 2/3 do corpo docente dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, possuindo média de idade de cerca de 49 anos, tendo em média 13,7 anos de vínculo em dedicação exclusiva com a universidade, possuindo predominantemente graduação na área das Ciências Biológicas e a titulação de doutores. A análise textual dos discursos dos participantes revelou que se sobressaem as palavras: aluno, professor e aula, das quais se ramificam as demais conexões presentes nas falas. Na análise de conteúdo temática, emergiram as categorias analíticas: perfil docente; docência universitária; tensionamentos; saberes e práticas; aprimoramento profissional. A pesquisa evidenciou que o ensino universitário está, cada vez mais, atravessado pelo quadro sociotécnico atual. Compreendendo a constituição da profissionalidade docente como um processo heterogêneo e evolutivo em constante (re)configuração, verificamos que os professores formadores, diante de variados desafios, têm mobilizado saberes próprios da profissão docente, nas dimensões curriculares, disciplinares, específicas, pedagógicas, sociais, políticas, dentre outras, em busca de sua efetiva inclusão digital e cibercultural. Reconhecendo a docência universitária como uma ação profissional profundamente atravessada pelas interações humanas em seu cerne, estruturantes essenciais da profissionalidade docente, constatamos a necessidade de implementação de ações e estratégias que favoreçam e possibilitem efetivamente a redefinição da atuação dos docentes e dos alunos, como participantes ativos dos processos comunicacionais e educacionais que se estabelecem na cibercultura. Ratificamos a tese de que processos didáticos inerentes à cibercultura que são apropriados pelos professores formadores contribuem para a construção de compreensões, valores e atitudes que suscitam reflexões sobre o papel da docência na era digital, em particular no âmbito da sua atuação no ensino superior, bem como instigam a busca pelo ajustamento do seu exercício profissional a esse momento histórico, revelando-se como indispensáveis elementos constitutivos da sua profissionalidade docente.

Abstract:
This study aimed to analyze the constitution of the professionality of teacher trainers of degree courses in Biological Sciences at UECE from the appropriation of didactic processes related to cyberculture. The research was guided by the interpretivist perspective, assuming a qualitative approach and consisting of a case study. The research had a theoretical framework based on studies such as: Tardif (2014), Soares and Cunha (2010) and Pimenta and Anastasiou (2014), on teaching in higher education; Sacristán (1995), Roldão (2008) and Contreras (2012), on teaching professionality; Santaella (2003), Castells (2013), Pretto (2017) and Santos (2019), on the cyberculture paradigm and its relations with teaching. In the first stage of data production, a descriptive documentary examination was carried out, based on data from the UECE Personnel System and the UECE Teaching Activities Management System; in the second phase, semi-structured interviews were carried out remotely, with the participation of 09 subjects. The identification of the general profile of academic training and professional performance of teachers was based on descriptive statistical analysis. The information from the interviews was examined through textual analysis, using the Iramuteq software, and thematic content analysis (BARDIN, 2016), using the Atlas.ti software. It was found that the effective professors correspond to approximately 2/3 of the teaching staff of the degree courses in Biological Sciences, with an average age of about 49 years, with an average of 13.7 years of exclusive dedication with the university, having predominantly degree in Biological Sciences and the title of doctor. The textual analysis of the speeches revealed that the words: student, teacher and classroom stand out, from which the other connections present in the speeches branch. In the thematic content analysis, the following analytical categories emerged: teacher profile; university teaching; tensions; knowledge and practices; professional improvement. The research showed that university teaching is increasingly crossed by the current socio-technical framework. Understanding the constitution of teaching professionality as a heterogeneous and evolving process in constant (re)configuration, it was found that teacher educators, in the face of various challenges, have mobilized knowledge of the teaching profession, in various dimensions, such as curricular, disciplinary, specific, pedagogical, social, political, among others, in search of their effective digital and cybercultural inclusion. Recognizing university teaching as a professional action deeply permeated by human interactions at its core, essential structuring of teaching professionality, it was verified the need to implement actions and strategies that favor and effectively enable the redefinition of the performance of teachers and students, as active participants of the communicational and educational processes that are established in cyberculture. It was confirmed the thesis that didactic processes inherent to cyberculture that are appropriated by training teachers contribute to the construction of understandings, values and attitudes that raise reflections on the role of teaching in the digital age, particularly in the context of its performance in higher education, as well as instigate the search for the adjustment of their professional practice to this historical moment, revealing themselves as indispensable constitutive elements of their teaching professionality.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Ricardo Rodrigues Da. A constituição da profissionalidade de professores formadores de licenciaturas em Ciências Biológicas na cibercultura. 2022. 267 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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