Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Transformação pedagógica dos conteúdos de ensino e as relações étnico-raciais: inter-relações no exercício da docência

Autor(es):
Moura, Francisco Joel Nascimento De

Palavras Chaves:
Transformação Pedagógica dos Conteúdos de Ensino; Relações étnico-raciais; Docência; Transposição Didática; Formação de Professores.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O exercício da docência é um processo desafiador e repleto de singularidades na prática do professor. Com isso, transformar pedagogicamente os conteúdos de ensino para superar desafios e proporcionar aprendizagens significativas é um caminho seguido pelo professorado a fim de que os conteúdos cheguem aos educandos de forma real e relevante. A Transformação Pedagógica dos Conteúdos de Ensino (TPCE), ainda que seja uma prática recorrente, passa despercebida por aqueles que a fazem, haja vista que pode ser confundida com uma simples contextualização, pois o saber científico expresso no currículo, o qual se transforma no saber a ser ensinado, é transformado pelo professor nesse saber ensinado (contextualizado). Este texto dissertativo, aprofunda-se na inter-relação da TPCE em contexto com as relações étnico-raciais, visando compreender como esse processo de contextualização influencia no exercício da docência, assim como as relações étnico-raciais se explicitam na prática docente, de forma que tangencia e se aporta em temáticas, tais como, a formação e a constituição da identidade docente. A partir dessa compreensão, o objetivo geral desta pesquisa, realizada entre os anos de 2020 e 2022, foi o de: compreender como o processo de TPCE sobre o tema relações étnico-raciais influencia no exercício da docência. Os objetivos específicos foram: caracterizar como foi a formação de docentes do ensino fundamental (EF) no tocante às relações étnico-raciais e o seu contato com o tema nesse processo; e discutir como os professores do EF realizam a TPCE do tema relações étnico-raciais. Fundamentamos nosso estudo nos seguintes autores: Garcia (1999), Nóvoa (1992; 1999), Gomes (2005; 2012; 2013; 2018), Chevallard (1991) e Therrien (2004; 2011). A metodologia deste trabalho se apoia na pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2015), hermenêutica e de abordagem reflexiva (GHENDI; FRANCO, 2011), tendo a entrevista como método de produção de dados. As conclusões nos levam a compreender a transformação dos conteúdos de ensino, nos possibilitando criticar determinadas práticas e ausências das mesmas, no que diz respeito ao ensino da história e cultura afro-brasileiras dentro da temática que envolve as relações étnico-raciais, bem como refletir sobre o processo formativo inicial do professor, como também de sua formação continuada oferecida pelo órgão superior dos docentes.

Abstract:
The teaching practice is a challenging process and full of singularities in the teaching practice, with this pedagogically transforming the teaching content to overcome challenges and provide meaningful learning is a path followed by the teachers so that the contents reach the students in a real and effective way. relevant. The Pedagogical Transformation of Teaching Contents (TPCE), even though it is a recurrent practice, goes unnoticed by those who do it, given that it can be confused with a simple contextualization, since the scientific knowledge expressed in the curriculum that becomes the knowledge to be taught and is transformed by the teacher into the knowledge taught (contextualized). This dissertation text delves into the interrelationship of TPCE in context with ethnic-racial relations, aiming to understand, with this process and contextualization, the influence on teaching practice, and how ethnic-racial relations are made explicit in teaching practice, so that tangency and contributes to themes such as the formation and constitution of the teaching identity. From this understanding, the general objective of this research, carried out between 2020 and 2022, was: to understand how the process of pedagogical transformation of teaching content, on the topic of ethnic-racial relations, influences the exercise of teaching. As specific objectives: to characterize how was the formation of teachers of Elementary School regarding ethnic-racial relations and their contact with the theme in this process; discuss how Elementary School teachers carry out the pedagogical transformation of teaching content on the topic of ethnic-racial relations. Based on authors such as: Garcia (1999), Nóvoa (1992; 1999), Gomes (2005; 2012; 2013; 2018), Chevallard (1991) and Therrien (2004; 2011). The methodology of this work is based on narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2015), hermeneutics and a reflective approach (GHENDI; FRANCO, 2011), and its methods of production and data collection were the interview. The conclusions lead us to understand the transformation of teaching contents, to criticize certain practices and absences of them regarding the teaching of Afro-Brazilian history and culture within the theme that involves ethnic-racial relations, as well as to reflect on the process initial training of the teacher and the continued training of the same offered by the higher body of teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Moura, Francisco Joel Nascimento De. Transformação pedagógica dos conteúdos de ensino e as relações étnico-raciais: inter-relações no exercício da docência. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1