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Repositório Institucional - UECE
Título:
Práticas de indução profissional docente no Ensino Médio na perspectiva de coordenadores pedagógicos

Autor(es):
Castro, Iris Martins De Souza

Palavras Chaves:
Coordenador pedagógico; Professor iniciante; Indução profissional docente

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Essa dissertação discute sobre as práticas de indução profissional docente desenvolvidas pelo coordenador pedagógico com o professor iniciante, no âmbito do Ensino Médio. Objetiva compreender as práticas de indução profissional docente realizadas por coordenadores pedagógicos no contexto da Rede Estadual de Ensino Médio do Ceará, 13ª CREDE – Crateús – CE e suas implicações no desenvolvimento e na permanência do professor iniciante na docência. Aponta como objetivos específicos: analisar as concepções de coordenadores pedagógicos, da Rede Estadual de Ensino Médio, 13ª CREDE, Crateús (CE), a respeito do seu trabalho como formador no contexto da inserção profissional docente; identificar que práticas de indução docente os coordenadores pedagógicos da Rede Estadual de Ensino Médio do Ceará, 13ª CREDE, Crateús (CE), realizam visando o desenvolvimento e a permanência do professor iniciante na carreira docente; conhecer os desafios do trabalho de indução do coordenador pedagógico junto aos professores iniciantes. Nesses termos, o problema central dessa investigação se delineia no seguinte questionamento: Que práticas de indução docente revelam desenvolver os coordenadores pedagógicos no contexto da Rede Estadual de Ensino Médio do Ceará, 13ª CREDE – Crateús – CE? A pesquisa adotou como aporte teórico os estudos de: Placco, Almeida, Souza (2015), Domingues (2014), Ambrosetti et al. (2020), Huberman (2013), Marcelo García (1999), Cruz, Farias, Hobold (2020), dentre outros essenciais para a compreensão do objeto de estudo. Metodologicamente, caracteriza-se como uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso instrumental, com a participação de dez coordenadores pedagógicos, atuantes no Ensino Médio, na 13ª CREDE. No que se refere aos procedimentos de produção de dados, utilizamos o questionário on-line, a roda de conversa mediada por um caso de ensino e a entrevista individual semiestruturada. A análise das narrativas ocorreu por intermédio da Análise Textual Discursiva. Os dados evidenciaram os coordenadores como gestores da formação docente, em especial do iniciante. Identificamos ações que se configuram como práticas de indução profissional docente, a exemplo do diálogo, do apoio pedagógico direcionado, da aprendizagem entre pares e da observação em sala de aula. As práticas destinadas ao professor em início de carreira, porém, são advindas de ações individualizadas e que partem exclusivamente do entendimento do coordenador pedagógico a respeito da relevância do processo de socialização do iniciante, não se caracterizando, portanto, como iniciativas institucionalizadas ou mesmo de políticas públicas formuladas ou estimuladas pela rede estadual de ensino. A análise revela que os coordenadores pedagógicos realizam ações de apoio e acolhimento aos professores em início de carreira, que incentivam a prática pedagógica e reverberam no seu desenvolvimento profissional docente. Esperamos que essa pesquisa impulsione as discussões acerca da necessidade de formação destinada ao professor iniciante e para o reconhecimento do coordenador pedagógico como o gestor que contribui para a realização das práticas de indução na escola.

Abstract:
This dissertation discusses the practices of professional teaching induction developed by the pedagogical coordinator with the beginning teacher, in the context of High School. It aims to understand the practices of professional teaching induction carried out by pedagogical coordinators in the context of the State High School Network of Ceará, 13th CREDE - Crateús - CE and its implications for the development and permanence of the beginning teacher in teaching. It points out as specific objectives: to analyze the conceptions of pedagogical coordinators, from the State High School Network, 13th CREDE, Crateús (CE), regarding their work as a trainer in the context of teaching professional insertion; to identify which teaching induction practices the pedagogical coordinators of the State High School Network of Ceará, 13th CREDE, Crateús (CE), carry out aiming at the development and permanence of the beginning teacher in the teaching career; to know the challenges of the pedagogical coordinator's induction work with beginning teachers. In these terms, the central problem of this investigation is outlined in the following question: What teaching induction practices reveal the development of pedagogical coordinators in the context of the State High School Network of Ceará, 13th CREDE – Crateús – CE? The research adopted as theoretical support the studies of: Placco, Almeida, Souza (2015), Domingues (2014), Ambrosetti et al. (2020), Huberman (2013), Marcelo García (1999), Cruz, Farias, Hobold (2020), among others essential for understanding the object of study. Methodologically, it is characterized as an investigation with a qualitative approach, of the instrumental case study type, with the participation of ten pedagogical coordinators, working in High School, at the 13th CREDE. With regard to data production procedures, we used the online questionnaire, the conversation circle mediated by a teaching case and the semi-structured individual interview. The analysis of the narratives took place through Discursive Textual Analysis. The data showed the coordinators as managers of teacher training, especially for beginners. We identified actions that are configured as practices of professional teacher induction, such as dialogue, targeted pedagogical support, peer learning and classroom observation. The practices aimed at teachers at the beginning of their careers, however, are the result of individualized actions and are based exclusively on the pedagogical coordinator's understanding of the relevance of the beginner's socialization process, not being characterized, therefore, as institutionalized initiatives or even policies public policies formulated or encouraged by the state education network. The analysis reveals that the pedagogical coordinators carry out support and reception actions for teachers at the beginning of their careers, which encourage pedagogical practice and reverberate in their professional teaching development. We hope that this research boosts discussions about the need for training aimed at beginning teachers and for the recognition of the pedagogical coordinator as the manager who contributes to the realization of induction practices at school.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Castro, Iris Martins De Souza. Práticas de indução profissional docente no Ensino Médio na perspectiva de coordenadores pedagógicos. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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