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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A concepção docente de práxis pedagógica na formação inicial de pedagogos (as)

Autor(es):
Gadêlha, Maria Leudysvania de Sousa Lima

Palavras Chaves:
Formação docente; Pedagogia; Teoria e Prática; Práxis pedagógica.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A articulação entre os elementos teóricos e práticos é indispensável ao longo do processo formativo, pois corrobora para que sejam construídas experiências significativas de aprendizagem. Além disso, tal articulação favorece a contextualização do conhecimento e a sua proficuidade. Com base nessa perspectiva, a presente pesquisa, intitulada “A concepção docente de práxis pedagógica na formação inicial de pedagogos (as)”, vinculada ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), teve como objetivo geral compreender a concepção docente de práxis pedagógica e de que forma ela se materializa na formação inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Para isso, o referido trabalho se utilizou de estudos teóricos concernentes à temática em questão, tais como: Vázquez (2010), Konder (1992) e Imbert (2003), que dissertam sobre a categoria da Práxis; Pimenta (2012), Lima (2011, 2008) e Tardif; Lessard (2009), que discutem a formação de professores; Freire (2013, 1987), que reflete sobre a educação e prática educativa; Saviani (2012), Libâneo (2010) e Silva (2006), que discorrem sobre a trajetória do curso de Pedagogia; dentre outros autores. Ademais, este estudo se utilizou de aporte documental, que consistiu na análise do Projeto Pedagógico de Curso (PPC, 2014) de Pedagogia da FAFIDAM; e de pesquisa de campo desenvolvida por meio de formulários online e de participação em reuniões e encontros virtuais do colegiado do curso, junto aos docentes. Vale salientar que as atividades supracitadas foram realizadas de maneira remota devido ao contexto pandêmico decorrente da Covid-19. Os resultados obtidos através da pesquisa empírica indicaram que a concepção de práxis pedagógica dos docentes do curso de Pedagogia da FAFIDAM se esteia na articulação entre teoria e prática, e o PPC (2014), por sua vez, também apresenta essa concepção. Foram delatadas ainda algumas lacunas na matriz curricular e a existência de certos desafios a serem enfrentados. Em termos gerais, com base nos estudos epistemológicos e na análise das falas dos docentes colaboradores, inferiu-se então que a constituição de uma práxis pedagógica representa um importante avanço formativo, pois além de contemplar a unidade teórico-prática enquanto caminho de (auto)transformação, busca apreender dialeticamente as dimensões do conhecimento, de forma contextualizada e congruente, com os aspectos sociais, históricos e políticos do ato educativo. Com efeito, a perspectiva que é concebida com vista à materialidade efetiva da práxis pedagógica admite criticamente a existência dos desafios, mas não se limita a eles; pelo contrário, os supera, através do movimento constante e dialético de refazer-se, reinventar-se e constituir-se enquanto consciência e ação social-política. Palavras-chave: Formação docente. Pedagogia. Teoria e Prática. Práxis pedagógica.

Abstract:
The articulation between theoretical and practical elements is essential throughout the educational process because it corroborates to the construction of meaningful learning experiences. In addition, such articulation favors the contextualization of knowledge and its proficiency. Based on this perspective, the present research entitled “The teaching conception of pedagogical praxis in the initial formation of pedagogues” linked to the Intercampi Academic Masters in Education and Teaching (MAIE) of the State University of Ceará (UECE) had as general objective to understand the teaching conception of pedagogical praxis and how it materializes in the initial formation of the students of the Pedagogy Course of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). For this, this work used theoretical studies concerning the subject in question, such as Vázquez (2010), Konder (1992), and Imbert (2003) who discuss the category of Praxis; Pimenta (2012), Lima (2011, 2008) and Tardif; Lessard (2009), which discuss teacher education; Freire (2013, 1987), which reflects on education and educational practice; Saviani (2012), Libâneo (2010) and Silva (2006), which talk about the trajectory of the Pedagogy course, among other authors. Furthermore, this study made use of documents, which consisted of the analysis of the Pedagogical Course Project (PPC, 2014) of Pedagogy of FAFIDAM; and field research developed through online forms and participation in meetings and virtual meetings of the course's collegiate with teachers. It is worth noting that the above activities were carried out remotely due to the pandemic context resulting from Covid-19. The results obtained through empirical research indicated that the conception of teachers of the FAFIDAM Pedagogy course about pedagogical praxis is based on the articulation between theory and practice, and that the PPC (2014) also presents this conception. Some gaps in the curriculum and the existence of certain challenges to be faced were also discovered. In general terms, based on epistemological studies and the analysis of the speeches of collaborating teachers, it was inferred that the constitution of a pedagogical praxis represents an important formative advance because, in addition to contemplating the theoretical-practical unit as a path of (self) transformation, it seeks to dialectically apprehend the dimensions of knowledge in a contextualized and congruent way with the social, historical and political aspects of the educational activity. In effect, the perspective that is conceived with a view to effective materiality of pedagogical praxis, critically admits the existence of challenges, but is not limited to them; on the contrary, it overcomes them, through the constant and dialectical movement of remaking itself, reinventing itself and constituting itself as consciousness and social-political action. Keywords: Teacher education. Pedagogy. Theory and practice. Pedagogical praxis.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gadêlha, Maria Leudysvania de Sousa Lima. A concepção docente de práxis pedagógica na formação inicial de pedagogos (as). 2022. 238 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 19 de setembro de 2024

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