Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A formação de professores no contexto de precarização das condições de trabalho no município de Fortaleza-CE

Autor(es):
Machado, Aline Laureano

Palavras Chaves:
Trabalho; Educação; Trabalho docente; Precarização do trabalho; Formação de professores

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A presente pesquisa teve como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos professores pedagogos que atuam na rede pública do município de Fortaleza – CE, e como essas condições de trabalho implicam na formação e na profissionalização docente. Para a construção da fundamentação teórica recorreu-se as leituras de Marx (2013), Engels (2012) Lukács (2013) Netto e Braz (2006), Saviani (2000) entre outros autores.Como aporte teórico e metodológico recorreu-se ao método materialista histórico, que é o método das múltiplas determinações do objeto e das aproximações e, também utilizamos - um tipo de pesquisa quantitativa e qualitativa que foi um estudo de caso múltiplo, o qual se caracteriza em ser uma pesquisa empírica que pode proporcionar ao investigador fazer aproximações de uma problemática que não está totalmente explicitada na realidade. Nesse sentido, para analisar as condições de trabalho dos docentes da rede pública de Fortaleza-CE,aplicamos questionários semiestruturados com doze professores pedagogos que atuam nos anos iniciais da educação básica pública com o intuito de coletar dados que possibilitassem fazer aproximações à essência do nosso objeto de estudo.Resultamos a partir das análises dos dados coletados a pesquisa que o trabalho docente na atualidade vem passando por um processo de precarização das condições de trabalho que se expressam em um conjunto de situações que como verificamos iniciam na formação inicial prosseguindo pela formação continuada, na rotina de trabalho dentro da instituição escolar, nos salários e no piso dos professores, chegando até a organização sindical dos professores. Todos esses elementos que destacamos em nossa pesquisa contribuem para o processo de desqualificação e desvalorização da práxis educativa dos professores das instituições públicas de ensino tornando assim o exercício da docência um trabalho exaustivo e adoecedor. Concluimos que a precariedade das condições de trabalho docente é resultado das transformações do mundo do trabalho no modo de produção capitalista no qual se encontra em uma crise sistêmica acentuada desde da década de 1970 e diante disso o capitalismo para obter novamente a altas taxas de lucros necessitou modificar o padrão rígido de acumulação de mais valia para adotar o modelo flexível contribuindo assim ao processo de precarização das condições de trabalho do conjunto dos trabalhadores assalariados em ênfase para os professores que atuam nas instituições públicas da educação básica que ao longo das últimas décadas do século XX e as primeiras décadas do século XXI foram afetados com as políticas educacionais de cunho neoliberais implantadas para corresponderem aos interesses do capital que passou a exigir um padrão de qualidade para a educação pública com objetivo de formar uma força de trabalho com qualificação sem proporcionar condições de trabalhos dignas aos professores.

Abstract:
The present research aimed to analyze the working conditions of pedagogues working in the public network of the municipality of Fortaleza-CE, and how these working conditions imply teacher training and professionalisation. For the construction of the theoretical foundation, the reading of Marx (2013), Engels (2012) Lukács (2013) Netto and Braz (2006), Saviani (2000), among other authors for the development of the theoretical scope of research. As a theoretical and methodological contribution, we used the materialistic method – historical and dialectical that is the method of multiple object determinations and approximations and, we also used a type of qualitative research that was a multiple case study, which is characterized as empirical research that can provide the researcher to make approximations of a problem that is not fully explained in the reality. In this sense, to analyze the working conditions of teachers in the public network of Fortaleza- CE, semi -structured questionnaires were applied with twelve pedagogues working in the early years of public basic education in order to collect data that would enable us to make approximations in the essence of our object of study. It was resulted from the analysis of the collected data that the teaching work currently has been going through a process of precarious working conditions that are expressed in a set of situations that as we verify begin in the initial formation continuing by continuing formation, in the routine work within the school institution, in the salaries and on the teachers' floor, reaching the teachers' union organization. All these elements that we highlight in our research contribute to the process of disqualification and devaluation of the educational praxis of teachers of public educacional institutions thus making the exercise of teaching an exhaustive and sickening work. It is concluded that the precariousness of the working conditions of teachers is the result of transformations in the world of work in the capitalist mode of production which is in a systemic crisis accentuated since the 1970s and in this way capitalism to obtain again the high rates of profits needed to change the rigid pattern of accumulation of surplus value to adopt the flexible model thus contributing to the process of precariousness and intensification of the working conditions of all workers. This has contributed to the process of precariousness and intensification of the working conditions of all salaried workers in emphasis for teachers who work in public institutions of basic education that over the last decades of the twentieth century and the first decades of the twenty-first century were affected by educational policies of neoliberal nature that were implemented to correspond to the interests of capital that began to require a standard of quality for public education in order to form a workforce with qualification without providing decent working conditions for teachers.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Machado, Aline Laureano. A formação de professores no contexto de precarização das condições de trabalho no município de Fortaleza-CE. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1