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Repositório Institucional - UECE
Título:
História da Educação Física no ensino superior no Ceará (de 1965 a 1976): implicações dessa trajetória

Autor(es):
Souza, Symon Tiago Brandao De

Palavras Chaves:
História; Educação Física; Formação de Professores; Ceará

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Os estudos na linha de história nos revelam conhecimentos importantes sobre acontecimentos, fatos, personagens e ações que ocorreram em um determinado período. As pesquisas que se propõem a descrever a história da Educação Física no Brasil são escassas, sobretudo no Estado do Ceará. Sendo assim, essa dissertação tem como objetivo geral reconstituir a trajetória da história da Educação Física no ensino superior no Estado do Ceará, para compreender o percurso formativo nesta área desde primeiros movimentos formativos, evidenciando as implicações nesse processo, até 1976. Essa temporalidade justifica-se por ter sido o ano que os discentes da primeira turma do Curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza, pioneira a ofertar o curso no Estado do Ceará, se formaram. O campo metodológico da pesquisa está pautado em uma abordagem qualitativa e no método de pesquisa histórica. Utilizou-se documentos e registros como as normativas e dados oriundos de outros estudos, com fins de proporcionar um conhecimento aprofundando das características da história da Educação Física no período analisado. Na perspectiva de entrelaçar as informações dos achados com o relato de quem vivenciou parte dessa trajetória, optamos por utilizar também a fonte oral, por meio da entrevista com um professor da primeira turma do curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza. Seguimos o que consta nas normas da resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510/2016, garantindo os procedimentos éticos de nosso estudo. Quanto aos resultados, constatamos que tanto os cursos da CADES como o Exame de Suficiência, através de ações governamentais, bem como o curso de Educação Física da Universidade de Fortaleza assumiram uma formação tecnicista que atendia aos anseios da época, sendo guiada pelo entendimento do que era a Educação Física no momento em questão. Constatamos também forte influência da área militar e da área médica nesse entendimento, pois as aulas eram pensadas a partir dessa compreensão. Uma Educação Física responsável pela formação moral e física, e por desenvolver habilidades esportivas nos alunos. Constatamos que os cursos vieram para atender a uma necessidade de formação para aqueles que já atuavam na escola, como também para quem praticava ou já praticou alguma modalidade esportiva e via na Educação Física à possibilidade de um campo de atuação profissional. A pesquisa contribuiu com a área da Educação Física, enriquecendo a pouca quantidade de estudos historiográficos que existem nesse campo de conhecimento, sobretudo no Estado do Ceará.

Abstract:
Studies in the history line reveal important information about events, facts, characters, and actions which occurred in a certain period. The researches proposed to describe the history of Physical Education in Brazil are scarce, especially in the State of Ceará. Therefore, this dissertation has the general objective of reconstructing the trajectory of the history of Physical Education in higher education in the State of Ceará, to understand the formative path in this area since the first formative movements, highlighting the implications in this process by 1976. This temporality is justified because it was the year when the students of the first class of the Physical Education Course at University of Fortaleza, a pioneer in offering the course in the State of Ceará, has graduated. The methodological field of this research is based on a qualitative approach and on the historical research method. Documents and records such as regulations and data from other studies were used in order to provide a deeper knowledge of the characteristics of the history of Physical Education in the analyzed period. In the perspective of intertwining the information of findings with the reports of those who experienced part of this trajectory, we chose to also use the oral source, by an interview with a teacher from the first class of the Physical Education course at the University of Fortaleza. We followed what is set out in the National Health Council Resolution Nº 510/2016, guaranteeing the ethical procedures of our study. As for the results, we found that both the CADES courses and the Sufficiency Exam, by government actions, as well as the Physical Education course at University of Fortaleza, took on a technical training which met the aspirations of the time, being guided by the understanding of what it was Physical Education at the time on focus .We also found a strong influence of the military and medical areas in this understanding, as the classes were designed from this understanding: A Physical Education responsible for moral and physical training, and for developing sports skills in students. We discovered that the courses came to fill out a training needed for those who were already working at school, as well as for those who practiced or had already practiced some sports and figured out in Physical Education subject the possibility of a field of professional performance. The research contributed to the area of Physical Education, enriching the few numbers of historiographical studies presented in this field of knowledge, especially in the State of Ceará.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Symon Tiago Brandao De. História da Educação Física no ensino superior no Ceará (de 1965 a 1976): implicações dessa trajetória. 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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