Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Constituir-se professor orientador de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú: A reflexividade (auto)biográfica no semear formativo

Autor(es):
Saboia, Railane Bento Vieira

Palavras Chaves:
Estágio Supervisionado; Professor Orientador; Narrativas (Auto)Biográficas; Curso de Pedagogia.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A pesquisa trouxe o professor orientador de Estágio Supervisionado como protagonista na investigação, valorizando seu percurso formativo, suas experiências e seu trabalho docente no âmbito da formação de professores, que se motivou a partir da experiência da pesquisadora com a orientação do Estágio no Curso de Pedagogia, vivenciando os espinhos/desafios do Estágio no sentido da burocratização, da ausência de convênios efetivos e supervisores de campo, além da orientação com turmas numerosas, mas também cultivando flores/conquistas nesse caminhar como as parcerias entre as disciplinas, o ressignificar das práticas pedagógicas e o diálogo com as instituições parceiras. Visto isso, a pesquisa teve como objetivo geral compreender a reflexividade (auto)biográfica do professor orientador diante dos saberes e desafios do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Para isso, está respaldada nas discussões teóricas, que envolvem a identidade do Curso de Pedagogia, o Estágio Supervisionado e os saberes docentes. Como estratégia metodológica realizou-se uma pesquisa qualitativa, de abordagem (auto)biográfica, utilizando-se da pesquisa documental no Projeto Pedagógico Curricular do curso e no currículo lattes dos sujeitos participantes, do questionário online e da realização de entrevista narrativa com quatro professores orientadores de Estágio, através do Google Meet e, como técnica de apreciação das narrativas seguiu-se a análise compreensiva-interpretativa. Diante das narrativas dos professores orientadores de Estágio, o que se pode perceber é que tanto as formações iniciais e continuadas, quanto as experiências profissionais desenvolvidas antes e durante a docência universitária contribuíram para compor saberes múltiplos necessários na condução do Estágio, direcionando um olhar sob diferentes aspectos, social, psicológico, afetivo, pedagógico ou até mesmo da própria vida. Contudo, alguns ecos foram possíveis identificar como o esforço individual dos professores orientadores, em ressignificar as propostas pedagógicas e as experiências do Estágio na busca da aproximação do diálogo com as instituições parceiras, enquanto os desafios apontam para a urgência da universidade cumprir seu papel institucional, mediando os aspectos burocráticos e dialógicos com as instituições, visando um projeto de Estágio que integre as diferentes instâncias, bem como o próprio curso de Pedagogia e seu colegiado valorizar e reconhecer em um movimento coletivo o Estágio Supervisionado como componente central em suas articulações teóricas e pedagógicas.

Abstract:
The research brought up the Supervised Internship advisor as a protagonist during the investigation, valuing his or her formative path, his or her experiences and teaching work in the scope of teacher education which was motivated from the researcher's experience with the internship orientation during the time spent in the Pedagogy Course, experiencing the thorns/challenges of the internship towards bureaucratization, the absence of effective covenants and field supervisors, as well as guidance with numerous classes, but also cultivating flowers/achievements during that journey translated as the partnerships between disciplines, the resignification of pedagogical practices and dialogue with partner institutions. Considering all those perspectives as a sum of results, the general objective of this research seeks to understand the (self)biographical reflexivity of the guiding teacher in the face of the knowledge and challenges of the Supervised Internship of the Pedagogy Course at Universidade Estadual Vale do Acaraú. To do so, it is supported by theoretical discussions, which involve the identity of the Pedagogy Course, the Supervised Internship, and the teaching knowledge. As a methodological strategy, a qualitative (self-) biographical approach research was conducted, using documentary research in the Course Curriculum Project and the Lattes curriculum of all who participated of the reasearch, online questionnaire, and narrative interview with four Internship guiding teachers, through Google Meet, and as a technique of narrative appreciation followed the comprehensive-interpretative analysis. According to the narratives of Internship guiding teachers, what can be seen is that both the initial and continued formations, and the professional experiences which were developed before and during university teaching contributed to composing multiple knowledge needed to conduct the Internship, directing a look under various aspects, social, psychological, affective, pedagogical, or even life itself. However, some echoes were possible to identify like the individual effort of guiding teachers, in reframing the pedagogical proposals and the Internship experiences in search of the approach of dialogue with the partner institutions, while the challenges point to the urgency of the university to fulfill their institutional role, mediating bureaucratic and dialogical aspects with institutions, aiming at an Internship project that integrates the different instances, as well as the Pedagogy Course itself and its collegiate to value and recognize in a collective movement the supervised Internship as a central component in its theoretical and pedagogical joints.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Saboia, Railane Bento Vieira. Constituir-se professor orientador de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú: A reflexividade (auto)biográfica no semear formativo. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1