Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A educação profissional e os elementos de resistência da classe operária: uma análise na indústria calçadista em Horizonte/Ce

Autor(es):
Colaco, Soraia

Palavras Chaves:
Educação Profissional; Trabalho; Classe operária; Indústria calçadista; Elementos de resistência.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar, na classe operária da indústria calçadista de Horizonte/CE, os limites da Educação Profissional, de 1996 a 2021, e os elementos de resistência, contrários à lógica do capital. Para tanto, apresentamos o seguinte pressuposto: historicamente, ocorrem os fluxos e influxos na Educação Profissional atrelados a conjuntura econômica, sobretudo, no contexto da crise estrutural do capital, que rebatem na classe operária da indústria calçadista em Horizonte, no período de 1996 a 2021. Desta feita, destacamos, como aspectos centrais, o fato da Educação Profissional, nos marcos das contradições impostas pelo modo de produção capitalista, ao buscar atender aos interesses do processo de acumulação ampliada do capital em crise, produzir, contraditoriamente, extratos de saberes, conhecimentos e/ou elementos de resistência da classe operária, contrapostos à relação, à articulação e monitoramento da educação com o mercado. Dito de outro modo, avultamos como pressuposto, ser possível encontrar, na classe operária, os “elementos de resistência” contrários à exploração e as condições de trabalho na indústria calçadista. Adotamos como procedimento teórico-metodológico a pesquisa bibliográfica, documental/legal e estudo de caso, ancorada numa perspectiva ontológica marxiana de trabalho, homem, sociedade e educação, arquitetada por Marx, Engels, Lukács e Mészáros. Para a apreensão da Educação Profissional, utilizamos o recurso da escuta qualificada dos(as) professores(as) do SENAI, dos ex-jovens aprendizes e operários(as) veteranos(as). Nesta direção, definimos as seguintes questões para análise: 1. Rastrear pesquisas sobre a temática, ao anunciar introdutoriamente, o terreno filosófico, sob o referencial teórico marxiano e debater a relação entre educação, trabalho e o sistema metabólico do capital; 2. Entender as especificidades da classe operária e do capitalismo no Brasil; 3. Identificar, na classe operária da indústria calçadista em Horizonte, os “elementos de resistência” à lógica do capital. 4. Investigar a forma de organização da Educação Profissional, em relação ao currículo, a formação de professores(as) e o controle do capital sobre a prática docente, a fim de apreender os fluxos e influxos socioeconômicos e seus limites na formação da classe operária, na indústria calçadista em Horizonte/CE, de 1996 a 2021; 5. Como se organiza o currículo, a formação de professores(as) e o controle do capital sobre a prática docente. Ao final, identificamos os “elementos de resistência” à lógica do capital como concepções latentes e possíveis à constituição da consciência de classe, os quais podem emergir quando demandados. Ou seja, embora o processo produtivo se paute na subordinação da classe trabalhadora à classe dos capitalistas, em que a disciplina da fábrica é aferida e a Educação Profissional se adequa ao processo laboral, sob o comando do capital, via Estado, tornou-se possível, com base nos depoimentos da classe operária, identificar a insatisfação pelas condições materiais e subjetivas presentes no chão da fábrica, em meio a situação de exploração e precarização do trabalho. Dessa forma, constatamos, nesse celeiro de contradições, um determinado desvelamento do real, por parte da classe operária, expresso em “elementos de resistência”.

Abstract:
The present research aims to identify and analyze, in the working class of the footwear industry in Horizonte/CE, the limits of Vocational Education, from 1996 to 2021, and the elements of resistance, contrary to the logic of capital. To this end, we present the following assumption: historically, flows and inflows occur in Vocational Education linked to the economic situation, especially in the context of the structural crisis of capital, which affect the working class of the footwear industry in Horizonte, from 1996 to 2021 This time, we highlight, as central aspects, the fact that Professional Education, within the framework of the contradictions imposed by the capitalist mode of production, in seeking to meet the interests of the process of expanded accumulation of capital in crisis, produces, contradictorily, extracts of knowledge, knowledge and/or elements of resistance of the working class, opposed to the relationship, articulation and monitoring of education with the market. In other words, as a presupposition, it is possible to find, in the working class, the “elements of resistance” against exploitation and working conditions in the footwear industry. We adopted as a theoretical-methodological procedure the bibliographical, documentary/legal research and case study, anchored in a Marxian ontological perspective of work, man, society and education, designed by Marx, Engels, Lukács and Mèszáros. For the apprehension of Professional Education, we used the resource of qualified listening from SENAI teachers, former young apprentices and veteran workers. In this direction, we define the following questions for analysis: 1. Track research on the subject, introductory announcing the philosophical terrain, under the Marxian theoretical framework and debating the relationship between education, work and the metabolic system of capital; 2. Understand the specificities of the working class and capitalism in Brazil; 3. Identify, in the working class of the footwear industry in Horizonte, the “elements of resistance” to the logic of capital. 4. Investigate the form of organization of Vocational Education, in relation to the curriculum, the training of teachers and the control of capital over teaching practice, in order to apprehend the socio-economic flows and inflows and their limits in the formation of the working class , in the footwear industry in Horizonte/CE, from 1996 to 2021; 5. In the end, we identify the “elements of resistance” to the logic of capital as latent and possible conceptions for the constitution of class consciousness, which can emerge when demanded. In other words, although the production process is based on the subordination of the working class to the capitalist class, in which the discipline of the factory is measured and Professional Education is adapted to the labor process, under the command of capital, via the State, it has become possible , based on the statements of the working class, to identify dissatisfaction with the material and subjective conditions present on the factory floor, amidst the situation of exploitation and precariousness of work. In this way, we find, in this store of contradictions, a certain unveiling of the real, on the part of the working class, expressed in “elements of resistance”.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Colaco, Soraia. A educação profissional e os elementos de resistência da classe operária: uma análise na indústria calçadista em Horizonte/Ce. 2022. 274 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1