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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de um mapa organizacional da rede de saúde bucal em Fortaleza

Autor(es):
Nobre, Andreia De Queiroz

Palavras Chaves:
Saúde Bucal; Serviços em Saúde; Assistência Odontológica; Atenção Primário; Agendamento de consulta

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A Política Nacional de Saúde Bucal direciona o posicionamento da atenção odontológica numa rede formada prioritariamente pelas equipes de saúde bucal distribuídas nas três esferas de atenção, a saber: Unidades de Atenção Primária, Atenção Secundária (Centros de Especialidades Odontológicas- CEOS e Serviços Odontológicos de Urgência) e Terciária (Rede Hospitalar), as quais desempenham a função de promover a saúde bucal e prevenir enfermidades orais da população. A implantação dessa política, que tem como expoente o Programa Brasil Sorridente, é marcada, historicamente, por carência no aporte de recursos e instabilidade decorrente da mudança de gestão e planos de governo, presumindo, assim, um cenário de desafios. A integração entre tais níveis de atenção requer a implementação de ações articuladas entre os serviços da rede, de modo a otimizar um fluxo de cuidado resolutivo, coordenado e ágil. Ante esse contexto, esta investigação objetivou ‘Desenvolver um Mapa Organizacional (online) da Rede de Atenção em Saúde Bucal (RASB) do Município de Fortaleza, Ceará, envolvendo os serviços odontológicos em todos os níveis de atenção (primária, secundária e terciária). Os dados foram obtidos no período de outubro de 2020 a janeiro de 2022, por meio da análise de documentos nos sites oficiais online e na Secretaria de Saúde Estadual; visitas aos serviços selecionados nos três níveis de atenção, com observação livre e registro em diário de campo; e questionário e entrevistas com 13 dentistas participantes do estudo. Para a análise do mapa, efetuada por meio dos questionários, foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo Educativo do Mapa (IVCES) e a aparência IVATES (instrumento de validação de aparência de tecnologia educacional em saúde), lançando mão da escala de Likert. As entrevistas que fundamentaram a construção do mapa, foram submetidas à Análise de Conteúdo de Bardin. Quanto aos resultados, o estudo produziu o mapa organizacional da rede de saúde bucal de fortaleza, apontando fragilidades e avanços: Atenção Primária: acesso falho, devido principalmente a carência profissional e unidades de saúde necessitando de uma melhor infraestrutura; Atenção Secundária: (CEOS) – constatou-se o acesso dificultado, com longa fila de espera, expressa por carência de profissionais e de vagas para a maioria das especialidades e um elevado absenteísmo, o que leva a necessidade de um protocolo gerencial padronizado na atenção primária para agendamento das consultas odontológicas especializadas e criação de um call center em todas as unidades de saúde, havendo, assim, um canal direto com o usuário nas confirmações dos seus agendamentos. Atenção Terciária: verificou-se a necessidade de uma padronização de responsabilidades, tanto na interface com a atenção secundária, urgências odontológicas e upas, como na própria divisão de responsabilidades entre os hospitais. Desta forma, sugere-se um melhor direcionamento dos gestores de saúde municipal e estadual quanto a organização do fluxo da atenção terciária dentro da RASB. Quanto aos avanços da RASB de Fortaleza, verificou-se a ampliação e construção de novos CEOS municipais, criação de 04 bebê clínicas, criação do prontuário eletrônico integrado, a existência de um dentista regulador, aumento no quantitativo de equipamentos odontológicos em 40% de 2013 a 2020 e troca de muitos dos equipamentos odontológicos, além da contratação de mais dentistas, nas unidades de saúde administradas pelas organizações sociais.

Abstract:
The National Oral Health Policy directs the positioning of dental care in a network formed primarily by oral health teams distributed in the three spheres of care, namely: Primary Care Units, Secondary Care (Dental Specialty Centers - CEOS and Emergency Dental Services ) and Tertiary (Hospital Network), which play the role of promoting oral health and preventing oral diseases in the population. The implementation of this policy, whose exponent is the Smiling Brazil Program, is historically marked by a lack of funding and instability resulting from the change in management and government plans, thus assuming a scenario of challenges. The integration between these levels of care requires the implementation of articulated actions between the services of the network, in order to optimize a resolute, coordinated and agile care flow. In this context, this investigation aimed to 'Develop an Organizational Map (online) of the Oral Health Care Network (RASB) of the Municipality of Fortaleza, Ceará, involving dental services at all levels of care (primary, secondary and tertiary). Data were obtained by analyzing documents on official online sites and at the State Health Department; visits to selected services at the three levels of care, with free observation and recording in a field diary; questionnaire and interviews with 13 dentists participating in the study. For the analysis of the map, carried out through the questionnaires, the Index of Validation of Educational Content of the Map (IVCES) and the appearance IVATES (instrument for validating the appearance of educational technology in health) were used, using the Likert scale. The interviews that supported the construction of the map were submitted to Bardin's Content Analysis. As for the results, the study produced the organizational map of the oral health network of Fortaleza, pointing out weaknesses and advances: Primary Care: poor access, mainly due to professional shortages and health units in need of better infrastructure; Secondary Care: (CEOS) - access was difficult, with a long waiting list, expressed by a lack of professionals and vacancies for most specialties and a high absenteeism, which leads to the need for a standardized management protocol in care primary for scheduling specialized dental appointments and creation of a call center in all health units, thus having a direct channel with the user in the confirmation of their appointments. Tertiary Care: there was a need for a standardization of responsibilities, both in the interface with secondary care, dental emergencies and UPAs, as well as in the division of responsibilities between hospitals, and thus, a better direction of municipal health managers is suggested. and state regarding the organization of the tertiary care flow within the RASB. As for the advances of the RASB of Fortaleza, there was the expansion and construction of new municipal CEOS, creation of 04 baby clinics, creation of the integrated electronic medical record, the existence of a regulatory dentist, increase in the quantity of dental equipment by 40% in 2013 to 2020 and exchange of many dental equipment, in addition to hiring more dentists, in health units managed by social organizations.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nobre, Andreia De Queiroz. Construção e validação de um mapa organizacional da rede de saúde bucal em Fortaleza. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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