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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Educação de Jovens e Adultos: contribuições de formações continuadas para aprendizagem da docência.

Autor(es):
Nascimento, Diná Ester Batista Do

Palavras Chaves:
Formação continuada; Educação de Jovens e Adultos; Aprendizagem da docência.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa, realizada entre os anos de 2020 e 2022, tem como objetivo geral compreender como a formação continuada se reverbera na aprendizagem da docência de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Estudo esse que focou a formação continuada promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza (Ceará) para professores que atuam em turmas dos anos iniciais da EJA. Realizamos um levantamento bibliográfico de estudos que versam sobre EJA, formação continuada e aprendizagem da docência. Elencamos como principais referências Laffin (2006), Gatti (2008), Imbernón (2010), Cabral (2013), Freire (1996; 1997), Mizukami (2004; 2006), Placco e Souza (2006). Além de documentos da legislação educacional brasileira, dentre eles a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), o Parecer CNE/CEB nº 11 de 2000 (BRASIL, 2000) que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e o documento intitulado “Orientações gerais para o desenvolvimento do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental 2021” (FORTALEZA, 2021a) para tratar sobre as formações continuadas de docentes da EJA que lecionam na rede municipal de Fortaleza. Numa perspectiva qualitativa, desenvolvemos aproximação com análise documental e como aporte o método História de Vida com base nas contribuições de Josso (2002; 2004; 2007), Souza (2006) e Falcão e Farias (2018). Para coleta de dados utilizamos os instrumentos questionário e entrevista narrativa oral. A análise de dados foi por meio de análise de categorias e contamos com a colaboração de duas docentes. Concluímos, deste modo, que a formação continuada se reverbera na aprendizagem da docência das profissionais participantes desta pesquisa em aspectos voltados para a prática pedagógica, por meio da aprendizagem com os colegas, através de momentos em que compartilham vivências e experiências desenvolvidas em sala de aula e que apesar das sugestões das docentes sobre o que poderia ser vivenciado nas formações continuadas para que elas se caracterizem como cenário de aprendizagens da docência no contexto da EJA, o relato das professoras evidencia consonância com o que versa a política de formação docente presente no documento norteador da SME de Fortaleza sobre os momentos que a formação continuada fomenta aos professores, dentre os quais destacamos: escuta e partilha, socialização de saberes e vivência, expressos na narrativa das profissionais.

Abstract:
This survey, carried out between 2020 and 2022 has the general objective of understanding how continuing education affects the teaching and learning of teachers who work in Youth and Adult Education (EJA). This study focused on the continuing education promoted by the Municipal Department of Education (SME) of Fortaleza (Ceará) for teachers who work in the classes of the initial years of EJA. We carried out a bibliographic survey of studies dealing with EJA, continuing education and teaching and learning. We list as main references Laffin (2006), Gatti (2008), Imbernón (2010), Cabral (2013), Freire (1996; 1997), Mizukami (2004; 2006), Placco and Souza (2006). In addition to documents from Brazilian educational legislation, including the National Education Guidelines and Bases Law (BRASIL, 1996), the CNE/CEB Opinion nº 11 of 2000 (BRASIL, 2000) which deals with the National Curriculum Guidelines for the Education of Young and Adults and the document entitled “General guidelines for the development of the pedagogical work of Elementary School 2021” (FORTALEZA, 2021a) to deal with the continuing education of EJA teachers who teach in the municipal network of Fortaleza. From a qualitative perspective, we developed an approach with document analysis and as a contribution the Life Story method based on the contributions of Josso (2002; 2004; 2007), Souza (2006) and Falcão and Farias (2018). Data analysis was performed through the analysis of categories and we had the collaboration of two professors. For data collection, we used the questionnaire and oral narrative interview instruments, the data were analyzed through category analysis and we had the collaboration of two teachers. We conclude, therefore, that continuing education affects the teaching-learning of professionals participating in this research in aspects focused on pedagogical practice, through learning with colleagues, through moments in which they share experiences and experiences developed in the classroom. and that despite the teachers' suggestions about what could be experienced in continuing education so that it is characterized as a teaching-learning scenario in the context of EJA, , the teachers' report evidences consonance with the teacher training policy present in the guiding document of the SME of Fortaleza on the moments that continuing education encourages teachers, among which we highlight: listening and sharing, socialization of knowledge and experience, expressed in the narrative of professionals.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nascimento, Diná Ester Batista Do. Educação de Jovens e Adultos: contribuições de formações continuadas para aprendizagem da docência.. 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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