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Repositório Institucional - UECE
Título:
Uma análise Histórico-Cultural da Psicologia Escolar e Educacional na Secretaria da Educação do Estado do Ceará: entre contextos e descontextos de desenvolvimento emocional docente

Autor(es):
Oliveira, Artur Bruno Fonseca De

Palavras Chaves:
Psicologia Escolar e Educacional; Formação de Professores; Trabalho docente; Desenvolvimento emocional

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa de doutorado visou analisar o trabalho das psicólogas escolares e educacionais da SEDUC-CE acerca da sua atuação junto aos professores do Ensino Médio de escolas do Estado do Ceará. Para isso, coloca-se em evidência o trabalho em torno desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos alunos, foco inicial do trabalho das psicólogas junto aos professores, bem como outras perspectivas de atuação ligadas às emoções dos professores em contexto de sofrimento e adoecimento. Faz-se um contraponto com a ideia de desenvolvimento emocional fundamentada na Psicologia Histórico-Cultural. Discute-se o quanto a Psicologia é acionada como ferramenta prática e de saber para solucionar problemas escolares, podendo a sua contribuição ser patologizante e medicalizante. Defende-se o quanto a Psicologia Escolar Crítica pode contribuir com o desenvolvimento dos aspectos emocionais, bem como com melhorias dos processos de sofrimento e adoecimento docente. A pesquisa é qualitativa, tendo sido desenvolvida dentro dos parâmetros do materialismo histórico e dialético e dos princípios metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural. Essas fundamentações teórico-metodológicas entendem os fenômenos humanos e sociais como objeto a ser compreendido a partir de uma aproximação do pesquisador com a realidade ainda de forma caótica e desorganizada para, a partir das abstrações teóricas, rever esse objeto dentro da materialidade que o produz. Sendo assim, a pesquisa contou com a aplicação de um questionário sociodemográfico junto às psicólogas escolares e educacionais que trabalham na SEDUC para que se pudesse colher o perfil das profissionais. A partir do questionário, algumas psicólogas foram escolhidas para a realização de outra etapa da pesquisa, a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico e dialético e com base nas contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados mostram que a atuação das psicólogas escolares e educacionais recebeu inicialmente forte (im)posição da gestão responsável, bem como de organismos internacionais, como OCDE e IAS, o que levou a uma atuação que replicava orientações generalistas e não consideravam o contexto material no qual se encontravam as psicólogas escolares e educacionais. Essa forma de atuação, focada no desenvolvimento das habilidades socioemocionais, pouco ou nada contribuiu para o desenvolvimento emocional dos professores, que eram, cada vez mais, exigidos e demandados. A atuação ganhou nova face a partir do olhar lançado à materialidade, ao contexto objetivo no qual as psicólogas se inseriam. Apesar dessa atuação ainda ser, de certa forma, presa a determinações da gestão, constitui-se de um trabalho que contribuiu para o desenvolvimento emocional dos professores na medida em que possibilitou espaços coletivos e individuais de escuta e acolhimento das experiências sofridas, dolorosas e exitosas. A pesquisa também aponta para certa indefinição na identidade da psicologia escolar e educacional na SEDUC. Propõe-se aspectos a serem considerados numa atuação que busque o desenvolvimento emocional dos professores.

Abstract:
This doctoral research aimed to analyze the work of school and educational psychologists from SEDUC-CE about their work with high school teachers in schools in the State of Ceará. To do so, it highlights the work around the development of students' socioemotional skills, the initial focus of the psychologists' work with teachers, as well as other perspectives of action related to the emotions of teachers in the context of suffering and illness. A counterpoint is made with the idea of emotional development based on Cultural-Historical Psychology. We discuss how Psychology is used as a practical tool and as knowledge to solve school problems, and how its contribution can be pathologizing and medicalizing. It is defended how Critical School Psychology can contribute to the development of the emotional aspects, as well as to the improvement of the suffering processes and teachers' illness. The research is qualitative, having been developed within the parameters of historical and dialectical materialism and the methodological principles of Cultural-Historical Psychology. These theoretical and methodological foundations understand the human and social phenomena as an object to be understood from an approach of the researcher with the reality, still in a chaotic and disorganized way, in order to, from the theoretical abstractions, review this object within the materiality that produces it. Thus, the research included the application of a sociodemographic questionnaire to the school and educational psychologists who work at SEDUC so that the profile of the professionals could be gathered. From the questionnaire, some psychologists were chosen to carry out another stage of the research, the semi-structured interview. The data were analyzed according to the theoretical and methodological assumptions of historical and dialectical materialism and based on the contributions of Cultural-Historical Psychology. The results show that the performance of school and educational psychologists initially received a strong (im)position from the responsible management, as well as from international organizations, such as OECD and AIS, which led to a performance that replicated generalist orientations and did not consider the material context in which the school and educational psychologists found themselves. This way of acting, focused on the development of socioemotional skills, contributed little or nothing to the emotional development of teachers, who were increasingly demanded and demanded. The performance gained a new face from the look cast on materiality, on the objective context in which the psychologists were inserted. Despite the fact that this work is still, to a certain extent, bound to management determinations, it is a work that contributed to the emotional development of the teachers, as it enabled collective and individual spaces for listening and welcoming the experiences of suffering, pain, and success. The research also points to a certain vagueness in the identity of school and educational psychology at SEDUC. It proposes aspects to be considered in a performance that seeks the emotional development of teachers.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Oliveira, Artur Bruno Fonseca De. Uma análise Histórico-Cultural da Psicologia Escolar e Educacional na Secretaria da Educação do Estado do Ceará: entre contextos e descontextos de desenvolvimento emocional docente. 2022. 159 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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