Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Narrativas de egressos da primeira turma de licenciatura em teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA: travessias e atravessamentos

Autor(es):
Rodrigues, Hugo De Melo

Palavras Chaves:
Trajetória formativa; Licenciatura em Teatro; Prática teatral.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A licenciatura em Teatro na Universidade Regional do Cariri (URCA) se constitui em um importante curso na formação de professores de Teatro na região Caririense. Compreende-se que o saber da prática teatral é tecido nas experiências no campo da arte, marcantes na trajetória formativa de egressos do referido curso. Defende-se a tese de que os egressos do curso de Teatro da URCA, através de suas experiências formativas individuais, coletivas e acadêmicas, contribuem para a formação e produção teatral na região do Cariri, bem como as manifestações culturais e acadêmicas da região do Cariri contribuem na formação e autoformação destes egressos, num atravessamento recíproco. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo geral compreender a trajetória formativa de egressos da primeira turma da licenciatura em Teatro da URCA e sua relação com a história teatral Caririense. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou identificar as experiências iniciais em Teatro na trajetória formativa dos entrevistados; entender como a trajetória formativa dos egressos contam a história do curso de licenciatura em Teatro da URCA; analisar as percepções dos egressos sobre as principais aprendizagens provenientes da formação inicial em Teatro. O desenvolvimento da tese parte da seguinte questão central: Qual a relação entre a trajetória formativa de egressos do curso de Teatro da URCA e a história do Teatro no Cariri cearense? No processo metodológico utilizou-se o paradigma da hermenêutica crítica, em uma abordagem predominantemente qualitativa, norteada pela história oral e a entrevista temática, realizada com nove egressos da primeira turma da licenciatura em Teatro da URCA. A análise de dados orientou-se pela análise textual discursiva. Conclui-se que a trajetória dos egressos é marcada pelas diversas manifestações culturais que constituem a história do Teatro na região. Por meio das narrativas desses colaboradores, foi possível identificar alguns atravessamentos individuais, sociais e profissionais que compõem esta história. O curso de licenciatura em Teatro da URCA, se funde com a história do Teatro no Cariri cearense, e tem reflexos na trajetória formativa dos egressos, que se entrelaçam com a história de Teatro no Cariri.

Abstract:
The degree in Theater at the Regional University of Cariri (URCA) constitutes an important course in the training of Theater teachers in the Cariri region. It is understood that the knowledge of theatrical practice is woven in the experiences in the field of art, which are remarkable in the formative trajectory of graduates of the aforementioned course. The thesis defends that the graduates of the Theater course at URCA, through their individual, collective and academic training experiences, contribute to the formation and theatrical production in the Cariri region, as well as the cultural and academic manifestations of the Cariri region contributes to the formation and self-education of these graduates, in a reciprocal crossing. In this sense, this study has the general objective of understanding the formative trajectory of graduates of the first class of the degree in Theater at URCA and their relationship with the theatrical history of Cariri. As specific objectives, the research sought to identify the initial experiences in Theater in the formative trajectory of the interviewees; understand how the formative trajectory of the graduates tell the story of the degree in Theater at URCA; to analyze the graduates perceptions about the main lessons learned from their initial training in Theater. The development of the thesis starts from the following central question: What is the relationship between the formative trajectory of graduates of the Theater course at URCA and the history of Theater in Cariri Ceará? In the methodological process, the paradigm of critical hermeneutics was used, in a predominantly qualitative approach, guided by oral history and thematic interview, carried out with nine graduates of the first class of the Theater degree at URCA. Data analysis was guided by discursive textual analysis. It is concluded that the trajectory of the graduates is marked by the various cultural manifestations that constitute the history of Theater in the region. Through the narratives of these collaborators, it was possible to identify some individual, social and professional crossings that make up this story. The degree course in Theater at URCA merges with the history of Theater in Cariri, Ceará, and has an impact on the formative trajectory of graduates, which are intertwined with the history of Theater in Cariri..

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Rodrigues, Hugo De Melo. Narrativas de egressos da primeira turma de licenciatura em teatro da Universidade Regional do Cariri-URCA: travessias e atravessamentos. 2022. 179 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1