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Repositório Institucional - UECE
Título:
O professor na multiterritorialidade urbano-rural e suas implicações para a condição docente: um estudo de caso das extensões de matrícula de ensino médio do sertão dos Inhamuns - CE

Autor(es):
Silva, Jose Pedro Guimaraes Da

Palavras Chaves:
Território. Trabalho Docente. Condição Docente. Ensino Médio. Extensões de Matrícula.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta pesquisa, uma tese de doutorado, intitulada “O professor na multiterritorialidade urbano-rural e suas implicações para a condição docente: um estudo de caso das extensões de matrícula de ensino médio do Sertão dos Inhamuns - CE”, elegeu como categorias teóricas o território e o trabalho. A categoria território tem fundamentação na geografia humana, enquanto o trabalho é categoria central da sociologia, sobretudo no pensamento marxista. Cabe salientar sobre a categoria trabalho, que a mesma concentrou-se na sua variação, o trabalho docente. Dentro desta perspectiva, abordou-se a vida do professor, sob a ótica da multirreferencialidade, ou seja, com subsídios teóricos de diferentes áreas do conhecimento como a Geografia e Pedagogia. O objetivo geral da pesquisa consistiu em: caracterizar a configuração da condição docente dos professores do ensino médio que trabalham nas extensões de matrícula do sertão dos Inhamuns, a partir da relação entre território e trabalho. Os objetivos específicos formulados consistiram em: compreender elementos da prática pedagógica das extensões de matrícula, a partir da constituição das práticas sociais construídas pelos sujeitos, no território escolar; identificar os principais espaços escolares utilizados na relação pedagógica entre docentes e discentes, como processo integrante da construção de territorialidades na escala escolar e evidenciar a construção das territorialidades dos alunos e professores, como parte essencial da relação pedagógica entre docentes e discentes, nas extensões de matrícula. A metodologia circunscreveu-se no paradigma pragmático, enfoque misto, e utilizou-se de técnicas de produção e análise de dados, tanto quantitativas quanto qualitativas. A fundamentação teórica incluiu autores que discutem o território, a exemplo de Rogério Haesbaert, Claude Raffestin, Milton Santos; a condição docente como Miguel Arroyo, Emilio Tenti Fanfani e Inês Teixeira; o trabalho docente como Maurice Tardif, Michael Huberman, Ivor Goodson, José Contreras e Francisco Imbernón e a práxis pedagógica como João Francisco de Souza. Os resultados apontaram que a relação entre território e trabalho indica que as condições mais precárias de trabalho dos professores das extensões de matrícula relacionaram-se diretamente a ação territorializante do aparelho estatal sob a influência do neoliberalismo que concentra a melhor oferta de bens e serviços às áreas mais concentradas do ponto de vista populacional e econômico. Sendo assim, as consequências desta relação eram caracterizadas por poucos espaços e recursos pedagógicos nas extensões de matrícula, pela inexistência de políticas, programas ou benefícios para o apoio ao trabalho dos professores das extensões de matrícula e, na maioria dos casos, a consequente transferência dos custos totais de deslocamento para as extensões de matrícula para os professores, de modo a ocasionar prejuízos à saúde dos professores, comprometimento de salário e desgaste prematuro dos veículos próprios, em função da condição precárias da maioria das vias de acesso.

Abstract:
This research, a doctoral thesis, entitled “The teacher in urban-rural multiterritoriality and its implications for the teaching condition: a case study of high school enrollment extensions in Sertão dos Inhamuns - CE”, elected as theoretical categories the territory and the work. The territory category is based on human geography, while work is a central category of sociology, especially in Marxist thought. It is worth mentioning about the work category, that it focused on its variation, the teaching work. Within this perspective, the teacher's life was approached from the perspective of multi-referentiality, that is, with theoretical subsidies from different areas of knowledge such as Geography and Pedagogy. The general objective of the research consisted of: characterizing the configuration of the teaching condition of high school teachers who work in the enrollment extensions of the hinterland of the Inhamuns, based on the relationship between territory and work. The specific objectives formulated consisted of: understanding elements of the pedagogical practice of enrollment extensions, based on the constitution of social practices built by the subjects, in the school territory; to identify the main school spaces used in the pedagogical relationship between teachers and students, as an integral process of the construction of territorialities on the school scale and to highlight the construction of the territorialities of students and teachers, as an essential part of the pedagogical relationship between teachers and students, in enrollment extensions. The methodology was limited to the pragmatic paradigm, mixed approach, and used both quantitative and qualitative data production and analysis techniques. The theoretical foundation included authors who discuss the territory, such as Rogério Haesbaert, Claude Raffestin, Milton Santos; the teaching condition such as Miguel Arroyo, Emilio Tenti Fanfani and Inês Teixeira; teaching work like Maurice Tardif, Michael Huberman, Ivor Goodson, José Contreras and Francisco Imbernón and pedagogical praxis like João Francisco de Souza. The results showed that the relationship between territory and work indicates that the more precarious working conditions of the teachers of the enrollment extensions were directly related to the territorializing action of the state apparatus under the influence of neoliberalism that concentrates the best offer of goods and services in the areas more concentrated from a population and economic point of view. Thus, the consequences of this relationship were characterized by few spaces and pedagogical resources in the enrollment extensions, by the inexistence of policies, programs or benefits to support the work of the enrollment extensions teachers and, in most cases, the consequent transfer of total travel costs for extensions of enrollment for teachers, in order to cause damage to the health of teachers, compromise of salary and premature wear of own vehicles, due to the precarious condition of most access roads.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Jose Pedro Guimaraes Da. O professor na multiterritorialidade urbano-rural e suas implicações para a condição docente: um estudo de caso das extensões de matrícula de ensino médio do sertão dos Inhamuns - CE. 2021. 255 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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