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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Evasão em escolas estaduais de Fortaleza: (des)caminhos no cotidiano institucional

Autor(es):
Cruz, Ana Maria Alves De Almeida

Palavras Chaves:
Determinantes sociais; Evasão escolar; Ensino médio

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O estudo tem como objetivo principal pesquisar os determinantes sociais da evasão escolar no ensino médio em uma amostra de escolas da rede estadual do Ceará, localizadas no município de Fortaleza. Seus objetivos específicos consistem em verificar os fatores externos e internos que contribuem para a evasão de estudantes; identificar as percepções dos gestores e docentes sobre a evasão no espaço escolar; além de conhecer as ações implementadas nas escolas para o enfrentamento das possíveis situações que venham gerar a evasão escolar. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, consistindo em uma ampla revisão de literatura levantando o estado da questão sobre o tema e identificando publicações em artigos, dissertações e teses que tematizam a questão da evasão escolar, associando-a a fatores internos e externos à escola, assim como a contextos sociais específicos, desigualdades sociais e econômicas e vulnerabilidades das mais variadas ordens. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto a 24 sujeitos, sendo quatro diretores e vinte professores, aplicadas de forma individual e com uso de tecnologias digitais devido às exigências sanitárias decorrentes da epidemia do corona vírus. Em cada escola, além do diretor(a), foram entrevistados cinco professores de diferentes áreas do conhecimento, incluindo sempre o professor diretor de turma. O trabalho teve como referencial teórico estudos de Aranha (2009), Krawczyk (2011; 2013), Kuenzer (2000), Schwartzman (2016); sobre os desafios e as políticas voltadas para o Ensino Médio; Johann (2012), Santos (2012), Bordini (2021), Dore e Lüscher (2011); sobre as conceituações e definições acerca da evasão escolar; Moura (2020), Cortés e Fernández (2018), Queiroz (2011); sobre os fatores externos à escola como causa da evasão Soares et al. (2015), Santos (2017), Bezerra et al. (2020), Silvas (2018), Lucas (2017) sobre os fatores internos à escola como causa da evasão e Ferreira (2013), Filho e Araújo (2017), Branco et al. (2020), Silva (2016) sobre os múltiplos fatores causadores da evasão. A pesquisa de campo corroborou o que aponta a literatura, de que os determinantes sociais da evasão escolar são influenciados por múltiplos fatores combinados presentes na vida cotidiana dos sujeitos. Os principais achados mostram que a necessidade de trabalhar por parte do aluno, a disputa territorial motivada pelo tráfico de drogas, a violência, sobretudo a doméstica, a gravidez precoce, problemas psicológicos (depressão e ansiedade) e financeiros são fatores que contribuem para a evasão escolar. O entendimento de que a evasão escolar parte de fatores intra e extra escolares, torna pertinente a compreensão de que para seu enfrentamento deve haver uma ação conjunta entre a equipe escolar, com o apoio da família e do Estado a fim de garantir aos alunos um ensino de qualidade, contribuindo para seu acesso e permanência com aprendizagem escolar. Palavras-chave: Determinantes Sociais. Evasão escolar. Ensino Médio. Causas.

Abstract:
The thesis’s main goal is to research the social determinants of high school dropout in a sample of schools in the state network of Ceará, located in the city of Fortaleza. The specific goals are to verify the external and internal factors that contribute to student dropout; to identify the perceptions of school managers and teachers about the dropout rates at schools; in addition to get to know the actions implemented in schools to face possible situations that may lead to school dropout. This research is of exploratory-descriptive-qualitative kind; it consists of a broad literature review raising the state of the art on the subject and identifying publications in papers, theses, and dissertations that work on the issue of school dropout. They must associate it with internal and external school factors as well as to specific social contexts, social and economic inequalities, plus vulnerabilities of many orders. Semi-structured interviews were carried out with 24 subjects, four directors and twenty teachers. They were applied both individually and with the use of digital technologies due to the health requirements demanded by the corona virus epidemic. In each school, besides the principal, five teachers from different areas of knowledge were interviewed, always including the head class teacher. The theoretical reference used to support this research is Aranha (2009), Krawczyk (2011; 2013), Kuenzer (2000), Schwartzman (2016) – on the challenges and policies aimed at High School education; Johann (2012), Santos (2012), Bordini (2021), Dore and Lüscher (2011) – on the concepts and definitions of school dropout; Moura (2020), Cortés and Fernández (2018), Queiroz (2011) – on the external school factors as cause of dropout; Soares et al. (2015), Santos (2017), Bezerra et al. (2020), Silvas (2018), Lucas (2017) – on the internal school factors as cause of dropout; and Ferreira (2013), Filho and Araújo (2017), Branco et al. (2020), Silva (2016) – on the multiple factors causing dropout. The field research corroborated what the literature on the theme points out: social determinants of school dropout are influenced by multiple combined factors present in the subjects' daily lives. The main findings show that the fact students must work in order to financially help their families, the territorial dispute motivated by drug dealing, violence, especially domestic violence, early pregnancy, psychological (depression and anxiety) and financial problems are factors that contribute to abandon school. The understanding that school dropout is based on intra and extra-school factors makes it important to understand that, in order to face it, there must be a joint response by the school team, with the support of the students’ family and the State, in order to guarantee students better education, contributing to their enrollment, permanence, and learning. Keywords: Social Determinants. School Dropout. High School. Reasons.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Cruz, Ana Maria Alves De Almeida. Evasão em escolas estaduais de Fortaleza: (des)caminhos no cotidiano institucional. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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