Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação continuada de professores de educação física e suas implicações no ensino da saúde na escola

Autor(es):
Monte, Thaidys Da Conceicao Lima Do

Palavras Chaves:
Formação Continuada; Educação Física; Ensino da Saúde

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A Formação Continuada de professores assume um papel relevante dentro do cenário educacional e oportuniza reflexões e ações que contribuem com as mudanças necessárias para o processo de ensino-aprendizagem na escola. O objetivo geral desta investigação é analisar as implicações da práxis pedagógica de professores de Educação Física sobre o ensino da saúde na escola. O caminho teórico-metodológico pauta-se no paradigma do Interpretativismo, em uma abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa-ação. O lócus da investigação foi o município de Canindé, no sertão central do estado do Ceará, e municípios circunvizinhos. Os sujeitos da pesquisa foram professores de Educação Física. A coleta dos dados envolveu a aplicação de questionário, análise das atividades realizadas pelos professores de Educação Física durante um curso de formação e uma entrevista. A análise de dados foi subjetiva. Os aspectos éticos foram pautados nas diretrizes que regulamentam as pesquisas envolvendo seres humanos. Como principais resultados encontrados nesta investigação, percebe-se que a formação continuada sobre o Ensino da Saúde na escola, ofertada aos professores, mostrou ser uma ação relevante para ampliar as discussões, reflexões e ações no contexto da saúde na escola. A mais, o curso oportunizou um olhar para as práticas docentes dos sujeitos e contribuiu com a percepção da diversidade de metodologias e de conteúdos que podem ser abordados na escola, referentes ao ensino da saúde. Em relação às implicações da formação continuada, considerando as dimensões dos conteúdos, apresentadas nas propostas pedagógicas dos professores, os achados apontam que a dimensão conceitual foi a mais utilizada; as dimensões procedimental e atitudinal foram planejadas por menos professores. Em relação ao processo avaliativo do curso ofertado, o espaço utilizado para a sua realização e, consequentemente, de suas atividades, foi bem aceito pelos sujeitos, por ser um ambiente simples, intuitivo e objetivo. As aprendizagens adquiridas na formação, e sua relação com a prática pedagógica para o ensino da saúde, foram consideradas relevantes para a prática pedagógica dos professores e para saber trabalhar a saúde de forma interdisciplinar. Por fim, com as implicações do processo formativo para o ensino da saúde na escola, percebeu-se que houve um repensar sobre a prática e como ela pode ser ampliada e enriquecida.

Abstract:
The teachers continuous education takes on a relevant role into the educational scenario, moreove it opportunizes the reflections and actions, which contribute to the necessary changes concerning the school teaching and learning process. The general objective of this investigation is analysing the physical education teachers pedagogical praxis implications on the instruction of Health as a School Subject. The theoretical and methodological path of this study verses on the Interpretative paradigm, inside of a qualitative approach and having the research and the action connected as method. The investigation locus was the city of Canindé, located in the sertão central area of the state of Ceará and some other cities surrounding it. The subjects of the research were the physical education teachers. The data gathering involved the application of a quiz and the analysis of the activities proposed by the physical education teachers during a formation course and an interview. The data analysis was subjective. The ethical aspects were grounded on the guidelines which control the researches involving human beings. As main results found during this investigation, it was pointed out that the continuous education on Health as a School Subject, offered to the teachers, showed itself to be a relevant measure to expand the discussions, the reflections as well as the actions towards health inside the school. The course enabled a glimpse to the subjects teaching practices and it contributed to the perception of the methodologies’ diversity, along with the content which may be approached by the school on the matter of the health education. Concerning the implications of the continuous education, considering the dimensions of the content presented on the teachers’ pedagogical proposals, the outcome pointed to the conceptual dimension as the most approached one, while the procedural and attitudinal dimensions were planned by a minor number of teachers. Related to the evaluative process of the offered course, the space, which was used during the circuit and consequently its activities, was well accepted by the subjects for the exposure of a simple, intuitive and objective environment. The learning acquired during the formation and its relation to the teachers’ pedagogical practice to the health teaching were considered relevant to the pedagogical practice of the specific group of teachers along with the development of the knowledge related to health inside an interdisciplinary shape. Finally, considering the implications of the formative process to the teaching of health as a school subject, it was perceived that there was a reflection over the practice of the content as well as over the possibility of it to be expanded and enriched.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Monte, Thaidys Da Conceicao Lima Do. Formação continuada de professores de educação física e suas implicações no ensino da saúde na escola. 2022. 228 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1