Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A prática pedagógica do professor de didática nos cursos de licenciatura

Autor(es):
Pereira, Carlos Alexandre Holanda

Palavras Chaves:
Didática nas licenciaturas; Formação de professor; Prática pedagógica

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O presente estudo aborda a prática pedagógica do professor de didática nos diferentes cursos de licenciatura, explicitando a relevância da mesma para a formação profissional do professor/pesquisador, aptos a desenvolver um trabalho digno da função que exerce como educador na sociedade. Tal estudo nos inspirou a reunir esforços para realização desta pesquisa, voltada para responder à questão retratada nos seguintes termos: quais os desafios da prática pedagógica do professor de didática ao transitar por diferentes cursos licenciatura? Inspirada nessa problemática, defendemos a tese em que a didática dos cursos de licenciatura pode dialogar com os demais campos curriculares, tendo o diálogo interdisciplinar como condução metodológica e a pesquisa como ponto de partida e de chegada. Por conseguinte, elegemos como objetivo da investigação: compreender as possibilidades dialógicas na prática pedagógica desenvolvida pelos professores de didática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE) ao ministrarem aulas nos diferentes cursos de licenciatura ofertados por essas instituições. Para alcançar esse objetivo, adotamos uma metodologia qualitativa descritiva, devido ao fato de ter como objetivo identificar, registrar e analisar a prática pedagógica do professor de didática dos cursos de licenciatura, e por ser mais adequada ao objeto de estudo a ser investigado, bem como o referencial teórico-metodológico da pesquisa de formação de professor, prática pedagógica e didática. Tendo em vista a pesquisa se propor a realizar a identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno investigado, optamos por dialogar com os seguintes autores: Vásquez (1968), Mészáros (2002), Nóvoa (1996), Freire (1996) Franco (2013); para contemplar as questões relativas à formação de professor, temos Lima (2012), Libâneo (2002), Veiga (1994), Pimenta (2010), Franco (2012) e Marin e Pimenta (2018), no que concerne à prática pedagógica e didática. A pesquisa foi realizada com o total de quatro professores, sendo dois dos participantes pertencentes ao corpo docente da UFC e dois da UECE, que ministram a disciplina de didática nas diferentes licenciaturas. A coleta de dados da pesquisa foi realizada no período de agosto de 2020 a março de 2021, em seguida, elaboramos a pesquisa bibliográfica e aplicamos os questionários e os demais procedimentos de aproximação com o campo de investigação, considerando as análises necessárias para contemplar os objetivos. A análise de dados foi feita através da triangulação da interpretação e descrição das falas emitidas pelos sujeitos da pesquisa por meio do questionário, considerando as palavras e frases repetidas para elaborar as categorias de análise a luz do referencial teórico que constitui este estudo. Diante do exposto, concluímos que o objetivo da investigação foi alcançado, à medida que construímos a compreensão que a interdisciplinaridade deve conduzir, de forma metodológica, o diálogo entre a didática e os demais campos curriculares dos cursos de licenciatura. O diálogo entre a didática nos cursos de licenciatura e os demais campos curriculares deve acontecer por meio dos docentes das disciplinas específicas, junto aos docentes das disciplinas pedagógicas e à gestão pedagógica, criando, consequentemente, uma nova cultura acadêmica nos cursos de licenciatura. A necessidade do ensino com pesquisa é o ponto de partida e de chegada do professor de didática que dialoga com os diferentes cursos de licenciatura, pois a pesquisa possibilita o docente a entender como se constrói o conhecimento, ensinando-o a pensar e duvidar, permitindo-lhe interligar os conhecimentos da formação pedagógica com os específicos de cada curso.

Abstract:
The present study approaches the pedagogical practice of the Didactics teacher in the different Licentiate courses, explaining the relevance of Didactics for the professional formation of the teacher/researcher, able to develop a work worthy of the function that he exercises as an educator in society. to gather efforts to carry out this research, aimed at answering the question portrayed in the following terms: What are the challenges of the pedagogical practice of the Didactics teacher when moving through different degree courses? Inspired by this problem, we defend the thesis that Didactics of Licentiate courses can dialogue with other curricular fields, having interdisciplinary dialogue as a methodological guide and research as a starting and ending point. Therefore, we chose as the objective of the investigation: to understand the dialogic possibilities in the pedagogical practice developed by the Didactics teachers at the Federal University of Ceará and State University of Ceará - UECE when teaching classes in the different degree courses offered by these HEIs. In order to achieve this objective, we adopted a descriptive qualitative methodology, due to the fact that it aims to identify, register and analyze the pedagogical practice of the Didactics teacher of undergraduate courses, and because it is more appropriate to the object of study to be investigated, as well as the theoretical-methodological framework of research on teacher training, pedagogical practice and Didactics. Bearing in mind that the research proposes to carry out the identification, recording and analysis of the characteristics, factors or variables that relate to the phenomenon investigated, we chose to dialogue with the following authors: Vásquez (1968), Mészáros (2002), Nóvoa (1996 ), Freire (1996) Franco (2013); To address issues related to teacher training, we have Lima (2012), Libâneo (2002), Veiga (1994), Pimenta (2010), Franco (2012) and Marin and Pimenta(2018), with regard to pedagogical and Didactic practice. The research was carried out with a total of four professors, two of the participants belonging to the faculty of UFC and two of the UECE, teach the discipline of Didactics in the different Degrees. The survey data collection was carried out from August 2020 to March 2021, then we prepared the bibliographic research and applied the questionnaires and the other approximation procedures with the investigation field, considering the necessary analyzes to contemplate the objectives. Data analysis was performed through the triangulation of the interpretation and description of the speeches emitted by the research subjects through the questionnaire, considering the repeated words and phrases to elaborate the categories of analysis in the light of the theoretical framework which constitute this study. In view of the above, we conclude that the objective of the investigation was achieved, as we built the understanding that interdisciplinarity should methodologically lead the dialogue between Didactics and the other curricular fields of the Licentiate courses. The dialogue between Didactics in Licentiate courses and the other curricular fields must happen, through the teachers of the specific disciplines, together with the teachers of the pedagogical disciplines and pedagogical management, consequently creating a new academic culture in Licentiate courses, the need teaching with research is the point of departure and arrival of the Didactics teacher who dialogues with the different Licentiate courses, because research enables the teacher to understand how knowledge is constructed, teaching him to think and doubt, allowing the even link the knowledge of pedagogical training with the specifics of each course.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Pereira, Carlos Alexandre Holanda. A prática pedagógica do professor de didática nos cursos de licenciatura . 2022. 127 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1