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Repositório Institucional - UECE
Título:
Saber ser e saber fazer-se professor de Psicologia nas licenciaturas: tessituras, travessias e itinerâncias na docência universitária

Autor(es):
Silva, Tatiana Maria Ribeiro

Palavras Chaves:
Psicologia nas Licenciaturas; Didática; Saberes docentes; Bricolagem; Racionalidade Comunicativa

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Estudos sobre a formação de professores destacam que a psicologia ocupa lugar de destaque entre as disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciaturas ofertados na Universidade Estadual do Ceará (UECE, Brasil). No entanto, o trabalho dos professores de psicologia, ante sua formação inicial no bacharelado, constitui-se no desafio de tecer os fios entre os saberes da área psicológica e suas contribuições para a formação dos estudantes de licenciaturas, tecidos pelos conhecimentos pedagógicos, fundamentais para a práxis docente. O objeto de estudo desta pesquisa é compreender os saberes do professor de psicologia, em contexto de formação docente, e como a racionalidade mobilizada constitui sua identidade docente. Os participantes da investigação foram professores de psicologia que atuam nas licenciaturas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC/UECE. Considerando que tais profissionais conduzem seu trabalho na perspectiva da racionalidade comunicativa, a identidade docente é um processo constituído em ato de práxis. A grande pergunta da presente pesquisa é: como os professores organizam as tessituras da gestão pedagógica dos saberes da psicologia, tão amplos e complexos, para ser ensinados e compartilhados com os estudantes das licenciaturas em contextos contemporâneos de interdisciplinaridade? Desta questão emergem as demais: como os professores de psicologia constituem em suas trajetórias os saberes necessários à docência nas licenciaturas? Quais itinerâncias experienciais os professores consideram significativas no processo de constituição da identidade profissional? Tem-se aqui a bricolagem como postura teórico-metodológica para maior compreensão do objeto de estudo, entendendo-a como possibilidade de associar diferente saberes para melhor compreensão do problema investigado. A pesquisa revelou que os professores constroem sua identidade em contexto de trabalho, mobilizados por uma racionalidade comunicativa. O diálogo e a escuta constituem dispositivos para a organização dos saberes e gestão pedagógica no trabalho de formação de outros professores. É na complexidade do exercício docente tecido em ato que o professor de psicologia se constitui professor e contribui para a formação de professores.

Abstract:
Studies on teacher training highlight that Psychology occupies a prominent place among the pedagogical disciplines of the Licentiate Degree courses offered at the State University of Ceará (UECE, Brazil). However, the work of Psychology teachers, before their initial training in the Bachelor's degree, constitutes the challenge of weaving the threads between the knowledge of the psychological area and its contributions to the formation of Licentiate students, woven by the pedagogical knowledge, fundamental for the teaching praxis. The object of study of this research is to understand the knowledge of the Psychology teacher, in the context of teacher training, and how the mobilized rationality constitutes their teaching identity. The research participants were Psychology professors who work in the Degrees of the Faculty of Education, Sciences and Letters of Sertão Central – FECLESC/UECE. Considering that these professionals conduct their work from the perspective of communicative rationality, the teaching identity is a process constituted in an act of praxis. The big question of the present research is: how do professors organize the fabrics of pedagogical management of the knowledge of Psychology, so broad and complex, to be taught and shared with the students of the Degrees in contemporary contexts of interdisciplinarity? From this question, the others emerge: how do Psychology teachers constitute in their trajectories the knowledge necessary for teaching in Licentiate Degrees? Which experiential itinerancies do teachers consider significant in the process of constitution of professional identity? Bricolage is here used as a theoretical-methodological posture for a better understanding of the object of study, understanding it as a possibility of associating different knowledge for a better understanding of the investigated problem. The research revealed that teachers build their identity in the work context, mobilized by a communicative rationality. Dialogue and listening constitute devices for the organization of knowledge and pedagogical management in the work of training other teachers. It is in the complexity of the teaching exercise woven into the act that the Psychology teacher becomes a teacher and contributes to the training of teachers.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Silva, Tatiana Maria Ribeiro. Saber ser e saber fazer-se professor de Psicologia nas licenciaturas: tessituras, travessias e itinerâncias na docência universitária. 2022. 195 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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