Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Audiodescrição e a formação estética de futuros pedagogos na disciplina Arte-Educação

Autor(es):
Oliveira, Georgia Tath Lima De

Palavras Chaves:
Audiodescrição. Arte-Educação. Experiência estética. Formação estética de pedagogos. Pesquisa-formação.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Nesta investigação, propomos, como objetivo geral, investigar quais as contribuições da AD para a formação estética de futuros pedagogos na disciplina Arte-Educação, tendo sido desenvolvida no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Para subsidiar nossas análises, na fundamentação teórica abordamos as seguintes temáticas: Formação de Professores, sob a perspectiva de Gatti (2010), Tardif e Lessard (2005) e Saviani (2011); Arte-Educação, a partir dos estudos de Eisner (2018), Barbosa (2018), Schiller (2011), dentre outros; formação estética e formação estética de pedagogos, com base nas discussões de Lanier (2018), Vázquez (1999), Lukács (1963), dentre outros; e audiodescrição, sob a ótica de Franco e Silva (2010), Araújo e Alves (2016; 2017), Sartoretto e Bersch (2020), dentre outros. Metodologicamente, nossa proposta se apresentou como uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e de natureza exploratória (MINAYO, 2009; GIL, 2008), com subsídios da pesquisa-formação (LONGAREZI; SILVA, 2013; NUNES; MOURA, 2019). Participaram deste estudo 9 estudantes do curso de Pedagogia da FACEDI/UECE matriculados na disciplina Arte-Educação no semestre 2021.1. Como corpus de pesquisa utilizamos as produções artísticas, fotografias, feitas por esses participantes. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo (BARDIN, 1986). Os resultados apontam o desenvolvimento de diversas atitudes, como sensibilidade, imaginação, percepção aos detalhes, empatia, que emergiram do exercício de elaboração de roteiros de AD para fotografias realizado pelos participantes e que podem ser identificadas como resultantes de uma formação estética que está, apenas, começando.

Abstract:
En esta investigación, proponemos, como objetivo general, investigar cuáles las contribuciones de la AD para la formación estética de futuros pedagogos en la asignatura Arte-Educación, habiendo sido desarrollada en el ámbito del curso de Pedagogía de la Facultad de Educación de Itapipoca (FACEDI), de la Universidad Estatal de Ceará (UECE). Para subvencionar nuestros análisis, en el marco teórico abordamos las siguientes temáticas: Formación de Profesores, bajo la perspectiva de Gatti (2010), Tardif y Lessard (2005) y Saviani (2011); Arte-Educación, a partir de los estudios de Eisner (2018), Barbosa (2018), Schiller (2011), de entre otros; formación estética y formación estética de pedagogos, con base en las discusiones de Lanier (2018), Vázquez (1999), Lukács (1963), de entre otros; y audiodescripción, bajo la óptica de Franco y Silva (2010), Araújo y Alves (2016; 2017), Sartoretto y Bersch (2020), de entre otros. Metodológicamente, nuestra propuesta se presentó como una investigación cualitativa (MINAYO, 2009) y de naturaleza exploratoria (MINAYO, 2009; GIL, 2008), con subsidios de la investigación-formación (LONGAREZI; SILVA, 2013; NUNES; MOURA, 2019). Formaron parte de este estudio 9 estudiantes del curso de Pedagogía de FACEDI/UECE matriculados en la asignatura Arte-Educación en el semestre 2021.1. Como corpus de investigación, nos utilizamos de las producciones artísticas, fotografías, hechas por los participantes. Los datos fueron analizados bajo el método de análisis de contenido (BARDIN, 1986). Los resultados apuntan el desarrollo de distintas actitudes, como sensibilidad, imaginación, percepción a los detalles, empatía, las cuales emergieron del ejercicio de elaboración de guiones de AD para fotografías, llevado a cabo por los participantes, y que pueden ser identificadas como resultantes de una formación estética que está, simplemente, empezando.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Georgia Tath Lima De. Audiodescrição e a formação estética de futuros pedagogos na disciplina Arte-Educação. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1