Desenvolvimento e Validação de Vídeo Educativo Para Adolescentes Cumprindo Medida Socioeducativa
Autor(es):
Carvalho Junior, Wellington Santos De
Palavras Chaves:
Tecnologia educacional: Serviços de saúde do adolescente: Adolescente privado de liberdade: Ato infracional: Medida socioeducativa
Ano de Publicação:
2022
Resumo:
Objetivo: construir e validar um programa de vídeos educativos fundamentados na
ênfase do atendimento socioeducativo que se refere a trabalhar educação em saúde
com os adolescentes com ênfase no cuidado. Metodologia: Estudo metodológico,
para produção de um programa para os adolescentes que cumprem medida
socioeducativa, composto por cinco vídeos pautados nos fundamentos do
letramento em saúde e posterior validação pelo público alvo e juízes. Para a
construção do vídeo, foram seguidas as etapas de pré-produção, produção e pósprodução. Os tópicos dos vídeos foram: cuidados com higiene pessoal, infecções
sexualmente transmissíveis, uso de drogas ilícitas e licitas e por fim saúde mental e
bem estar. Para a construção dos storyboards utilizou-se a fundamentação teórica
do letramento em saúde nos roteiros e imagens selecionadas. Posteriormente,
seguiu-se para a fase da produção dos vídeos, com as gravações em estúdio de
imagens e da narrativa dos storyboards. A terceira e última fase, a pós-produção, foi
a finalização dos vídeos produzidos e, em seguida, houve a avaliação pelo juízes
que avaliaram positivamente todos os aspectos do vídeo.
Abstract:
Objective: to build and validate an educational video program based on
emphasis on socio-educational care that refers to working on health education
with adolescents with an emphasis on care. Methodology: Methodological study,
for the production of a program for adolescents who comply with the
socio-educational, composed of five videos based on the fundamentals of
health literacy and subsequent validation by the target audience and judges. To the
construction of the video, the stages of pre-production, production and post-production were followed. The topics of the videos were: personal hygiene care, infections
sexually transmitted diseases, use of illicit and licit drugs and, finally, mental health and
well-being. For the construction of the storyboards, the theoretical foundation was used
of health literacy in the selected scripts and images. Posteriorly,
followed by the video production phase, with the recordings in the studio of
images and the narrative of the storyboards. The third and final phase, post-production, was
the finalization of the videos produced and then there was the evaluation by the judges
who positively rated all aspects of the video.
Tipo do Trabalho:
Dissertação
Referência:
Carvalho Junior, Wellington Santos De. Desenvolvimento e Validação de Vídeo Educativo Para Adolescentes Cumprindo Medida Socioeducativa. 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024
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