Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Nos meios-termos dos mundos: dialética entre sentidos históricos e profissionais de professores-referência dos cursos de História da UECE

Autor(es):
Miranda, Augusto Ridson De Araujo

Palavras Chaves:
Professor-referência; História Oral de vida; Saberes docentes; Geração histórica de sentido; Amálgama identitário

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta tese tem como tema a dialética entre as gerações de sentido histórico e profissional de 6 professores de três dos cursos de História da UECE – Fortaleza, Quixadá e Limoeiro do Norte – mais votados das clivagens ‘História e Ensino’ e ‘Demais Áreas’, entre abril e maio de 2020, dentre aqueles considerados por seus alunos como referências para suas formações docentes. Com efeito, problematiza os percursos e sentido formativos pessoais-profissionais e as mobilizações narrativas-discursivas da geração histórica de sentido, dos saberes e práticas identitárias destes docentes-referência, objetivando compreender os fatores constitutivos das relações entre as mobilizações narrativo-discursivas de sentido histórico e dos saberes docentes de professores. Esta investigação, situada no campo do Ensino de História, está ancorada na perspectiva do Novo Interpretativismo (GUBA; LINCOLN, 1994), visando compreender a realidade dialética analisada por meio da interdisciplinaridade crítica (BRANDÃO, 2021), entre a Didática da História (RÜSEN, 2011b, 2012, 2015b; BORRIES, 2018f, 2018d; CERRI, 2011a, 2014a) e a Epistemologia da Prática Docente (TARDIF, 2008; TARDIF; LESSARD, 2011; GAUTHIER et al., 1998), considerando o diálogo entre as duas ciências, nos ‘meios-termos dos mundos’ de suas categorias, a fim de contribuir empiricamente com ambas por meio do método da História Oral de vida (FONSECA, 1997). Ao longo da tese, sua escrita condiz com uma postura metodológica chamada de “Postura Cartográfica” (SILVA NETA; MAGALHÃES JUNIOR; MACHADO, 2019), que consiste no exercício de “dizer-se” no texto, empregando a 1ª pessoa no singular, indicando os processos de formação do pesquisador ao reconstruir os percursos de pesquisa, que se deu em 4 etapas: [pesquisa documental 01 (coleta dos Projetos Pedagógicos de Curso; planos de ação docente dos possíveis participantes); questionário de seleção dos sujeitos de pesquisa e dos critérios de referência docente (ROCHA, 2014); pesquisa documental 02 (acervo documental dos professores-referência); 2 roteiros de entrevistas (narrativa-episódica / semiestruturada episódica)], cujos dados foram analisados pela junção da análise textual-discursiva, análise de narrativas e análise estatística descritiva-exploratória. As análises indicam que os docentes-referência se formam auto-hetero-ecoformativamente em distintos percursos formativos, constitutivos de um amálgama identitário cognitivo-político-estético-moral-afetivo-profissional, e praticam uma docência reconhecida intersubjetivamente, valorizada pelos futuros professores de História (porque os influencia a se identificarem com a profissão docente-historiadora) por ser engajada e orientada por uma imbricação plural de identidades e saberes [pedagógicos, históricos, da ação didática-pedagógica-histórica e intersubjetivos (compreensivos, de respeito às diferenças e envolvimento em atividades para o bem-estar dos alunos e do curso)], mobilizada narrativa-discursivamente por um vocabulário de sentido histórico fluido variante entre modos prioritariamente genéticos, genético-críticos, crítico-dialéticos e exemplares – a depender da temática e do engajamento identitário – constituindo uma comunicação historicamente situada de si, na, e diante da passagem temporal. A análise igualmente indicou que a área de atuação é um fator importante de diferença dos saberes mobilizados, sem ser um limitante do engajamento com a docência ou condicionante dos modos de mobilização do sentido histórico, dependendo dos significados e sentidos dados à história de formação de cada sujeito e como se mobiliza discursivamente o engajamento com essa atuação.

Abstract:
This thesis has as its theme the dialectic between the generations of historical and professional sense of 6 professors from three of the History courses at UECE – Fortaleza, Quixadá and Limoeiro do Norte – with the most votes in the cleavages 'History and Teaching' and 'Other Areas’, between April and May 2020, among those considered by their students as references for their teaching training. Indeed, it problematizes the personal-professional training paths and meaning and the narrative-discursive mobilizations of the historical generation of meaning, knowledge and identity practices of these reference professors, aiming to understand the constitutive factors of the relations between the narrative-discursive mobilizations of historical meaning and the teaching knowledge of teachers. This investigation, located in the field of History Teaching, is anchored in the perspective of the New Interpretativism (GUBA; LINCOLN, 1994), aiming to understand the dialectical reality analyzed through critical interdisciplinarity (BRANDÃO, 2021), between the Didactics of History (RÜSEN , 2011b, 2012, 2015b; BORRIES, 2018f, 2018d; CERRI, 2011a, 2014a) and the Epistemology of Teaching Practice (TARDIF, 2008; TARDIF; LESSARD, 2011; GAUTHIER et al., 1998), considering the dialogue between the two sciences, in the 'middle-terms of the worlds' of their categories, in order to empirically contribute to both through the Oral History of Life method (FONSECA, 1997). Throughout the thesis, her writing is consistent with a methodological stance called “Cartographic Posture” (SILVA NETA; MAGALHÃES JUNIOR; MACHADO, 2019), which consists of the exercise of “saying oneself” in the text, using the 1st person singular, indicating the researcher's training processes when reconstructing the research paths, which took place in 4 stages: [document research 01 (collection of Pedagogical Course Projects; teaching action plans of possible participants); questionnaire for selecting research subjects and teaching reference criteria (ROCHA, 2014); documental research 02 (reference professors' documental collection); 2 interview scripts (episodic-narrative / episodic semi-structured)], whose data were analyzed by combining textual-discursive analysis, narrative analysis and descriptive-exploratory statistical analysis. The analyzes indicate that the reference teachers are self-hetero-ecoformatively formed in different formative paths, constituting a cognitive-political-aesthetic-moral-affective-professional identity amalgam, and practice an intersubjectively recognized teaching, valued by future History teachers (because it influences them to identify with the teaching-historian profession) for being engaged and guided by a plural imbrication of identities and knowledge [pedagogical, historical, didactic-pedagogical-historical and intersubjective (understanding, respect for differences and involvement in activities for the well-being of students and the course)], mobilized narrative-discursively by a vocabulary of fluid historical meaning that varies between primarily genetic, genetic-critical, critical-dialectical and exemplary modes – depending on the theme and the identity engagement – constituting a historically situated communication of oneself, in, and day of the passage of time. The analysis also indicated that the area of activity is an important factor of difference in the knowledge mobilized, without being a limitation of engagement with teaching or conditioning of the ways of mobilization of the historical sense, depending on the meanings and meanings given to the history of formation of each one. subject and how the engagement with this action is discursively mobilized.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Miranda, Augusto Ridson De Araujo. Nos meios-termos dos mundos: dialética entre sentidos históricos e profissionais de professores-referência dos cursos de História da UECE. 2022. 533 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1