Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Projeto Político Pedagógico: um olhar sobre a gestão da escola na Rede Estadual de Educação de Horizonte/CE

Autor(es):
Gomes, Francimarcos Peixoto

Palavras Chaves:
Projeto Político Pedagógico; Gestão da Escola; Planejamento Estratégico;

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A escola, enquanto espaço de gestão democrática, tem ocupado lugares cada vez mais relevantes no cenário acadêmico e científico à luz do regimento legal constituído pelas diretrizes da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD). Utilizando-se do Projeto Político Pedagógico como objeto de estudo, este trabalho buscou, de forma geral, analisar o papel desse documento na definição das estratégias de gestão em três escolas da rede estadual, situadas no município de Horizonte/CE. O caminho metodológico utilizado classifica-se como uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, com gestores de três escolas de Ensino Médio de Horizonte. No tocante aos procedimentos e técnicas, realizou-se uma pesquisa de campo utilizando dois instrumentais: um questionário objetivo, construído a partir dos questionários contextuais do Caderno do Diretor e do Professor (Saeb/2017) e entrevista semiestruturada com quatro blocos temáticos. A análise dos dados foi organizada a partir da definição de categorias analíticas, como forma de compreender os resultados da coleta. Os resultados do estudo apontaram a fragilidade do papel do Projeto Político Pedagógico na definição das estratégias de gestão das escolas públicas e na deficiência dos mecanismos de avaliação e monitoramento dos instrumentos.

Abstract:
La escuela, como espacio de gestión democrática, ha ocupado lugares cada vez más relevantes en el escenario académico y científico, a la luz del marco legal constituido por las directrices de la Constitución Federal de 1988 y la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LBD). Utilizando el Proyecto Político Pedagógico como objeto de estudio, este trabajo buscó, en general, analizar el papel de este documento en la definición de las estrategias de gestión en tres escuelas estatales ubicadas en el municipio de Horizonte/CE. La vía metodológica utilizada se clasifica como una investigación aplicada, de enfoque cualitativo, de tipo exploratorio y descriptivo, con directivos de tres escuelas secundarias de Horizonte. En cuanto a los procedimientos y técnicas, se realizó una investigación de campo, utilizando dos instrumentos: un cuestionario objetivo construido a partir de los cuestionarios contextuales del Cuaderno del Director y del Profesor (Saeb/2017) y una entrevista semiestructurada con cuatro bloques temáticos. El análisis de los datos se organizó a partir de la definición de categorías analíticas, como forma de entender los resultados de la recogida. Los resultados del estudio señalan la debilidad del papel del Proyecto Político Pedagógico en la definición de las estrategias de gestión de las escuelas públicas y la deficiencia de los mecanismos de evaluación y de los instrumentos de seguimiento.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gomes, Francimarcos Peixoto. Projeto Político Pedagógico: um olhar sobre a gestão da escola na Rede Estadual de Educação de Horizonte/CE. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1