Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Percepções dos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada, avaliação diagnóstica de rede e sua análise e utilização no município de Fortaleza/CE

Autor(es):
Noronha, Gessica Nunes

Palavras Chaves:
Formação continuada de professores; Avaliação diagnóstica; Análise e utilização de resultados

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta dissertação teve como objetivo identificar as percepções dos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada, avaliação diagnóstica de rede e sua análise e utilização no município de Fortaleza/CE. Sendo os objetivos específicos: avaliar a percepção dos coordenadores sobre avaliação, avaliação diagnóstica de rede e formação continuada de professores; identificar a análise dos resultados da ADR nas ações de formação continuada; analisar a utilização dos resultados da ADR nas ações pedagógicas. A pesquisa constituiu-se como interpretativista, de abordagem qualitativa e do tipo avaliação qualitativa. Como cenário da pesquisa, foi realizada na Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de cinco escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza/CE. Os participantes da pesquisa são cinco coordenadores pedagógicos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas com nível alto de complexidade na oferta de ensino. Com base nos objetivos específicos, foram realizadas aplicação de questionários socioeconômicos e entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram realizadas presencialmente e com o suporte de plataformas como o Google Meet e WhatsApp e a análise dos dados coletados foram tratados com base na análise de categorias. Na percepção das coordenadoras pedagógicas, a compreensão em torno da avaliação volta-se para uma ação contínua, de tomada de decisão. No que concerne à avaliação diagnóstica de rede, compreendem como um importante aliado na sistematização e acompanhamento da aprendizagem dos alunos. Em torno da formação continuada de professores, identificam como processo de atualização das novas demandas, estratégias e metodologias de ensino. Em torno da análise dos resultados da ADR, nas ações de formação continuada, evidenciamos características de prestação de contas, centralização das decisões em torno dos temas da formação, sendo constante o momento de tratar sobre os resultados e de divergência de aceitação dos professores ao tratar sobre o tema dos resultados na formação. Quanto à utilização dos resultados nas ações pedagógicas, na percepção das coordenadoras, a observação do descritor de maior erro e o trabalho e planejamento pedagógico evidenciando-o destaca-se: as principais estratégias utilizadas consistem na criação de agrupamentos produtivos e reforço e com base na percepção concretizam-se relações entre os resultados da ADR e do SPAECE. Assim, ações em torno da implementação e desenvolvimento da ADR nas escolas municipais e da formação continuada perpassa uma característica de busca de informações contínuas sobre a aprendizagem dos alunos e de intervenção formativa e pedagógica.

Abstract:
This dissertation aimed to identify the perceptions of pedagogical coordinators about continuing education, diagnostic network assessment and its analysis and use in the city of Fortaleza/CE. The specific objectives being: Evaluate the perception of coordinators about evaluation, diagnostic network evaluation and continuing education of teachers; identify the analysis of ADR results in continuing education actions; analyze the use of ADR results in pedagogical actions. The research is constituted as an interpretivist, with a qualitative approach and a qualitative evaluation type. As a research scenario, it was carried out at the Municipal Department of Education (SME), through five schools in the municipal education network of Fortaleza/CE. The research participants are five pedagogical coordinators of the initial years of elementary school from schools with a high level of complexity in the teaching offer. Based on the specific objectives, socioeconomic questionnaires and semi-structured interviews were carried out. The interviews were carried out in person and with the support of platforms such as Google Meet and Whatsapp and the analysis of the collected data was treated based on the analysis of categories. In the perception of the pedagogical coordinators, the understanding around the evaluation turns to a continuous action, of decision making; with regard to the network diagnostic evaluation, they understand it as an important ally in the systematization and monitoring of student learning; around the continuing education of teachers, they identify as a process of updating the new demands, strategies and teaching methodologies. Around the analysis of ADR results in continuing education actions, we evidenced characteristics of accountability, centralization of decisions around training themes, with constant time to deal with the results, and divergence of acceptance of teachers when dealing with the topic of results in training. As for the use of the results in pedagogical actions, in the perception of the coordinators, the observation of the descriptor of greatest error and the work and pedagogical planning showing it, the main strategies used are the creation of productive groupings and reinforcement and the perception of the relationships between the ADR and SPAECE results. Thus, actions around the implementation and development of ADR in municipal schools and continuing education permeate a characteristic of searching for continuous information about student learning and of training and pedagogical intervention.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Noronha, Gessica Nunes. Percepções dos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada, avaliação diagnóstica de rede e sua análise e utilização no município de Fortaleza/CE. 2022. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1