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Repositório Institucional - UECE
Título:
Dimensão experiencial,formação e trabalho docente: narrativas de professores/as de História da Universidade Federal do Maranhão

Autor(es):
Verde, Ana Paula Dos Santos Reinaldo

Palavras Chaves:
Experiências docentes; Professor do ensino superior; Formação; Trabalho;

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A pesquisa teve por objetivo geral compreender os limites e as possibilidades do diálogo entre os saberes experienciais, a formação e o trabalho dos/as professores/as do curso de História da Universidade Federal do Maranhão diante das tensões e contradições apresentadas pela realidade do ensino superior. Partimos das seguintes problemáticas: por que minha formação foi tão técnica ao ponto de não compreender meu espaço de trabalho? A dimensão experiencial possibilita novas formas de compreender e de materializar a formação e o trabalho dos/as professores/as do curso de História da UFMA? Quais as tensões e contradições envolvem a formação e o trabalho dos/as professores/as do curso de História da Universidade Federal do Maranhão? Como a formação docente desvela-se ou é desvelada no trabalho do/a professor/a de História da UFMA? A metodologia da pesquisa funda-se na abordagem qualitativa crítica, tendo como base de análise o materialismo histórico dialético. Utilizou-se a História Oral temática como possibilidade de aproximação aos discursos sobre formação e trabalho a partir da dimensão experiencial de duas (2) professoras e três (3) professores de História da Universidade Federal do Maranhão. Os instrumentos de coleta de dados foram baseados na análise de documentos e na entrevista por meio de quatro eixos temáticos: experiência, vida, formação e trabalho. O referencial teórico está assentado nas categorias saberes experienciais, trabalho e formação docente. O conjunto das análises revela que os saberes experienciais fazem-se presentes nas narrativas de professores/as do curso de História da UFMA e que possibilitam novas formas de compreender e materializar a formação e o seu trabalho trazendo para o espaço da universidade processos mais humanos e emancipatórios diante das tensões e contradições da realidade do ensino superior. Defende-se a tese de que a dimensão experiencial possibilita novas formas de compreender e materializar a formação e o trabalho dos docentes universitários, trazendo para o espaço da universidade processos humanos e emancipatórios diante das tensões e contradições da realidade do ensino superior.

Abstract:
The research aimed to understand the limits and possibilities of dialogue between experiential knowledge, the training and work of the professors of the History course of the Federal University of Maranhão in the face of the tensions and contradictions presented by the reality of higher education. We start from the following problems: why was my training so technical to the point of not understanding my workspace? Does the experiential dimension make possible new ways of understanding and materializing the training and work of the professors of the History course at UFMA? What tensions and contradictions involve the formation and work of the professors of the History course at the Federal University of Maranhão? How does teacher education reveal itself or is it unveiled in the work of the UFMA History professor? The research methodology is based on the critical qualitative approach, based on analysis, dialectical historical materialism Thematic Oral History was used as a possibility of approaching discourses on training and work from the experiential dimension of two (2) professors and three (3) professors of History at the Federal University of Maranhão. Data collection instruments were based on document analysis and interviewing through four thematic axes: experience, life, training and work. The theoretical framework is based on the categories experiential knowledge, work and teacher training. The set of analyses reveals that experiential knowledge is present in the narratives of teachers of the History course of UFMA and that enable new ways of understanding and materializing the formation and its work bringing to the university space more human and emancipatory processes before the tensions and contradictions of the reality of higher education. The thesis is defended that the experiential dimension enables new ways of understanding and materializing the education and work of university professors.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Verde, Ana Paula Dos Santos Reinaldo. Dimensão experiencial,formação e trabalho docente: narrativas de professores/as de História da Universidade Federal do Maranhão . 2022. 147 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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