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Repositório Institucional - UECE
Título:
A constituição da profissão docente de egressos da licenciatura em Química

Autor(es):
Martins Junior, Francisco Ranulfo Freitas

Palavras Chaves:
Profissão Docente; Identidade Docente; Formação Docente; Trabalho Docente

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este trabalho investiga quatro constituintes da profissão docente de egressos do curso de Licenciatura em Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), uma das unidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem como tese a compreensão de que a aprendizagem pré-profissional, a formação inicial na Licenciatura em Química, a formação continuada e a docência na educação básica são basilares para o desenvolvimento profissional, por meio da imbricação permanente entre saberes docentes e constituição profissional. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com quatro objetivos específicos: 1) Investigar o contexto da formação profissional de docentes licenciados em Ciências/Química; 2) Descrever as articulações do curso em análise com a docência de disciplinas científicas; 3) Identificar o perfil docente dos egressos deste curso, no período 2008 – 2018, que atuam na educação básica; 4) Analisar as representações discursivas de alguns dos sujeitos sobre sua aprendizagem da docência. Utilizando o interpretativismo e o estudo de caso único, a pesquisa consiste em quatro etapas de investigação: 1) Revisão de literatura sistematizada em dissertações, teses e artigos científicos coadunados com o objeto de estudo; 2) Análise documental de dois projetos pedagógicos do curso (2001 e 2014) e de diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores; 3) Análise estatística de dados extraídos do questionário eletrônico respondido por 108 egressos do curso e do histórico escolar de graduação de uma amostra; 4) Análise textual discursiva das representações discursivas de uma amostra intencional deles que concedeu entrevista. A triangulação dos dados coletados permitiu constatar que, apesar da Licenciatura em Química da FAFIDAM não ter sido a primeira opção de curso para a maioria deles, a facilidade no acesso a esta faculdade, devido sua localização, e a possibilidade de ingresso nela por meio de vestibular, foram os principais motivos que a elegeu como ambiente de formação. Isto acarretou na escolha da docência como profissão pelos sujeitos da pesquisa (n = 54); sendo que 75,9% (n = 41) deles realizaram formação continuada e 61,1% (n = 33) possui maios ou menos uma década de experiência docente, o que repercutiu na evolução de sua identidade profissional. Considerou-se que investigar a constituição da profissão docente na vida de um indivíduo é uma ação desafiadora, complexa e de longo prazo, não remetendo a conclusões definitivas acerca do início e do final deste processo.

Abstract:
This paper focuses on four parts of the teaching profession of chemistry graduates of the Faculty of Philosophy Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), one of the units of the State University of Ceará (UECE). This work is based on the understand that pre-professional learning, initial training in the Degree in Chemistry, continuing education and teaching in basic education are fundamental for professional development, through the permanent outcome between knowledge of education and professional constitution. A qualitative approach research was carried out with four specific objectives: 1) To investigate the context of a teacher’s professional training with degrees in Sciences and Chemistry; 2) Describe the links between the course under analysis and the teaching of scientific disciplines; 3) Identify the teaching profile of graduates of the course who work in basic education during the period of 2018; 4) To analyze the discursive representations of some of the subjects about their teaching learning. Using interpretivism and the single case study, the research consists of four investigation stages: 1) Systematized literature review in dissertations, theses and scientific articles agreement with the object of study; 2) Documentary analysis of two pedagogical projects of the course (2001 and 2014) and of national curriculum guidelines for teacher training; 3) Statistical analysis of data extracted from the electronic questionnaire answered by 108 graduates school history of graduation of a sample; 4) Discourse analysis of the text of discursive representations from a purposive sample made to interviewees. The triangulation of the data collected showed that, although the degree in Chemistry at FAFIDAM is not the first course option for most, the ease of access to this college, due to its location, and the possibility of entering it through entrance examination, were the main reasons that chose it as a training environment. This resulted in the research subjects choosing teaching as a profession (n = 54); 75.9% (n = 41) of them had continued education and 61.1% (n = 33) had more than a decade of teaching experience, which had an impact on the evolution of their professional identity. It was considered that investigating the constitution of the teaching profession in an individual's life is a challenging, complex and long-term action, not leading to definitive conclusions about the beginning and end of this process.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Martins Junior, Francisco Ranulfo Freitas . A constituição da profissão docente de egressos da licenciatura em Química. 2022. 413 f. Tese (Doutorado em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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