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Repositório Institucional - UECE
Título:
Necessidades formativas de professores da rede pública municipal de Fortaleza: diálogo com a educação inclusiva

Autor(es):
Nunes, Maria Vilene Teixeira Cordeiro

Palavras Chaves:
Necessidades formativas; Educação inclusiva; Formação continuada; Professores

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A heterogeneidade dos educandos provoca desafios cotidianos aos professores, produzindo necessidades formativas nesses profissionais. Conhecer essas necessidades contribui para o desenvolvimento de ações de formação continuada de docentes que possibilitem aprimorar a prática do chão da sala de aula e a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa, por conseguinte, traz como problema: quais as necessidades formativas dos professores do 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza para a educação inclusiva, sob a perspectiva desses docentes? Como decorrência, o objetivo geral estabelecido é analisar as necessidades formativas dos professores do 3º ano do ensino fundamental da rede pública municipal de Fortaleza para a educação inclusiva, sob a perspectiva desses docentes. Os objetivos específicos resultantes são: identificar as ações formativas desenvolvidas na rede municipal, no período de 2013 a 2021, direcionadas a professores do 3º ano do ensino fundamental; conhecer a concepção de educação inclusiva dos professores; e compreender as necessidades formativas deles para atuar na perspectiva da educação inclusiva. A metodologia adota o paradigma pragmático, a abordagem mista e, como métodos de investigação, pesquisa documental e survey, tendo como instrumento um questionário online, via Google Forms, com questões fechadas e abertas. Ele foi pré-testado e sua versão definitiva aplicada a uma amostra representativa de 61 docentes. Todos assinaram o TCLE. Os resultados apontaram que os temas abordados nas ações de formação promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza têm base nas avaliações diagnósticas realizadas, focando aspectos relacionados ao desenvolvimento de leitura e escrita. Os professores indicaram quatro perspectivas conceituais de educação inclusiva, categorizadas como: educação democrática, de direito para todos; inserção de um grupo de sujeitos no ensino regular; dependente de suporte pedagógico e institucional; e respeito. As necessidades formativas desses docentes para atuar na perspectiva da educação inclusiva estão relacionadas a: conhecimento sobre o tema, práticas pedagógicas, Libras, Braille, planejamento e avaliação da aprendizagem. Almeja-se que este estudo contribua para uma educação de qualidade com base no respeito das diferenças.

Abstract:
The students' heterogeneity causes daily challenges for teachers, generating training needs in these professionals. Knowing these needs can contribute to the development of continuing training actions for teachers that make it possible to improve teaching practice and student learning. This research, therefore, brings as a problem: what are the training needs of 3rd year elementary school teachers in the municipal public network of Fortaleza for inclusive education, from the perspective of these teachers? As a result, the general objective established is to analyze the training needs of 3rd year elementary school teachers in the municipal public network of Fortaleza for inclusive education, from the perspective of these teachers. The resulting specific objectives are: to identify the training actions developed in the municipal network, from 2013 to 2021, aimed at 3rd year elementary school teachers; to know the teachers' conception of inclusive education; and to understand the training needs of teachers to work in the perspective of inclusive education. The methodology adopts the pragmatic paradigm, the mixed approach and, as investigation methods, documentary research and survey, using an online questionnaire via Google Forms, with closed and open questions. It was pre-tested and its definitive version applied to a representative sample of 61 teachers. All signed the ICF. The results showed that the topics addressed in the training actions promoted by the Fortaleza Municipal Department of Education are based on diagnostic evaluations carried out, focusing on aspects related to the reading and writing development. The teachers indicated four conceptual perspectives of inclusive education categorized as: democratic education, of right for all; insertion of a people group in regular education; dependent on pedagogical and institutional support; and respect. The training needs of these teachers to work in the perspective of inclusive education are related to: knowledge on the subject, pedagogical practices, Libras, Braille, planning and learning evaluation. It is hoped that this study will contribute to quality education based on respect for differences.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Nunes, Maria Vilene Teixeira Cordeiro. Necessidades formativas de professores da rede pública municipal de Fortaleza: diálogo com a educação inclusiva. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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