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Repositório Institucional - UECE
Título:
Conhecimentos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo sobre o campo conceitual aditivo elaborados por licenciandos em pedagogia em processo formativo

Autor(es):
Oliveira, Adriana Nogueira De

Palavras Chaves:
Formação Inicial em Pedagogia. Conhecimentos Docentes. Campo Aditivo.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
As pesquisas no campo educacional brasileiro têm mostrado que a formação de professores vem passando por momentos tensos nos últimos anos, caracterizada por constantes mudanças nas políticas públicas voltadas à educação, resultando na padronização curricular. Esse cenário tem feito emergir estudos que mostram a necessidade de redefinição dos conhecimentos próprios à prática docente, percebidos através da relação teoria-prática em um contexto de mudanças, que tem desafiado o ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, pesquisadores e formadores vêm defendendo a importância de uma base de conhecimentos para o ensino, que dê aos professores que ensinam Matemática as condições necessárias para atender a essas novas demandas e transformar o conteúdo matemático em ensino. No que se refere a essa disciplina, são crescentes os esforços por inovações que incorporem novos conhecimentos, dando suporte para aprender e ensinar os conteúdos relacionados ao campo conceitual aditivo. Nesse nível de ensino destacado, atuam professores formados em cursos de licenciatura em Pedagogia e esses são os profissionais que devem integrar, em sua prática, diferentes conhecimentos para ensinar conteúdos matemáticos. A partir disso, os pressupostos teóricos desta investigação fundamentam-se no conhecimento do conteúdo e no conhecimento pedagógico do conteúdo de Shulman (1986, 1987), implicados, nesta dissertação, como elementos de uma formação ofertada a alunas do curso de Pedagogia para o ensino do campo conceitual aditivo. A questão norteadora desta pesquisa é: como alunas da formação inicial em Pedagogia constroem e mobilizam o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo em um processo formativo relacionado ao estudo do campo aditivo? Por meio dela, foi definido o seguinte objetivo geral: conhecer indícios do conhecimento do conteúdo e do conhecimento pedagógico do conteúdo de alunas da formação inicial em Pedagogia através do processo formativo direcionado ao campo aditivo. Logo, os objetivos específicos, que convergem com este, foram definidos como: conhecer aspectos teóricos e metodológicos da formação inicial do pedagogo para o ensino do campo aditivo; identificar indícios da apropriação do conhecimento do conteúdo manifestado em um processo formativo com alunas da formação inicial em Pedagogia pelo estudo do campo aditivo; identificar indícios da apropriação do conhecimento pedagógico do conteúdo manifestado em um processo formativo com alunas da formação inicial em Pedagogia a partir do estudo do campo aditivo. Desse modo, este estudo caracteriza-se por uma pesquisa-ação de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um processo de formação com três estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE, no Município de Limoeiro do Norte – CE. Os dados foram coletados através de instrumentos usados ao longo da formação, como observações, diários de campo, entrevistas, aplicação de questionários, sessões reflexivas e gravações em áudio e vídeo. Os resultados obtidos apontam que o conhecimento do conteúdo e o conhecimento pedagógico do conteúdo são um quadro teórico fecundo para a análise da formação realizada para o ensino do campo conceitual aditivo. A realização do processo formativo expõe, como resultados, indícios da apropriação dos conhecimentos que formam a base para o ensino, podendo se inferir que houve integração do conhecimento pedagógico e do conteúdo durante o ensino dos conteúdos do campo aditivo. Por fim, acredita-se que as reflexões traçadas, na formação, trouxeram mudanças para a formação das alunas que participaram da pesquisa, contribuindo também para que se possa repensar a formação inicial de professores para o ensino de Matemática. Palavras-chave: Formação Inicial em Pedagogia. Conhecimentos Docentes. Campo Aditivo.

Abstract:
Las investigaciones en el campo educativo brasileño han demostrado que la formación de docentes atraviesa momentos tensos en los últimos años, caracterizados por cambios constantes en las políticas públicas dirigidas a la educación, lo que resulta en la estandarización curricular. Este escenario ha dado lugar a estudios que muestran la necesidad de redefinir los saberes propios de la práctica docente, percibidos a través de la relación teoría-práctica en un contexto de cambios que ha desafiado la enseñanza de las Matemáticas en los Años Iniciales de la Enseñanza Fundamental. Así, investigadores y educadores han venido defendiendo la importancia de una base de conocimientos para la enseñanza que brinde a los docentes que enseñan Matemáticas las condiciones necesarias para atender estas nuevas demandas y transformar los contenidos matemáticos en enseñanza. Con respecto a esta disciplina, se incrementan los esfuerzos por innovaciones que incorporen nuevos conocimientos, apoyando el aprendizaje y la enseñanza de contenidos relacionados con el campo conceptual aditivo. En este destacado nivel educativo se encuentran los profesores egresados de las carreras de Pedagogía, y estos son los profesionales que deben integrar diferentes conocimientos a su práctica para impartir contenidos matemáticos. A partir de ello, los presupuestos teóricos de esta investigación se basan en el conocimiento del contenido y en el conocimiento del contenido pedagógico de Shulman (1986, 1987), involucrados en esta disertación como elemento de formación que se ofrece a los estudiantes del curso de Pedagogía para la enseñanza del campo aditivo. conceptual. La pregunta orientadora de esta investigación es: ¿Cómo los estudiantes de educación inicial en pedagogía construyen y movilizan el conocimiento del contenido y el conocimiento del contenido pedagógico en un proceso de formación relacionado con el estudio del campo aditivo? A partir de ella, se definió el siguiente objetivo general: Encontrar evidencias del conocimiento del contenido y conocimiento del contenido pedagógico de los estudiantes de educación inicial en pedagogía a partir del proceso formativo dirigido al campo aditivo. Así, los objetivos específicos que convergen con éste se definieron como: conocer aspectos teóricos y metodológicos de la formación inicial del pedagogo para la enseñanza del campo aditivo; identificar evidencias de apropiación del conocimiento del contenido manifestado en un proceso de formación con estudiantes de educación inicial en Pedagogía a partir del estudio del campo aditivo; identificar indicios de apropiación de saberes pedagógicos del contenido manifestados en un proceso formativo con estudiantes de educación inicial en Pedagogía a partir del estudio del campo aditivo. Por lo tanto, este estudio se caracteriza por una investigación-acción de naturaleza cualitativa, desarrollada a través de un proceso de formación con tres estudiantes del curso de Pedagogía en la Facultad de Filosofía Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE, en el Municipio de Limoeiro do Norte - EC . Los datos fueron recolectados a través de instrumentos utilizados a lo largo de la capacitación, como observaciones, diarios de campo, entrevistas, aplicación de cuestionarios, sesiones reflexivas y grabaciones de audio y video. Los resultados obtenidos indican que el conocimiento del contenido y el conocimiento del contenido pedagógico son un marco teórico fructífero para analizar la formación realizada para la enseñanza del campo conceptual aditivo. La culminación del proceso formativo expone, como resultados, evidencias de la apropiación de saberes que forman la base de la enseñanza, pudiendo inferirse que hubo integración de saberes y contenidos pedagógicos durante la enseñanza de los contenidos del campo aditivo. Finalmente, se cree que las reflexiones esbozadas en la formación trajeron cambios en la formación de los estudiantes que participaron de la investigación, contribuyendo también para repensar la formación inicial de los profesores para la enseñanza de las Matemáticas. Palabras-clave: Educación Inicial en Pedagogía. Enseñanza del conocimiento. Campo aditivo.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Oliveira, Adriana Nogueira De. Conhecimentos do conteúdo e pedagógicos do conteúdo sobre o campo conceitual aditivo elaborados por licenciandos em pedagogia em processo formativo . 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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