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Repositório Institucional - UECE
Título:
Da jardineira à tia da educação infantil: o espectro da alienação no trabalho de professoras da educação infantil

Autor(es):
Nascimento, Maria Luzirene Oliveira Do

Palavras Chaves:
Trabalho Docente; Educação Infantil; Formação de Professores; Alienação.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo investiga a raiz da alienação no trabalho docente de professoras da Educação Infantil e processos de precarização e desvalorização/valorização do trabalho docente de professoras dessa etapa da educação básica, tomando como parâmetro de ilustração uma escola pública de uma cidade da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Exploramos a hipótese de que as professoras de crianças vivenciam condições de precarização e alienação do trabalho relacionadas à concepção de infância e educação no contexto da sociabilidade do capital, em especial o papel social historicamente relegado às mulheres como talhadas para tarefas de cuidado e da educação de crianças pequenas característica da reprodução cultural de nossa sociedade e como parte da superestrutura do capital em nossa realidade. A alienação se apresenta como um fenômeno social e histórico que permeia as relações no mundo do trabalho no capitalismo e se ramifica nos complexos da superestrutura do capital; no caso do nosso estudo, no complexo da educação. Nesta acepção analisamos a formação de professoras da Educação Infantil no contexto do neoliberalismo contemporâneo que se manifesta em nossa sociedade. Cotejamos esse contexto em sua relação com a formação e o trabalho docente e os desdobramentos das contradições sociais nas peculiaridades que emergem no trabalho das professoras. O método utilizado na investigação e exposição da pesquisa é o materialismo histórico e dialético que reitera a necessidade de se considerar a análise da totalidade do fenômeno social e histórico a ser investigado, suas contradições, na busca de mapear a essencialidade do objeto estudado, suas causas e determinações. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa com acento na análise qualitativa das falas dos sujeitos investigados a partir de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da educação infantil. A análise das entrevistas se deu sob uma concepção imanente das narrativas das professoras, um caso em estudo que buscou apreender o fenômeno sob a perspectiva dos sujeitos, mas considerando também o contexto mais amplo de suas vivências e realidade social. Constatamos nas narrativas das professoras que a escola é um espaço dotado de contradições sociais e possibilidades de constituição de uma educação dialeticamente orientada. De fato, na totalidade das relações sociais a alienação como fenômeno histórico social está imbricada no complexo da educação ante a reprodução da sociabilidade do capital e se manifesta objetiva e subjetivamente nos aspectos formativos, na prática docente e nas relações no trabalho de professoras da educação infantil, os quais impactam na valorização/desvalorização social, salarial e profissional das docentes. No entanto, para além da alienação ali constatada, emerge também a resistência e práticas sociais sintonizadas com as possibilidades da transformação social.

Abstract:
La finalité de cette étude serait de jeter un coup d´oueil sur ce qui déclanche la perte de valeur par rapport aux activités des professeurs placés à l´école maternelle, en prenant compte, pour illustrer à ce propos, une école publique dans une ville autour de Fortaleza (Ceará). Nous partons de l´hypothèse selon laquelle les enseignants sont concernées par la précarité sur le marché du travail attachée aux aspects financiers et économiques du capitalisme vis-à-vis son projéction amer sur (l)´enfance/éducation. Un point particulier que nous tenons à mettre en lumière a trait à la manière historique dont les tâches des femmes, dans leur immense majorité, sont soumises aux soins des enfants (et leur éducation) ce qui reproduit dans son intégralité la superstructure du capital à l´heure actuelle. Là encore, en tant que telle, l´aliénation est ce qu´elle est: un phénomène social et historique qui s´imprègne en profondeur au sein des relations issues du monde du travail et se ramifie tout au long de la soit disant superstructure du capital, en particulier dans le terrain éducationnel. En raison de cette démarche, nous analysons la formation des enseignants à l´école maternelle face au néolibéralisme contemporain bientôt manifest actuellement, ce qui donne un intérêt exceptionnel à cette étude. Les nuances de ce sujet seront expliqués sur le point de vue du matérialisme historique et dialectique – dont reproche se sert le bien-être d´une societé en décomposition et aberrante– face à la formation et le travail des enseignants et le déploiement des contradictions sociales dans les particularités qui émergent de la pratique scolaire des enseignants. Dans cette étude ce sujet doit être abordé méthodiquement et de façon qualitative en vue des déclarations des sujets enquêtés à partir d´entretien semi-fini avec quatre enseignants à l´école maternelle. Or, l´analyse des entretiens se déroule conforme une conception immanente des récits des enseignants, c´est-à-dire, un rapport de cas qui cherchait à appréhender le phénomène du point de vue des sujets, mais aussi en considérant le contexte plus large de leur expériences et réalité sociale. Nous avons trouvé dans les récits des enseignants que l´école est un espace dotée de contradictions sociales et de possibilités de constituer une éducation dialectiquement orientée. En effet, regardant l´ensemble des relations sociales, l´aliénation en tant que phénomène historique social mélange dans le sein éducatif face à la reproduction de la sociabilité du capital et se manifeste de façon objective et subjective au domain des aspects formatifs, notamment dans la pratique enseignante ainsi que dans les relations par rapport au travail des enseignants, qui impactent à cet égard la valorisation/dévalorisation sociale, salariale et professionnelle de ceux-ci. Cependant, en plus de l´aliénation qui s´y trouve, cela a eu comme conséquence des résistances et des pratiques sociales en phase avec les possibilités de transformation social.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Nascimento, Maria Luzirene Oliveira Do. Da jardineira à tia da educação infantil: o espectro da alienação no trabalho de professoras da educação infantil. 2021. 131 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 27 de abril de 2024

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