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Repositório Institucional - UECE
Título:
A literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro na formação estética de docentes

Autor(es):
Paixao, Fernando Da

Palavras Chaves:
Literatura de cordel; Patrimônio cultural; Formação docente; Educação estética

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro na formação estética de docentes é o tema central deste estudo. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e tem aproximação com a metodologia de pesquisa-ação. Como objetivo geral, a pesquisa visa compreender as possíveis contribuições da literatura de cordel como patrimônio cultural na formação estética de docentes. Como objetivos específicos, buscou-se: identificar o perfil sociocultural dos participantes da pesquisa; analisar as regras e especificidades da literatura de cordel e seus elementos oral-identitários, expressivos, artísticos, estéticos, performáticos associados à formação estética dos docentes; refletir sobre experiências pedagógicas com literatura de cordel e sua contribuição para a atividade docente. Os sujeitos da pesquisa-ação foram estudantes do curso de Pedagogia matriculados na disciplina Arte-Educação da Faculdade de Educação de Itapipoca, vinculada à Universidade Estadual do Ceará – UECE/FACEDI. De modo a contribuir para a formação docente dos referidos alunos, foi ministrado a eles um curso de literatura de cordel, numa sequência de sete encontros, em que se abordou temas sobre a literatura de cordel, incluindo sua condição de instrumento auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, bem como sobre temas ligados ao patrimônio cultural. Ao mesmo tempo, visando conhecer a percepção dos sujeitos no tocante ao papel da literatura de cordel na formação do gosto estético, aplicou-se junto a eles um questionário avaliativo sobre questões específicas discutidas ao longo do curso de literatura de cordel. As análises evidenciaram vários dados importantes tanto sobre a condição sociocultural dos participantes quanto sobre o potencial que a literatura de cordel detém na formação deles. Nesse processo, conclui-se que os estudantes passaram a compreender a utilização da literatura de cordel como uma inovação e um recurso indispensável a ser utilizado em sala de aula sem perder de vista a sua natureza multidisciplinar e o seu registro como Patrimônio Cultural Imaterial, uma forma de expressão do povo brasileiro e, portanto, um elemento constitutivo de sua memória e identidade cultural.

Abstract:
String literature as Brazilian intangible cultural heritage in the teacher’s aesthetic education is the central theme of this study. The research has a qualitative approach and is close to the action research methodology. As a general objective, the research aims to understand the possible contributions of string literature as cultural heritage in the teacher’s aesthetic education. As specific objectives, we seek: to identify the sociocultural profile of research participants; analyze the rules and specificities of string literature and its oral-identity, expressive, artistic, aesthetic and performatic elements associated with the teacher’s aesthetic education; reflect on pedagogical experiences with string literature and its contribution to the teaching activity. The subjects of the action research were students from the Pedagogy course enrolled in the discipline of Art Education at the Faculty of Education of Itapipoca, linked to the State University of Ceará – UECE/FACEDI. In order to contribute to the teacher training of these students, we taught them a course on string literature, in a sequence of seven meetings, in which we approached topics about string literature, including its condition as an auxiliary instrument in the teaching-learning process, as well as on themes related to cultural heritage. At the same time, aiming to understand the subjects' perception regarding the role of string literature in the education of aesthetic sense, we applied an evaluative questionnaire to them on specific issues discussed throughout the string literature course. The analyzes evidenced several important data both about the sociocultural condition of the participants and about the potential that string literature has in their education. In this process, we concluded that students came to understand the use of string literature as an innovation and an indispensable resource to be used in the classroom without losing sight of its multidisciplinary nature and its registration as Intangible Cultural Heritage, a form of expression of the Brazilian people and, therefore, a constitutive element of its memory and cultural identity.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Paixao, Fernando Da. A literatura de cordel como patrimônio cultural imaterial brasileiro na formação estética de docentes. 2022. 41 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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