Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A relação contraditória entre o escolanovismo de Dewey e a pedagogia socialista soviética de Makarenko: uma análise marxiana-lukacsiana.

Autor(es):
Oliveira, Ciro Mesquita De

Palavras Chaves:
Pedagogia Socialista; Escolanovismo; Coletividade;

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A tese faz a análise da relação contraditória entre o escolanovismo de Dewey e a pedagogia socialista soviética de Makarenko sob a luz de Marx e Lukács. A metodologia da pesquisa é qualitativa bibliográfica. O objetivo geral é analisar a relação entre as experiências educacionais no período de transição socialista na URSS e a formação para emancipação humana, analisando quais os fundamentos teóricos semelhantes e discordantes de Makarenko e o escolanovismo e pragmatismo de Dewey. Para tanto o referencial marxiano-lukacsiano será utilizado para a compreensão clara desse objeto. Na introdução e na segunda seção é descrito como chega-se ao objeto de estudo e como será o seu manejo teórico e onto-metodológico. Contextualizará o cenário da pedagogia tradicional czarista e sua fulminante derrota após a revolução russa, que também é uma revolução educativa. E debaterá a situação da pedagogia escolanovista no início da URSS e a sua sobreposição pela pedagogia socialista pelos educadores soviéticos, com ênfase no princípio da jornada educativa de Makarenko. Na seção dois examinará a proposta da pedagogia escolanovista de Dewey e expandirá o debate acerca da crítica a pedagogia tradicional pelas lentes da pedagogia socialista soviética de Makarenko e da pedagogia nova de Dewey. Na terceira seção será respondido a formulação: Makarenko é o Dewey da URSS? E será feito um exame de como sua concepção educativa e pedagógica distancia-se e supera as influências anteriores do escolanovismo, portanto a análise será feita utilizando as categorias do mesmo para a contextualização das experiências escolares e institucionais. Debaterá a análise de Dewey sobre a URSS, e suas impressões marcantes influenciará permanentemente a concepção escolar do autor supracitado. Finalmente analisará as divergências e as semelhanças das propostas educacionais de Dewey e Makarenko, quais as suas visões de homem, de sociedade, de escola, seus métodos e concepções de mundo. Pretende-se na esteira dos achados, buscar os fundamentos da concepção de Dewey e Makarenko situando os autores e suas categorias sob a análise marxiana-lukacsiana.

Abstract:
The thesis analyzes the contradictory relationship between Dewey's new pedagogy and Makarenko's Soviet socialist pedagogy in the light of Marx and Lukács. The research methodology is qualitative bibliographic. The general objective is to analyze the relationship between educational experiences in the period of socialist transition in the USSR and training for human emancipation, analyzing the similar and discordant theoretical foundations of Makarenko and Dewey's new pedagogy and Pragmatism. For this purpose, the Marxian-Lukacsian framework will be used for a clear understanding of this object. In the introduction and in the second section, it is described how to arrive at the object of study and how it will be handled theoretically and onto-methodologically. It will contextualize the scenario of traditional tsarist pedagogy and its fulminating defeat after the Russian revolution, which is also an educational revolution. And it will discuss the situation of the New School pedagogy in the beginning of the USSR and its superimposition by the socialist pedagogy by the Soviet educators, with emphasis on the principle of Makarenko's educational journey. In section two, it will examine the proposal of Dewey's New School pedagogy and expand the debate about the critique of traditional pedagogy through the lens of Makarenko's Soviet Socialist Pedagogy and Dewey's New Pedagogy. In the third section, the formulation will be answered: Is Makarenko the Dewey of the USSR? And an examination will be made of how its educational and pedagogical conception distances itself from and overcomes the previous influences of Escolanovismo, so the analysis will be made using its categories for the contextualization of school and institutional experiences. It will debate Dewey's analysis of the USSR, and his striking impressions will permanently influence the school conception of the aforementioned author. Finally, it will analyze the divergences and similarities of the educational proposals of Dewey and Makarenko, what are their visions of man, society, school, their methods and conceptions of the world. In the wake of the findings, it is intended to seek the foundations of Dewey and Makarenko's conception, placing the authors and their categories under the Marxian-Lukacsian analysis.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Oliveira, Ciro Mesquita De. A relação contraditória entre o escolanovismo de Dewey e a pedagogia socialista soviética de Makarenko: uma análise marxiana-lukacsiana.. 2021. 150 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1