Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
A ideologia da formação docente: uma análise ancorada na perspectiva onto-marxiana

Autor(es):
Araujo, Stephanie Barros

Palavras Chaves:
Formação de professores; Ideologia; Estado

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este estudo apresenta como problemática as implicações da ideologia no processo formativo de professores no Brasil, – tanto na esfera inicial como na continuada. Nessa direção, fizemos a análise do que consiste o complexo ideológico em seu sentido ontológico e gnosiológico na construção do fazer docente, buscando, sobremaneira, desmistificar as falsas consciências acerca deste complexo e o processo ideo-políticos do Estado frente às demandas do sistema econômico. Outrossim, dentro das contradições inerentes ao processo de alienação do modo de produção capitalista, apontarmos a possibilidade histórica do papel do professor no terreno da luta de classes. Assim sendo, como premissa, no percurso teórico-metodológico da pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, recorremos a utilização de abordagem qualitativa e quantitativa dos dados apresentados nos documentos oficiais das agendas recomendadas pelos Organismos Internacionais para a Educação Básica no Brasil, sob a perspectiva onto-marxiana, que tem como objeto o homem e sua história, referendada por Marx, Engels e Mészáros. No que se refere à análise documental, foram enfatizados documentos (diretrizes, manuais, leis, relatórios técnicos e o, Censo da Educação – em especial, o esforço docente quanto a sua formação), identificando os elementos de formação do professor, mesmo que tais questões não sejam postas na ordem prática e pouco se tem a ação do fazer docente nessas declarações. Constamos que nos documentos oficiais de educação e formação do professor o caráter do feitichismo do complexo ideológico se manifesta nas escolas, através dos pilares da educação do aprender a aprender, das competências socioemocionais articuladas a auto-gestão, engajamento, amabilidade e resiliência. Concluímos que, na sociedade de classes não é possível a formação integral, mas sim a transformação das ideologias em falsos socialmente necessários. Outro aspecto que podemos destacar é que a classe dominante passa a promover a ideologização do professor enquanto sujeito crítico, o cerceando, negando e desvalorizando o seu papel do fazer docente, na transmissão do conhecimento produzido pela humanidade. Por fim, concluímos que, mesmo nos marcos do capitalismo em contexto de crise humanitária, a função do educador é buscar, dentro dos limites impostos pelo capital, se alicerçar no terreno da luta de classes contra a exploração e precarização da formação e trabalho docente.

Abstract:
This study presents as problematic the implications of ideology in the process of teacher education in Brazil, both in the initial and continuing scope. In this direction, we analyzed what the ideological complex consists of, in its ontological and gnosiological sense, in the construction of the teaching process, trying, above all, to demystify the false consciousness about this complex and the ideo-political process of the State facing the demands of the economic system. Furthermore, within the contradictions inherent to the alienation process of the capitalist production mode, we point out the historical possibility of the teacher's role in the class struggle. Thus, as a premise, in the theoretical and methodological path of this bibliographical and documental research, we resorted to the use of a qualitative and quantitative approach of the data presented in the official documents of the schedule recommended by the International Organizations for Basic Education in Brazil, under the onto-Marxian perspective, which has as its object the man and his history, referenced by Marx, Engels, and Mészáros. As far as the documental analysis is concerned, documents were emphasized (guidelines, manuals, laws, technical reports, and the Education Census - especially the teachers' efforts regarding their training), identifying the elements of teacher training, even though these issues are not put in practical order and little is said about the action of the teaching in these statements. We found that in the official documents on education and teacher training, the character of the ideological complex is manifested in schools, through the pillars of learning-to-learn education, social and emotional competencies articulated to self-management, engagement, kindness, and resilience. We conclude that, in class society, integral education is not possible, but rather the transformation of ideologies into socially necessary fakes. Another aspect that we can highlight is that the dominant class starts to promote the ideologization of the teacher as a critical subject, curtailing, denying and devaluing his role in the teaching process, in the transmission of the knowledge produced by humanity. Finally, we conclude that, even in the context of capitalism in a context of humanitarian crisis, the educator's function is to seek, within the limits imposed by the capital, to be grounded in the class struggle against the exploitation and precariousness of the teacher's training and work.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Araujo, Stephanie Barros. A ideologia da formação docente: uma análise ancorada na perspectiva onto-marxiana. 2021. 265 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1