Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Formar-se pedagogo no curso noturno: um olhar para o estágio supervisionado

Autor(es):
Pereira, Andre Leandro Dos Santos

Palavras Chaves:
Estágio Supervisionado. Formação do pedagogo. Curso Noturno de Pedagogia.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A presente pesquisa versa sobre “Formar-se pedagogo no Curso Noturno: um olhar para o Estágio Supervisionado. Como objetivo geral, este trabalho apresenta: compreender as possibilidades e limitações do desenvolvimento do Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da UECE no período noturno e, como objetivos específicos: investigar os fundamentos que sustentam o curso de Pedagogia da UECE e sua relação como estágio curricular supervisionado; perceber os fatores que motivam os estudantes do Curso de Pedagogia Noturno da UECE a realizarem o estágio; identificar as possibilidades formativas ocorridas nos contextos educativos da universidade e da escola a partir do Estágio Supervisionado; e analisar a compreensão dos alunos acerca do Estágio Supervisionado, considerando as contribuições desta atividade para a sua formação profissional. Os sujeitos da pesquisa foram 8 (oito) estudantes do Curso Noturno de Pedagogia da UECE. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, tipo pesquisa narrativa, com o olhar para o Estágio Supervisionado e para a formação do pedagogo. Para compreendermos este tipo de método, apropriamo-nos das elaborações teóricas de Connelly e Clandinin (1990), Josso (2010) e, como instrumento para a produção das narrativas, utilizamos a entrevista narrativa com base nas ideias de Jovchelovitch e Bauer (2002). Com a finalidade de analisar as narrativas de formação, amparamo-nos nas ideias Pimenta e Lima (2017), Lima (2012, 2014), Terribili Filho e Nery (2009), Terribili Filho e Raphael (2009), Franco (2011) e outros. A interpretação das narrativas nos proporcionou o conhecimento da realidade de vida, do trabalho de estudantes que estão inseridos – os sujeitos –, ressaltando o entendimento de que precisamos considerar a realidade dos discentes trabalhadores e a própria conjuntura da graduação. Depois, devemos observar que os alunos afirmam que a participação em estágios os quais ocorrem de forma sistemática, com atividades concretas e permanentes, com professores formadores atentos em aliar as teorias apregoadas às práticas, corrobora para a formação do pedagogo. Além disso, eles acreditam que a relação teoria e prática deve ser vivenciada desde o ingresso no curso sem reduzir o estágio como disciplinas consideradas práticas, deve ser presente em todas as disciplinas. Assim, os resultados da pesquisa sinalizam que os estudantes trabalhadores esperam obter uma formação em que o contexto escolar seja o objeto de estudo e reflexão, portanto o local de formação por excelência, e o Estágio Supervisionado deve ser um elemento de formação por excelência, pois escreve a história de vida do ser pedagogo. Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Formação do pedagogo. Curso Noturno de Pedagogia.

Abstract:
The present research deals with: To become a pedagogue in the Evening Course: a look at the Supervised Internship and its general objective: to understand the possibilities and limitations of the development of the Supervised Internship in the Pedagogy Course of the UECE at night. As specific objectives: Investigate the fundamentals that support the Pedagogy course at UECE and its relationship as Supervised Curricular Internship; Understand the factors that motivate students of the UECE Night Pedagogy Course to undertake the internship; Identify the training possibilities that occurred in the educational contexts of the University and the School from the Supervised Internship; Analyze students' understanding of the Supervised Internship, considering the contributions of this activity to their professional training. The research subjects were eight (8) students of the UECE Pedagogy Evening Course. We had as criteria for choosing the subjects of the research: he is taking the Supervised Internship III course in Youth and Adult Education, he is regularly enrolled in the evening. It is a research with a qualitative approach, like Narrative Research, with a view to the supervised internship and the education of the pedagogue. In order to understand this type of method, we used the theoretical elaborations of Connelly and Clandinin (1990), Josso (2010). As an instrument for the production of narratives, we use the Narrative Interview based on the ideas of Jovchelovitch and Bauer (2002). In order to analyze the training narratives, we rely on the ideas Pimenta and Lima (2017), Lima (2012, 2014), Terribili Filho and Nery (2009), Terribili Filho and Raphael (2009), Franco (2011) and others. The interpretation of the narratives provided us with knowledge of the reality of life, work and students that the subjects are inserted in, emphasizing the understanding that we need to consider the reality of the working students and the context of the undergraduate course. Then, we should note that the students affirm that the participation in internships that occur in a systematic way, with concrete and permanent activities, with teacher educators attentive in combining the theories proclaimed with the practices, corroborate for the education of the pedagogue. They believe that the relationship between theory and practice must be experienced since entering the course, without reducing the internship as disciplines considered practical, but it must be present in all disciplines. Thus, the research results indicate that working students expect to obtain training where the school context is the object of study and reflection, therefore, the place of training par excellence. And the supervised internship should be an element of training par excellence, because it writes the life history of the pedagogue. Keywords: Supervised Internship. Formation of Pedagogue. Pedagogy Evening Course.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Andre Leandro Dos Santos. Formar-se pedagogo no curso noturno: um olhar para o estágio supervisionado. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1