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Repositório Institucional - UECE
Título:
Formação de professores do ensino médio: análise da Escola Estadual de Educação profissional do Ceará com base da Ontologia Marxiana

Autor(es):
Morais, Raquel Pereira De

Palavras Chaves:
Ensino médio integrado; Formação integral; Formação de professores.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Esta tese analisa as atuais propostas de formação dos professores do Ensino Médio Integrado - EMI na Escola Estadual de Educação Profissional no Ceará – EEEP em relação aos fundamentos da formação omnilateral. O estudo se basea no ontométodo marxiano/lukacsiano cujo elemento central do ser social é o trabalho que estabelece com o complexo da educação uma relação de dependência ontológica, autonomia relativa e determinação recíproca. Com base nesses fundamentos o estudo busca analisar as propostas de formação de professores do EMI no contexto de crise estrutural do capital. O texto expõe a análise dos documentos nacionais e estaduais do EMI em torno dos fundamentos políticos e pedagógicos para a formação dos professores e analisa os dados dos questionários e entrevistas respondidos pelos professores de uma EEEP em Fortaleza - CE. As categorias de análise foram a formação integral, a formação de professores, a integração e a interdisciplinaridade. Os resultados apontam a hibridização dos princípios do EMI e das EEEP em que coexistem de um lado fundamentos oriundos da crítica educacional progressista da relação educação e trabalho e de outro em concepções mercadológicas. Esses é um dos elementos que indicam os vínculos das presentes propostas de formação dos professores com concepções pragmáticas e empresariais que reafirmam a dicotomia educativa no EMI. Em suma, o estudo aponta que o modelo de formação docente elaborado a partir das diretrizes de organismos internacionais e nacionais que está sendo aplicado no ensino médio integrado a educação profissional no Ceará é, dentro dos limites da atividade educativa e, mais especificamente da etapa do EMI, uma proposta formativa do capital em crise. Palavras-chave: Ensino médio integrado. Formação integral. Formação de professores.

Abstract:
This thesis analyzes the current education proposition for teachers at the Integrated system of Secondary School (ISS) at the EMI Escola Estadual de Educação Profissional from Ceará – Brazil, regarding the fundamental relation of omnilateral human formation. The base for the research is Marxian/ Lukácsian ontomethodology that determines the Work as the main element of the social being, designating a relationship of ontological dependence, relative autonomy, and reciprocal determination at the education complex. Therefore, acknowledging these fundaments, this study focuses on analyzing the current education proposition for teachers at the Integrated system of Secondary School (ISS) under the structural crisis of capital. This paper exhibits and analyzes documents concerning the Brazilian Integrated school system as its political and pedagogical fundaments to teacher's proficiency, research data and interview with teachers from schools of Fortaleza. The categories of analysis are integral education, teacher proficiency, education and interdisciplinarity. The results are the hybridization of the principles of ISS and High Schools that develop two points. Firstly, foundations from the progressive educational critique of the relationship between education and the Work coexist, and, secondly, marketing concepts. These elements imply the connections between the education of future teachers and the pragmatics and business conceptions that reassert the educational dichotomy at the public schools from Fortaleza. In conclusion, this study establishes that the design of teacher qualification developed from the guidelines of international and national organizations responsible for the integrated school to professional education in Ceará is, within the limits of educational activity and, more specifically, in the ISS stage, a proposal formation of capital in a crisis. Keywords: Professional education school. Integral education. Teacher education.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Morais, Raquel Pereira De. Formação de professores do ensino médio: análise da Escola Estadual de Educação profissional do Ceará com base da Ontologia Marxiana . 2021. 236 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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