Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
O ponto de memória do grande bom jardim: uma experiência de museologia social e educação patrimonial

Autor(es):
Rodrigues, Diego Furtado

Palavras Chaves:
Patrimônio Cultural; Museologia Social; Educação Patrimonial

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Essa pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação sobre a experiência de museologia social no território do Grande Bom Jardim, na cidade de Fortaleza, através da Iniciativa Comunitária do Ponto de Memória, e como as suas ações se desdobram em ações educativas patrimoniais. Buscamos aqui compreender os instrumentos apropriados pela comunidade dessa localidade através do Ponto de Memória do Grande Bom Jardim, para explorar a temática do Patrimônio Cultural e da Memória social com os moradores desse território. Para isso, nos valemos aqui da memória de pessoas que estiveram de alguma forma ligados a essas experiências e como essas pessoas vão se relacionando com o Patrimônio Cultural local a partir disso. Para esse trabalho com a memória utilizamos a metodologia da História Oral. Exploramos também aqui nessa pesquisa parte do acervo dessa Iniciativa Comunitária que nos possibilitaram, junto as entrevistas, entender que em diversos momentos do processo de articulação e desenvolvimento dessa iniciativa comunitária é possível perceber momentos em que a ação educativa patrimonial vai se desenvolvendo. Observamos isso com o Inventário Participativo dos Bens Culturais do território, em que temos a constituição de um grupo de moradores da localidade que passam por uma formação que possibilita atuarem formalmente como agentes do Patrimônio Cultural local. Os instrumentos e desdobramentos do processo de inventariação nos revelaram experiências que fortaleceram os laços identitários e de pertencimento de pessoas da comunidade com o território e com os bens culturais dessa localidade, através das Rodas de Memórias, dos Guardiões da Memória e da culminância desse trabalho inicial com o Inventário Participativo que é a exposição “Jardim das Memórias”.

Abstract:
This research aims to conduct an investigation into the experience of social museology in the territory of Grande Bom Jardim, in the city of Fortaleza, through the Community Initiative of Ponto de Memória, and how its actions unfold in heritage educational actions. Here, we seek to understand the instruments appropriated by the community of this location through the Grande Bom Jardim Memory Spot, to explore the theme of Cultural Heritage and Social Memory with the residents of this territory. For this, we use the memory of people who were somehow connected to these experiences and how these people relate to the local Cultural Heritage from that point on. For this work with memory, we used the methodology of Oral History. In this research, we also explored part of the collection of this Community Initiative, which allowed us, along with the interviews, to understand that at different moments in the process of articulation and development of this community initiative, it is possible to perceive moments in which the patrimonial educational action is being developed. We observe this with the Participatory Inventory of Cultural Assets in the territory, in which we have the constitution of a group of local residents who undergo training that allows them to formally act as agents of the local Cultural Heritage. The instruments and developments of the inventory process revealed experiences that strengthened the identity and belonging ties of people in the community with the territory and cultural assets of that location, through the Wheels of Memories, the Guardians of Memory and the culmination of this initial work with the Participative Inventory, which is the exhibition “Jardim das Memórias”.

Tipo do Trabalho:
TCC

Referência:
Rodrigues, Diego Furtado. O ponto de memória do grande bom jardim: uma experiência de museologia social e educação patrimonial. 2021. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 4 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1