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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de guia virtual sobre cogestão em saúde mental: saberes e práticas compartilhadas dos profissionais na atenção primária à saúde e psicossocial

Autor(es):
Souza, Debora Brenda Carneiro De

Palavras Chaves:
Cogestão; Saúde mental; Rede de atenção psicossocial; Profissionais da saúde

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A gestão dos serviços de saúde é considerada uma prática complexa e multifacetada, já que há nela diversos desafios. Nesse sentido, busca-se uma condução de ações que estejam na direção dos objetivos do sistema de gestão, porém, ressalta-se que tomar conhecimento sobre as pluralidades dos contextos vivenciados e da multiplicidade dos atores envolvidos nos espaços de operação dos serviços faz-se necessário para criar condições de respostas adequadas ao meio. Sendo assim, a cogestão vem como uma solução para os espaços de saúde por ser um método que se fundamenta na construção compartilhada e coletiva entre os sujeitos ao definir a tríplice inclusão, considerando os gestores, profissionais e usuários do serviço como agentes da gestão (CAMPOS, 2000). O objetivo geral do estudo foi: construir guia virtual educativo sobre cogestão em Saúde Mental (saberes e práticas compartilhadas) dos profissionais na ESF, NASF e CAPS-GERAL e sua validação. Trata-se de uma pesquisa de natureza metodológica, que teve como produto o Guia Virtual Educativo de Orientação sobre Cogestão em Saúde Mental. O material produzido se deu com base na Revisão Integrativa (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008) e nas coletas de entrevistas com os profissionais da saúde do município de Fortaleza no âmbito da Atenção Primária à Saúde e Psicossocial. As análises foram realizadas conforme Bardin (2010) por meio das três fases da análise Categorial Temática e compiladas no software NVivo12. Foram entrevistados 16 profissionais da saúde, sendo 01 médico, 02 psicólogos, 02 enfermeiros, 03 assistentes sociais e 01 terapeuta ocupacional do CAPS geral; 03 enfermeiros e 01 dentista da ESF; e 02 terapeutas ocupacionais e 01 psicólogo do NASF. Obteve-se um Índice de Validação de Conteúdo (IVC) total de 1,00 referente aos objetivos, estruturação/apresentação e relevância. Em relação a validação de aparência obteve-se o IVA total de 95,2%. A avaliação e as sugestões dos juízes foram criteriosamente analisadas e acatadas, visando o enriquecimento da versão final do guia. Buscou-se com essa pesquisa viabilizar discussões que produzam argumentos práticos de como executar a promoção de uma cultura participativa e cogestiva de gestão através da implementação do Guia Virtual Educativo como possibilidade de trabalhar as relações e o contexto no qual o profissional de saúde está inserido.

Abstract:
The management of health services is considered a complex and multifaceted practice, since there are several challenges in it. In this sense, we seek to conduct actions that are in the direction of the objectives of the management system, however, it is emphasized that to know about the pluralities of the contexts experienced and the multiplicity of the actors involved in the spaces of operation of the services is necessary to create conditions of adequate responses to the environment. Thus, co-management comes as a solution for health spaces because it is a method that is based on shared and collective construction among the subjects when defining the triple inclusion, considering managers, professionals and users of the service as agents of management (CAMPOS, 2000). The general objective of the study was: to build a virtual educational guide on co-management in Mental Health (shared knowledge and practices) of professionals in the ESF, NASF and CAPS-GERAL and their validation. This is a methodological research, which had as its product the Virtual Educational Guide of Guidance on Co-management in Mental Health. The material produced was based on the Integrative Review (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008) and in the collection of interviews with health professionals in the city of Fortaleza in the scope of Primary Health and Psychosocial Care. The analyses were performed according to Bardin (2010) through the three phases of the Thematic Category analysis and compiled in the NVivo software12. A total of 16 health professionals were interviewed, 01 physicians, 02 psychologists, 02 nurses, 03 social workers and 01 occupational therapist of the general CAPS; 03 nurses and 01 dentist of the ESF; and 02 occupational therapists and 01 psychologist of NASF-AB. A total Content Validation Index (CVI) of 1.00 was obtained regarding the objectives, structuring/presentation and relevance. Regarding appearance validation, the total VAT of 95.2% was obtained. The evaluation and suggestions of the judges were carefully analyzed and accepted, aiming at enriching the final version of the guide. This research aimed at enabling discussions that produce practical arguments on how to implement the promotion of a participatory and cogestive management culture through the implementation of the Virtual Educational Guide as a possibility to work on the relationships and the context in which the health professional is inserted.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Souza, Debora Brenda Carneiro De. Construção e validação de guia virtual sobre cogestão em saúde mental: saberes e práticas compartilhadas dos profissionais na atenção primária à saúde e psicossocial. 2022. 168 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2022) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

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