Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Crítica ontológica da formação contemporânea de professores no Brasil: uma análise baseada nas categorias nodais da estética de Lukács

Autor(es):
Marinho Junior, Expedito Vital

Palavras Chaves:
Formação de Professores; Ontologia Marxiana; Crise Estrutural do Capital; Desantropomorfização; Antropomorfização

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A formação de professores é um tema relevante e pertinente para a conjuntura sócio-política-econômica atual. Esta tese trata deste assunto no contexto da crise estrutural do capital e dos fenômenos decorrentes da relação trabalho-capital dentro da esfera educativa, mais especificamente no contexto da formação docente brasileira. As conexões que reverberam da dialética presente no objeto de estudo levaram a eleger como objetivo geral da pesquisa refletir a atual formação de professores no Brasil através das categorias nodais da Estética lukacsiana; e, como objetivos específicos: 1) investigar como o irracionalismo burguês interfere no reflexo desantropomórfico-científico da realidade; 2) corroborar para com o ontométodo como a metodologia autêntica do ser social e a maneira mais desenvolvida de apreensão do real; 3) analisar categorias chaves da Estética lukacsiana para o estudo do complexo educacional; 4) examinar a proposta de formação docente no Brasil a partir da BNCC e da BNC-formação. Para viabilizar a concretização dos objetivos expostos, a pesquisa foi realizada tomando como referencial metodológico as premissas do materialismo histórico-dialético, desenvolvido por Marx em conjunto com Engels e recuperado por Lukács, que resgata o arcabouço teórico desses autores por meio do ontométodo. Ademais, o autor húngaro é peça chave da metodologia de análise do objeto porque se toma de sua obra Estética duas categorias nodais para o exame realizado: a desantropomorfização e a antropomorfização. A discussão realizada ao longo da tese leva a constatar que o sistema produtivo tem conduzido a humanidade a níveis de irracionalismo inéditos na História. Em decorrência deste cenário, instalou-se uma barbárie social que vem destruindo a natureza e o ser humano. Entrementes, a crise que assola a esfera econômica se reflete no complexo educacional de modo a obscurecer a produção científica. Algumas características desta situação são o negacionismo, o obscurantismo e o subjetivismo no interior da academia. No que se refere especificamente ao ensino, os limites e as possibilidades de lecionar são superestimados e, muitas vezes, romantizados; esse cenário conduz o processo de aprendizagem-ensino a equívocos que terminam por frustrar professores e alunos. Conclui-se que é preciso inverter a lógica que atualmente rege o sistema como um todo e, com isso, romper radicalmente com o capital.

Abstract:
Teacher training is a relevant and pertinent topic for the current socio-political-economic situation. This dissertation deals with this issue in context with the structural crisis of capital and the phenomena arising from the labor-capital relationship within the educational sphere, more specifically in the context of Brazilian teacher training. The connections that reverberate from the dialectic present in the object led to the general goal of this research, which aims at reflecting the current training of teachers in Brazil through the nodal categories of Lukacs’ Aesthetics; more specifically: 1) investigating how bourgeois irrationalism interferes in the disanthropomorphic-scientific reflection of reality; 2) corroborating the ontological method as the authentic methodology of the social being and the most developed way of apprehending reality; 3) analyzing the key categories of lukacsian Aesthetics in order to apply it into the educational complex; 4) examining the proposal for teacher’s training in Brazil based on BNCC and BNC-formação. To enable the achievement of the above-mentioned goals, the research was carried out taking as methodological reference the premises of historical-dialectical materialism, developed by Marx together with Engels and recovered by Lukács, which rescues the theoretical framework of these authors through the ontological method. Furthermore, the Hungarian author is a key part of the methodology used for analyzing the object since two nodal categories are taken from his Aesthetics for examination: disanthropomorphization and anthropomorphization. The discussion carried out throughout the dissertation shows that the productive system has led humanity to unprecedent irrationalism levels in History. As a result of this scenario, a social barbarity was installed; that has been destroying nature and human beings. Meanwhile, the crisis plaguing the economic sphere is reflected in the educational complex in such a way as to obscure scientific production. Some characteristics of this situation are negationist thoughts, obscurantism, and subjectivism within the academy. Regarding teaching, its limits and possibilities are overestimated and often romanticized; this scenario leads the learning-teaching process to mistakes that end up frustrating both teachers and students. It is concluded that it is necessary to invert the logic that currently governs the system as a whole and, therefore, to radically rupture with capital.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Marinho Junior, Expedito Vital. Crítica ontológica da formação contemporânea de professores no Brasil: uma análise baseada nas categorias nodais da estética de Lukács. 2021. 202 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1