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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de um manual de condutas multidisciplinares no atendimento ao paciente covid-19 em hospital de referência no nordeste brasileiro

Autor(es):
Severino, Rafaela Neres

Palavras Chaves:
Covid-19; Condutas multidisciplinares; Hospital

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Em dezembro de 2019 houve um aumento súbito das pneumonias em Wuhan na China que se espalhou rapidamente fazendo com que as autoridades sanitárias entendessem se tratar de doença infecciosa de rápido contágio, o novo corona vírus, logo se decidiu pelo isolamento da província na busca de evitar a propagação do vírus pouco conhecido. Diante dessa situação a OMS também se posicionou declarando a COVID-19 como uma emergência de saúde pública de interesse internacional (LI et al, 2020). Os estudos com relação ao tema, principalmente para algumas áreas ainda são escassos, dificultando a elaboração de materiais completos. Devido a este panorama, surgiu a motivação de elaborar esta pesquisa, na qual se buscou unir as referências encontradas para elaboração de um material com as informações pertinentes voltadas para as profissões na pesquisa. A pesquisa teve como objetivo: desenvolver tecnologia educativa para orientar condutas multidisciplinares no atendimento hospitalar ao paciente COVID-19 junto aos profissionais de saúde. Trata-se de pesquisa metodológica de validação aparente e de conteúdo, realizada no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci em Fortaleza-Ceará, instituição referência da rede pública para atender pacientes adultos com COVID-19. O estudo foi realizado em duas fases: a primeira foi à construção do manual e a segunda consistiu na validação de conteúdo e aparência do material junto a 14 juízes, sendo: sete de conteúdo e sete profissionais que atuavam na área de design. Foi também realizada validação junto à população-alvo que validou a organização, clareza de linguagem, aparência e relevância do manual. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar recebendo CAAE: 44394721.0.0000.5684. Na análise estatística, o índice de validade de conteúdo global da tecnologia educativa foi de 0,97, confirmando sua validação de conteúdo e aparência junto aos especialistas. Ademais, os itens inerentes à organização, clareza da linguagem, aparência e relevância do manual foram considerados com evidência de validade pelo público-alvo, com índice de concordância superior a 75%. Portanto, a tecnologia educativa “Manual de Condutas Multidisciplinares para o atendimento hospitalar ao paciente COVID-19” mostrou-se um material educativo válido e confiável para ser utilizado a fim de promover conhecimento e condutas de forma adequada.

Abstract:
In December 2019, there was a sudden increase in pneumonia in Wuhan, China, which spread quickly, making health authorities understand that it was a rapidly contagious infectious disease, the new corona virus, and soon it was decided to isolate the province to avoid the spread of the little-known virus. Faced with this situation, the WHO has also positioned itself declaring COVID-19 as a public health emergency of international interest (LI et al., 2020). Studies on the subject, especially for some areas, are still scarce, making it difficult to prepare complete materials. Due to this panorama, the motivation to elaborate this research arose, in which we sought to unite the references found for the elaboration of a material with the pertinent information aimed at the professions in the research. The research aimed to develop educational technology to guide multidisciplinary conduct in hospital care for COVID-19 patients with health professionals. This is methodological research of face and content validation, carried out at the Leonardo Da Vinci State Hospital in Fortaleza-Ceará, a reference institution in the public network for treating adult patients with COVID-19. The study was carried out in two phases: the first was the construction of the manual and the second consisted of validating the content and appearance of the material with 14 judges, namely: seven content and seven professionals working in the design area. Validation was also carried out with the target population, which validated the organization, clarity of language, appearance, and relevance of the manual. The research was submitted to the Research Ethics Committee of the Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, receiving CAAE: 44394721.0.0000.5684. In the statistical analysis, the global content validity index of the educational technology was 0.97, confirming its validation of content and appearance with the experts. Furthermore, the items inherent to the organization, clarity of language, appearance and relevance of the manual were considered as having evidence of validity by the target audience, with an agreement rate higher than 75%. Therefore, the educational technology “Manual of Multidisciplinary Conduct for hospital care for patients COVID-19” proved to be a valid and reliable educational material to be used to promote knowledge and adequate conduct.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Severino, Rafaela Neres. Construção e validação de um manual de condutas multidisciplinares no atendimento ao paciente covid-19 em hospital de referência no nordeste brasileiro. 2021. 355 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

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