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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Avaliação capes e produtivismo acadêmico: objetivação e alienação na pós-graduação stricto sensu em educação do estado do Ceará

Autor(es):
Alves, Estefanni Mairla

Palavras Chaves:
Avaliação CAPES; Produtivismo Acadêmico; Alienação

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
A tese aqui apresentada partiu do princípio de que as metamorfoses do processo de avaliação da CAPES estão caminhando para uma substituição da produção do conhecimento ao produtivismo, este atuando como prerrogativa do conhecimento com prazo de validade. Pautada na perspectiva da ontologia lucáksiana e no materialismo histórico dialético, o texto problematizou o papel da educação como direito básico e necessário para o ser social, a qual no curso do capitalismo em crise estrutural foi transformada em mercadoria lucrativa para o sistema e como dentro desse panorama há aspectos de alienação e objetivação no fazer dos docentes que compõe a pós-graduação em educação no Ceará. Destarte, as conclusões apontam como resultado a evidência de que o processo avaliativo da CAPES é, eminentemente, quantitativo, o que implica na constituição de um ambiente hostil para aqueles que a compõe; havendo, apesar das exigências impostas, pouco incremento ao desenvolvimento da ciência. A tese encontra-se dividida em 6 capítulos, os quais compreendem, respectivamente: a introdução; o percurso metodológico e a revisão de literatura; uma crítica ao modelo moderno de produção do conhecimento; discussão sobre as exigências avaliativas da CAPES; o percurso histórico das pós-graduações no Ceará e, por último, uma discussão dos dados obtidos nos manuais, relatórios e pesquisa com os docentes.

Abstract:
The thesis presented here is based on the principle that the metamorphoses in the evaluation process of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, government agency linked to the Brazilian Ministry of Education) are moving towards replacing production of knowledge with productivism, the latter acting as a prerogative of knowledge with an expiration date. Based on the perspective of Lucáksian ontology and dialectical historical materialism, the text problematizes the role of education as a basic and necessary right for social beings, one which in the course of capitalism undergoing a structural crisis has been transformed into profitable merchandise for the system and how within this panorama, there are aspects of alienation and objectification in the existense of the teachers who Works on the postgraduate courses in education in Ceará.. Thus, the conclusions point as a result the evidence that CAPES’ evaluation process is eminently quantitative, which has led in a hostile environment for those who composse these courses ; and despite the imposed requirements, there has been little increment to the evolution of science. The thesis is divided into 6 chapters, which comprise respectively: introduction; methodological path and literature review; a critique of the modern knowledge production model; a discussion of CAPES’ evaluation requirements; the historical path of post-graduations in the Brazilian state of Ceará and finally, a discussion of the data obtained in the manuals, reports and survey with professors.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Alves, Estefanni Mairla. Avaliação capes e produtivismo acadêmico: objetivação e alienação na pós-graduação stricto sensu em educação do estado do Ceará. 2021. 281 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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