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Repositório Institucional - UECE
Título:
Clima e incêndios em vegetação as margens de rodovias do Estado do Ceará: um estudo de caso

Autor(es):
Gomes, Davi Teixeira

Palavras Chaves:
Incêndios florestais. Transporte rodoviário. Sensoriamento remoto. Defesa civil.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
As tendências negativas sobre alterações no clima e os impactos dos eventos naturais cada vez mais recorrentes e catastróficos têm ganhado repercussão nas agendas de governos e instituições internacionais, bem como nos meios de comunicação e no cotidiano da sociedade contemporânea. Incêndios em vegetação podem gerar desastres naturais e tecnológicos tipificados pelo COBRADE, Codificação Brasileira de Desastres. Assim, a partir de análises de dados meteorológicos e estatísticas de focos de calor, a presente dissertação apresenta um estudo de caso sobre o risco de incêndios em vegetação às margens de três rodovias federais situadas no estado do Ceará. A pesquisa serve de subsídio para o planejamento de prevenção, mitigação e resposta aos desastres envolvendo a dinâmica dos transportes e incêndios florestais. Os resultados mostram que 70% dos focos de calor no Ceará são observados entre os meses de setembro e dezembro. A relação entre pluviosidade anual e total de focos de calor não é direta, ou seja, anos mais secos, não apresentam, necessariamente, maior quantidade de focos de calor. Anos mais chuvosos, por causa da maior disponibilidade de vegetação para queima, e também por aumentarem a realização de queimadas para o preparo das terras para plantio, acabam registrando maior número de focos de calor. Em média, 7% do total focos de calor identificados no Ceará encontram-se no entorno das rodovias que cortam o estado. Nos anos analisado, esse percentual variou entre 5% a 12%. Nas três rodovias estudadas (BR 020, BR 116 e BR 222) foram identificados os municípios com maior risco a incêndios florestais. A análise dos resultados do Índice de risco de Incêndio de Angstron reforçam que o segundo semestre é o período que apresenta condições atmosféricas favoráveis a ignição e propagação rápida de incêndios em vegetação, principalmente no interior do Estado. O litoral, por influência da maritimidade e de regime de chuvas mais prolongado, não apresentou alto índice de risco de incêndio. Palavras-chave: Incêndios florestais. Transporte rodoviário. Sensoriamento remoto. Defesa civil.

Abstract:
Negative trends in climate change and the impacts of increasingly recurrent and catastrophic natural events have gained repercussions on the agendas of governments and international institutions, as well as in the media and in the daily life of contemporary society. Vegetation fires can generate natural and technological disasters typified by COBRADE, Brazilian Disaster Codification. Thus, from analyses of meteorological data and statistics of hotspots, this dissertation presents a case study on the risk of fires in vegetation on the margins of three federal highways located in the state of Ceará. The research serves as a subsidy for planning prevention, mitigation and response to disasters involving the dynamics of transport and forest fires. The research serves as a subsidy for planning prevention, mitigation and response to disasters involving the dynamics of transport and forest fires. The results show that 70% of the hot spots in Ceará are observed between the months of September and December. The relationship between annual rainfall and total heat sources is not direct, that is, drier years do not necessarily have a greater amount of heat sources. Rainier years, due to the greater availability of vegetation for burning, and also because they increase the number of burnings to prepare the land for planting, end up registering a greater number of hot spots. On average, 7% of the total heat sources identified in Ceará are found around the highways that cut through the state. In the years analyzed, this percentage ranged from 5% to 12%. On the three highways studied (BR 020, BR 116 and BR 222), the municipalities with the highest risk for forest fires were identified. The analysis of the results of the Angstron Fire Risk Index reinforces that the second semester is the period that presents favorable atmospheric conditions for ignition and rapid propagation of fires in vegetation, mainly in the interior of the State. The coast, due to the influence of maritime conditions and a longer rain regime, did not present a high fire risk index. Keywords: Forest fires. Road transport. Remote sensing. Civil defense.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Gomes, Davi Teixeira. Clima e incêndios em vegetação as margens de rodovias do Estado do Ceará: um estudo de caso. 2020. 71 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2020) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2020. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

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