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Repositório Institucional - UECE
Título:
O descompasso entre as formações recebidas pelos professores e as demandas da prática educativa cotidiana de uma escola de ensino médio em Fortaleza.

Autor(es):
Marques, Karoline Holanda

Palavras Chaves:
Formação de professores. Teoria das competências. Pós-modernidade.

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
A temática deste estudo trata das formações de professores e das demandas da prática docente no contexto da pós-modernidade, tendo em vista que se reconhece que uma formação fundamentada na teoria das competências pode deixar lacunas formativas. O objetivo maior do trabalho consistiu em compreender o descompasso entre as formações recebidas pelos professores e as demandas da prática educativa no cotidiano de uma escola de Ensino Médio em Fortaleza. O referencial teórico adotado para a compreensão da formação de professores e teoria das competências foi Saviani (2009, 2013), Perrenoud (1999), Vicentini e Lugli (2009), Duarte (2001, 2010) e Nóvoa (2003). Quanto à caracterização da sociedade pós-moderna tem-se Debord (2013), Bauman (1998, 2001, 2008), Lyotard (2009), Freud (2019), Birman (2007) e Turck (2014). No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e paradigma descritivo-exploratório. A coleta de dados se deu a partir da entrevista semiestruturada aplicada a cinco professores de uma escola de ensino médio em Fortaleza, cujos critérios de inclusão para participação foram estar em sala de aula e contar com, no mínimo, três anos de experiência profissional. Para análise dos dados obtidos, empregou-se a Análise do Discurso, ancorada na compreensão de Orlandi (2005). Os resultados evidenciaram que há um distanciamento entre as formações, inicial e continuada, recebidas pelos professores e os desafios encontrados na atuação cotidiana do professor desse patamar de ensino. Isso acontece porque os documentos que embasam esses programas de formação estão ancorados em um modelo de formação que não dá conta da complexidade estrutural da sociedade pós-moderna. Desse modo, tornam-se pertinentes propostas de cursos de formação docente que considerem a discussão sobre a estrutura sociocultural da realidade contemporânea como forma de promover, de fato, uma educação reflexiva.

Abstract:
The theme of this study deals with teacher training and the demands of teaching practice in the context of post-modernity, taking into consideration that it is recognized that training based on the theory of competences can leave formative gaps. The main objective of this study consisted in understanding the mismatch between the training received by teachers and the demands of educational practice in the daily life of a high school in Fortaleza. The theoretical framework adopted for understanding teacher education and competence theory was Saviani (2009, 2013), Perrenoud (1999), Vicentini and Lugli (2009), Duarte (200, 2010) and Nóvoa (2003). As for the characterization of post-modern society, we have Debord (2013), Bauman (1998, 2001, 2008), Lyotard (2009), Freud (2019), Birman (2007) and Turck (2014). In relation to methodological aspects, this is research follows a qualitative approach and a descriptive-exploratory paradigm. Data collection was based on semi-structured interviews applied to five teachers from a high school in Fortaleza, whose exclusion criteria for participation were being in the classroom and having at least three years of professional experience. To analyze the data obtained, Discourse Analysis was used, based on the understanding of Orlandi (2005). The results showed that there is a gap between the training, both initial and ongoing, received by teachers and the challenges faced in the daily work of the teacher. This happens because the documents that support these training programs follow a training model that does not take into account the structural complexity of postmodern society. Thus, proposals for teacher training courses that consider the discussion on the sociocultural structure of contemporary reality as a way of promoting reflective education become pertinent.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Marques, Karoline Holanda. O descompasso entre as formações recebidas pelos professores e as demandas da prática educativa cotidiana de uma escola de ensino médio em Fortaleza.. 2021. 74 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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