O sobrepeso e a obesidade são caracterizados pelo acúmulo excessivo de gordura
corporal. Com alta prevalência entre adolescentes, são de grande importância ações
de educação e saúde a respeito da prevenção de doenças, como a obesidade,
nesse público. É significante para adolescentes a apresentação de um gibi como
tecnologia educacional em saúde no âmbito escolar. Objetivou-se validar
clinicamente um gibi como tecnologia em saúde no favorecimento do conhecimento
sobre prevenção de obesidade em adolescentes escolares. Tratou-se de uma
pesquisa do tipo quase experimento do modelo de séries temporais. O estudo foi
realizado em seis escolas da rede pública estadual de Fortaleza no ano de 2019. Foi
executado em duas fases: criação de um banco de questões, que passou por
validação de conteúdo por juízes especialistas. Também foi calculado o Índice de
Validade e Conteúdo (≥ 0,78) e realizado o Teste Binomial, considerando nível de
significância de 5%. Foi analisada a confiabilidade pelo Alpha de Cronbach. A
validação clínica ocorreu por meio de uma intervenção, onde se aplicou o banco de
itens validado como pré e pós-teste. Para testar a normalidade dos dados usou-se o
teste Kolmogorov-Smirnov. O teste McNemar comparou as proporções de acerto
item a item. O teste de Wilcoxon comparou as médias iniciais e finais e adotando-se
p-valor < 0,05. O estudo foi aceito pelo Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Estadual do Ceará com um novo Parecer de n° 3.438.835. O banco de
itens foi avaliado com IVC de 0,95. O item 13 apresentou IVC baixo (0,44) sendo
excluído. O teste binominal obteve resultado p > 0,005, confirmando a concordância
das respostas dos itens entre os avaliadores. O Alfa de Cronbach apresentou valor
de 0,866, indicando boa consistência interna entre os itens do banco de itens. Houve
mais acerto no pós teste com p-valor de 0,020. A construção e validação de
conteúdo do banco de itens para avaliar o conhecimento sobre obesidade de
adolescentes escolares gerou nova possibilidade de desenvolver estratégias de
educação em saúde junto a adolescentes escolares. Dessa forma, o gibi educativo
“Turma da Lelê na Prevenção da Obesidade” foi considerado validado
externamente, concluindo-se com efeito positivo sobre o conhecimento da
prevenção da obesidade em adolescentes escolares.
Palavras-chave: Estudo de validação. Tecnologia educacional. Obesidade.