Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Habilidades para a vida em estudantes do Ensino Médio no Ceará: Inquérito em uma instituição com política de Educação Física e Esporte

Autor(es):
Castro, Victor Hugo Santos De

Palavras Chaves:
Atividade Motora; Escola; Estudo Transversal; Juventude; Políticas

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Habilidades para a vida são competências desenvolvidas no âmbito emocional, social e cognitivo, essenciais para os indivíduos lidarem com as diferentes situações da vida profissional e pessoal. Estudos que avaliam as habilidades para a vida e como as aulas de Educação Física e o esporte na escola contribuem para o desenvolvimento delas ainda são necessários, sobretudo, em países de baixa e média renda, como o Brasil. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa foi identificar habilidades para a vida e seus fatores associados em estudantes do ensino médio de uma instituição com política de educação física e esporte do estado do Ceará. Tratou-se de um estudo transversal, de base escolar e de abrangência estadual. A população desta pesquisa foi composta por estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal do Ceará, um total de 5.942 estudantes, oriundos de 21 campi. O cálculo do tamanho amostral permitiu estimar uma amostra mínima de 1.358 estudantes. A seleção da amostra foi aleatória e por conglomerados (por campi), considerando quatro regiões do estado do Ceará e com a quantidade de campi proporcional ao tamanho da população de cada região. A coleta de dados foi realizada através do autopreenchimento pelos estudantes de um questionário padronizado. As variáveis independentes foram sexo, idade, envolvimento e tempo ativo nas aulas de Educação Física, envolvimento em equipes esportivas na escola, região do Estado e tamanho do campus. O instrumento Life Skills Scale for Sport - Portuguese Version (escala total: 32-160) foi utilizado para medir a variável dependente, ou seja, as habilidades para vida, a saber: trabalho em equipe (7-35 pontos), habilidades sociais (5-25 pontos), resolução de problemas (4-20 pontos), habilidades emocionais (4-20 pontos), liderança (8-40 pontos) e comunicação (4-20 pontos). Regressões lineares bivariadas e multivariadas foram realizadas para identificar as associações, considerando o nível de significância de 5%. Após ajustes pelas demais variáveis, a faixa etária e a participação ativa nas aulas de Educação Física foram associadas a maiores escores de habilidades para a vida (trabalho em equipe, habilidades sociais, resolução de problemas e comunicação). Dos fatores contextuais, a região sul (trabalho em equipe, habilidades sociais, resolução de problemas, liderança e comunicação) e os campi de pequeno porte (trabalho em equipe, habilidades sociais, resolução de problemas, habilidades emocionais e comunicação) estiveram associados com maiores escores de habilidades para a vida. Os resultados deste estudo apontam para fatores individuais e contextuais que podem ser considerados no aprimoramento de ações e políticas institucionais, curriculares e de infraestrutura para a formação de habilidades necessárias para o sucesso profissional e pessoal de jovens.

Abstract:
Life skills are skills developed in the emotional, social and cognitive scope, essential for individuals to deal with different situations in their professional and personal life. Studies that assess life skills and how Physical Education classes and sports at school contribute to their development are still needed, especially in low- and middle-income countries, such as Brazil. Therefore, the general objective of this research was to identify life skills and their associated factors in high school students from an institution with a physical education and sport policy in the state of Ceará. This was a cross-sectional, school-based and statewide study. The population of this research was composed of high school students from the Federal Institute of Ceará, a total of 5,942 students, from 21 campuses. The sample size calculation allowed us to estimate a minimum sample of 1,358 students. The sample selection was random and by clusters (per campus), considering four regions of the state of Ceará and with the number of campuses proportional to the population size of each region. Data collection was performed through self-completion by students of a standardized questionnaire. The independent variables were sex, age, involvement and active time in Physical Education classes, involvement in sports teams at school, region of the state and campus size. The instrument Life Skills Scale for Sport - Portuguese Version (total scale: 32-160) was used to measure the dependent variable, that is, life skills, namely: teamwork (7-35 points), social skills (5-25 points), problem solving (4-20 points), emotional skills (4-20 points), leadership (8-40 points) and communication (4-20 points). Bivariate and multivariate linear regressions were performed to identify associations, considering a significance level of 5%. After adjusting for the other variables, age group and active participation in Physical Education classes were associated with higher life skills scores (teamwork, social skills, problem solving and communication). Of contextual factors, the southern region (teamwork, social skills, problem solving, leadership and communication) and small campuses (teamwork, social skills, problem solving, emotional skills and communication) were associated with higher Life skills scores.The results of this study point to individual and contextual factors that can be considered in the improvement of institutional, curricular and infrastructure actions and policies for the formation of skills necessary for the professional and personal success of young people.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Castro, Victor Hugo Santos De. Habilidades para a vida em estudantes do Ensino Médio no Ceará: Inquérito em uma instituição com política de Educação Física e Esporte . 2021. 111 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 18 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1