Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Construção e validação de objeto virtual de aprendizagem sobre psoríase para interação entre dermatologista e usuário

Autor(es):
Pereira, Mariana Guimaraes

Palavras Chaves:
tecnologia educacional; psoríase;educação em saúde

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O tema desta dissertação surgiu com a problemática dos pacientes que passam muitos anos tratando lesões de pele como “alergias” ou “micoses” em consultórios de clínica médica ou emergências de saúde com tratamentos imediatistas e não resolutivos. Ao longo do tempo, o quadro clínico das alterações cutâneas se tornam mais inflamatórias, menos responsivos às terapias de resgaste e recidivantes. No momento em que os pacientes são consultados pelo médico dermatologista e são diagnosticados com psoríase, em um estágio mais avançado da doença, muitos ficam surpresos com a cronicidade da doença e os efeitos colaterais de medicações indevidas usadas ao longo dos últimos anos. Como a psoríase é uma doença crônica, marcada por períodos de piora e remissão da doença, os portadores, muitas vezes, abandonam o tratamento ou usam medicações orientadas por outros profissionais ou familiares, postergando a consulta com especialista, estando propícios ao avanço da doença e suas complicações. O pesquisador percebeu a necessidade de desenvolver uma tecnologia que aproximasse o usuário do dermatologista com uma linguagem simples e didática a fim de esclarecer e romper preconceitos na abordagem da psoríase. Assim, foi desenvolvido um vídeo explicativo no formato de Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) sobre psoríase e criação de um locutor virtual com diálogo direto com o espectador. O vídeo educativo expôs o conteúdo de forma única e personalizada, com alcance do público de forma assertiva, atraindo a atenção com textos e imagens, abordando a psoríase no contexto epidemiológico, clínico e terapêutico. O vídeo foi avaliado e aprovado com índice satisfatório por uma junta de especialistas na área e exibido ao usuário do consultório dermatológico do estudo, com posterior avaliação da relevância do OVA, na perspectiva do utente, e aplicação de questionário. A construção do OVA para educação em saúde deste trabalho permitiu despertar no público alvo a curiosidade sobre uma doença ainda bastante estigmatizada e sedenta por mais esclarecimentos e divulgações.

Abstract:
The theme of this dissertation arose with the problem of patients who spend many years treating skin lesions such as “allergies” or “mycoses” in medical clinic offices or health emergencies with immediate and non-resolving treatments. Over time, the clinical picture of skin changes becomes more inflammatory, less responsive to rescue and relapse therapies. When patients are consulted by a dermatologist and diagnosed with psoriasis, at a more advanced stage of the disease, many are surprised by the chronicity of the disease and the side effects of inappropriate medications used over the last few years. As psoriasis is a chronic disease, marked by periods of worsening and remission of the disease, patients often abandon treatment or use medications oriented by other professionals or family members, postponing the consultation with a specialist, potentially conducive to the advancement of the disease and its complications. The researcher demands the need to develop a technology that brings the user closer to the dermatologist with simple and didactic language in order to clarify and break down prejudices in the approach to psoriasis. Thus, an explanatory video was developed in the Virtual Learning Object (VLO) format about psoriasis and the creation of a virtual speaker with direct dialogue with the viewer. The educational video exposed the content in a unique and personalized way, reaching the public in an assertive way, examining attention with texts and images, addressing psoriasis in an epidemiological, clinical and therapeutic context. The video was evaluated and approved with a satisfactory index by a board of experts in the field and applied to the user of the study's dermatological office, with subsequent evaluation of the OVA offer, from the user's perspective, and application of a questionnaire. The construction of the OVA for health education of this job job awaken in the target audience the curiosity about a disease that is still quite stigmatized and thirsty for further clarification and dissemination.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Pereira, Mariana Guimaraes. Construção e validação de objeto virtual de aprendizagem sobre psoríase para interação entre dermatologista e usuário. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 20 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1