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Repositório Institucional - UECE
Título:
Professor de Matemática: início da docência e desafios do desenvolvimento profissional

Autor(es):
Nascimento, Francisco Jeovane Do

Palavras Chaves:
Professor de Matemática; Início da docência; Desafios/possibilidades; Aprendizagem docente; Desenvolvimento profissional.

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
O estudo aborda a problemática referente ao início da docência e os obstáculos atinentes ao desenvolvimento profissional, objetivando-se analisar os desafios enfrentados por professores de Matemática em fase inicial de carreira, no sentido de superar os limites introdutórios da profissão e a construção de possibilidades para aprendizagem e desenvolvimento profissional. O interesse e encontro gradual com a temática em estudo permeia experiências vividas pelo pesquisador na condição de professor de Matemática em fase introdutória da profissão, época em que as adversidades e possibilidades de aprendizagem provocaram, e ainda provocam, inquietações e reflexões sobre a importância de estudos que contribuam nas discussões que perpassam o início da docência. O processo de desenvolver-se profissionalmente almeja a melhoria dos conhecimentos e ações práticas no âmbito da profissão exercida, refletindo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com os quais o professor interage, permeando, também, aspectos pessoais. Em consonância com os estudos de Huberman (2013), que descreve as fases do ciclo vivencial docente, a investigação foi desenvolvida com quatro professores de Matemática com até cinco anos de experiência como docentes, considerando que estes sujeitos estão vivenciando um período importante da carreira, com repercussões (positivas ou negativas) em sua vida e trabalho. Adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo, em uma base interpretativa hermenêutica-fenomenológica, recorrendo ao método do estudo de caso. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados a análise documental, a observação e a entrevista, além das anotações provenientes do diário de campo. As categorias de análise englobam os espaços de entrada na profissão, as relações de trabalho e os investimentos profissionais. A assunção à docência evidenciou-se como um período de dificuldades ao trabalho inicial dos professores, mediante as situações adversas, os desafios expostos e a ausência dialógica entre os componentes curriculares do processo formativo inicial. Apesar do cenário adverso, os problemas enfrentados se constituíram como momentos de aprendizagem da profissão. A exploração das relações de trabalho evidencia que os professores não possuem condições adequadas, nos espaços escolares em que atuam, para o desenvolvimento de uma ação profissional conducente ao planejamento e execução de aulas mais qualificadas. Os principais desafios enfrentados pelos docentes remetem à busca por um trabalho mais valoroso do processo de ensino e aprendizagem matemático. A averiguação relativa aos investimentos profissionais evidencia que os sujeitos da pesquisa buscaram a frequência em cursos de formação continuada após a iniciação profissional em propostas que abordam aspectos relativos a conhecimentos específicos e didático-pedagógicos que permeiam o campo disciplinar em que atuam. As reflexões da tese evidenciaram que a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores de Matemática, em início de carreira, acontecem por intermédio do estabelecimento de uma relação analítica/confrontativa/reflexiva/articulativa entre as experiências vivenciadas no âmbito dos espaços de entrada na profissão, as relações de trabalho e os investimentos profissionais, requerendo o delineamento de políticas públicas voltadas para estes professores na etapa profissional em que se encontram, considerando fatores e aspectos inerentes as especificidades individuais e coletivas de cada docente e instituição em que atuam.

Abstract:
The study addresses the issues related to the beginning of teaching and the obstacles related to professional development, aiming to analyze the challenges faced by Mathematics teachers in the initial stage of their career, in order to overcome the introductory limits of the profession and the construction of possibilities for learning and professional development. The interest and gradual encounter with the subject under study permeates experiences lived by the researcher as a Mathematics teacher in the introductory phase of the profession, a time when adversity and learning possibilities caused, and still cause, concerns and reflections on the importance of studies that contribute to the discussions that permeate the beginning of teaching. The process of developing professionally aims to improve knowledge and practical actions within the scope of the profession, reflecting on the teaching and learning process of students with whom the teacher interacts, also permeating personal aspects. In line with the studies by Huberman (2013), which describes the phases of the teaching experience cycle, the investigation was carried out with four Mathematics teachers with up to five years of experience as teachers, considering that these subjects are experiencing an important period of their career, with repercussions (positive or negative) in your life and work. A qualitative research was used, in a hermeneutic-phenomenological interpretive basis, using the case study method. As data production instruments, document analysis, observation and interviews were used, in addition to notes from the field diary. The categories of analysis encompass spaces for entry into the profession, labor relations and professional investments. The assumption of teaching was evidenced as a period of difficulties for the initial work of teachers, due to adverse situations, the challenges exposed and the lack of dialog between the curricular components of the initial training process. Despite the adverse scenario, the problems faced were constituted as moments of learning in the profession. The exploration of work relationships shows that teachers do not have adequate conditions, in the school spaces in which they work, for the development of a professional action leading to the planning and execution of more qualified classes. The main challenges faced by teachers refer to the search for a more valuable work in the mathematical teaching and learning process. The investigation regarding professional investments shows that the research subjects sought to attend continuing education courses after professional initiation in proposals that address aspects related to specific and didactic-pedagogical knowledge that permeate the disciplinary field in which they work. The reflections of the thesis showed that the learning and professional development of Mathematics teachers, at the beginning of their careers, takes place through the establishment of an analytical/confrontative/reflective/articulate relationship between the experiences lived in the context of the spaces of entry into the profession, the relationships of work and professional investments, requiring the design of public policies aimed at these teachers in their professional stage, considering factors and aspects inherent to the individual and collective specificities of each teacher and institution in which they work.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Nascimento, Francisco Jeovane Do. Professor de Matemática: início da docência e desafios do desenvolvimento profissional. 2021. 262 f. Tese (Doutorado em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 28 de abril de 2024

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