Repositório Institucional - UECE
Título:
Multidimensionalidade e novas Políticas identitárias: a remotagem de corpos, gêneros e sexualidades na Biocinematografia LGBTQ

Autor(es):
Rocha, Tibério Caminha

Palavras Chaves:
Não informado

Ano de Publicação:
2018

Resumo:
Esta tese de doutorado se fundamenta nos arcabouços teórico-metodológicos da Análise
Crítica do Discurso idealizados por Norman Fairclough (1989; 1995; 2001; 2003), pondo em
destaque seus três tipos de significados textuais: acional, representacional e identificacional.
Tais categorias se apresentam como recursos úteis para o estudo das representações sociais de
LGBTQ no cinema underground. Uma vez que a vida social não pode ser experienciada fora
da práxis, a cinematografia é tida aqui como um modo de ação sobre o imaginário coletivo;
um evento discursivo que é simultaneamente texto, prática discursiva e prática social e que é
capaz de satisfazer a necessidade de auto-representação dos indivíduos historicamente
subalternizados ou colocados na invisibilidade. Nosso corpus é tratado como um processo de
exteriorização de um pensamento social crítico, uma tentativa de ruptura com as práticas
discriminatórias do dia a dia e com os silenciamentos institucionais, na busca pela mudança
social. Nosso trabalho de investigação tem em vista documentar, por meio da análise de
curtas-metragens, que a cinematografia queer é um mecanismo tecnológico de negociação de
saberes – uma fonte de onde se brota novas políticas identitárias e simbolismo de sexo/gênero
que trabalham a favor de visões de mundo e estilos de vida não-normativos. Isto é, os modos
pelos quais LGBTQ são apresentados por esse tipo de fazer cinematográfico que dão conta da
materialidade linguística e imagética de identidades subversivas em contextos de atuação. Em
nossa rede retórica e argumentativa, articulamos as questões de controle sobre a própria
representação, implicações identitárias e conteúdo social com o conhecimento científico sobre
elas. E, a partir do estudo crítico dos cenários ficcionais, chegamos às problemáticas do
cotidiano vivido e às ações sociais e políticas de reivindicação pelo direito a voz dos sujeitos
silenciados.

Abstract:
This thesis is based on the theoretical-methodological frameworks of the Critical Analysis of
Discourse idealized by Norman Fairclough (1989; 1995; 2001; 2003), highlighting its three
types of textual meanings: text as action, text as representation and text as identification. Such
categories are presented as useful resources for the study of LGBTQ’s social representations
in the underground cinema. Since social life cannot be experienced outside of the praxis,
cinematography is regarded here as a mode of action on the collective imaginary; a discursive
event that is simultaneously text, discursive practice and social practice which is capable of
satisfying the need for self-representation of individuals historically subalternized or placed in
invisibility. Our corpus is treated as a process of exteriorization of a critical social thought, an
attempt to break the daily discriminatory practices and institutional silencing, in the quest for
social change. Our research work aims at documenting queer cinematography as a
technological mechanism of knowledge negotiation through the analysis of short films – a
source from which emerges new identity politics and sex/gender symbolism that work in
favor of non-normative world views and lifestyles. In other words, the ways in which LGBTQ
are presented by this kind of cinematographic making that deal with linguistic and semiotic
materiality of subversive identities in contexts of performance. In our rhetorical and
argumentative network, we articulate the issues of control over one’s own representation,
identity implications and social content with scientific knowledge on them. And, from the
critical study of the fictional scenarios, we arrive at the struggles of the ordinary life and the
social and political actions of claiming by the right of voice of the silenced subjects.

Tipo do Trabalho:
Tese

Referência:
Rocha, Tibério Caminha. Multidimensionalidade e novas Políticas identitárias: a remotagem de corpos, gêneros e sexualidades na Biocinematografia LGBTQ. 2018. 193 f. Tese (Doutorado em 2018) - Universidade Estadual do Ceará, , 2018. Disponível em: Acesso em: 20 de março de 2025

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1