Carregando ...
Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Uso de tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico para o ensino de climatologia

Autor(es):
Araujo, Leonardo Manuel De Morais

Palavras Chaves:
Climatologia;Tecnologias;Professor;Docência

Ano de Publicação:
2022

Resumo:
Este trabalho objetivou investigar as principais contribuições de cunho teórico da Climatologia através das tecnologias da informação e comunicação - TICs, tendo em vista o apoio à práxis pedagógica dos professores, envolvendo diversas estratégias, em um ambiente dinâmico e desafiador, por meio da utilização das ferramentas tecnológicas. Neste prisma, averiguou-se se ensino da Climatologia através das tecnologias da informação e comunicação promove uma prática pedagógica inovadora para a formação do sujeito, enquanto agente modificador da sociedade. Tendo este estudo o objetivo de investigar as tecnologias da informação e comunicação no ensino da Climatologia, com vistas às práticas pedagógicas no fomento a novos conhecimentos. A pesquisa permeia discussões teóricas, que versam sobre a abordagem da Climatologia nos componentes curriculares da Geografia e Ciências. E pontua como são expressos estes métodos de ensino, sejam na aprendizagem em equipes, na pesquisa, por projetos, no ensino híbrido (ensino presencial e on-line), no ensino remoto (ensino on-line) através da internet, por plataformas de ensino remoto como o Zoom, Google Meet, You Tube ou no uso de Jogos que envolvem tecnologias digitais. O estudo, ainda, trouxe contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular de Referência do Ceará (DCRC). Nesta pesquisa foi realizada uma investigação através de questionários estruturados, com a participação de 64 (sessenta e quatro) professores dos componentes curriculares de Geografia e Ciências dos anos finais (6º, 7º, 8º e 9º ano) do Ensino Fundamental da Rede de Ensino Pública Municipal de Caucaia/Ceará. A participação dos entrevistados proporcionou a coleta de dados, no qual foram analisados, utilizando a abordagem qualiquantitativa, através de métodos científicos de análises estatísticas. Portanto, compreende-se a importância de compartilhar um diagnóstico realizado pelos pesquisadores, evidenciando as conclusões que surgiram do contexto observado. A pesquisa subsidiou a análise final interpretativa dos dados que demonstraram que as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs mais aplicadas na prática do professor no ensino da Climatologia, possibilitando uma reflexão da sua práxis para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Abstract:
This work aimed to investigate the main theoretical contributions of Climatology through information and communication technologies - ICTs, with a view to supporting the pedagogical praxis of teachers, involving different strategies, in a dynamic and challenging environment, through the use of tools technological. In this perspective, it was investigated if the teaching of Climatology through information and communication technologies promotes an innovative pedagogical practice for the formation of the subject, as a modifying agent of society. This study aims to investigate information and communication technologies in Climatology teaching, with a view to pedagogical practices in fostering new knowledge. The research permeates theoretical discussions, which deal with the Climatology approach in the curricular components of Geography and Science. And it points out how these teaching methods are expressed, whether in team learning, in research, by projects, in hybrid teaching (face-to-face and online teaching), in remote teaching (online teaching) through the internet, by learning platforms. remote teaching such as Zoom, Google Meet, You Tube or the use of Games involving digital technologies. The study also brought contributions from the National Curriculum Parameters for Elementary Education (PCNs), the Common National Curriculum Base (BNCC) and the Reference Curriculum Document of Ceará (DCRC). In this research, an investigation was carried out through structured questionnaires, with the participation of 64 (sixty-four) teachers of the curricular components of Geography and Science from the final years (6th, 7th, 8th and 9th year) of the Elementary School of the Public Education Network Municipality of Caucaia/Ceará. The participation of respondents provided data collection, which were analyzed using the qualitative and quantitative approach, through scientific methods of statistical analysis. Therefore, we understand the importance of sharing a diagnosis made by researchers, highlighting the conclusions that emerged from the observed context. The research supported the final interpretive analysis of the data that demonstrated that Information and Communication Technologies - ICTs are more applied in the teacher's practice in Climatology teaching, enabling a reflection of their praxis to improve the teaching-learning process.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Araujo, Leonardo Manuel De Morais. Uso de tecnologias da informação e comunicação como recurso pedagógico para o ensino de climatologia. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 5 de maio de 2024

Universidade Estadual do Ceará - UECE | Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação - DETIC
Política de Privacidade e Segurança
Build 1