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Visualização do Trabalho Acadêmico
Repositório Institucional - UECE
Título:
Financiamento das escolas de tempo integral na rede municipal de Fortaleza/CE

Autor(es):
Andrade, Bruno Carneiro De

Palavras Chaves:
Financiamento educacional; Educação integral; Escola de tempo integral; Rede municipal de educação; Fortaleza

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é avaliar o financiamento das Escolas de Tempo Integral (ETI) da rede municipal de Fortaleza, no período entre 2017 e 2019, realizando um estudo de casos múltiplos envolvendo duas ETI e duas escolas regulares, com o intuito de identificar as condições de manutenção e/ou expansão desta rede. De modo a obter os resultados esperados, foi realizada uma pesquisa descritiva exploratória, calcada na identificação das fontes de financiamento das escolas de Fortaleza e os agentes públicos envolvidos neste processo, juntamente com os elementos de despesas mais relevantes. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores das quatro escolas pesquisadas, com o intuito de fornecer uma visão prática da gestão administrativa e financeira de uma escola pública. Em paralelo, este trabalho reuniu os pressupostos que orientam as principais políticas de educação em tempo integral desenvolvidas no Brasil a partir do século XX, juntamente com um resumo da produção acadêmica nacional acerca do financiamento de experiências de escolas de tempo integral, no período entre 1996 e 2020. A pesquisa também realizou uma comparação entre os indicadores educacionais das escolas com o objetivo de mensurar o impacto da ampliação da carga horária nas taxas de rendimento escolar e no desempenho do alunado em avaliações de larga escala. Por fim, este trabalho busca promover a reflexão acerca da garantia de financiamento adequado para manutenção e expansão da rede municipal de Escolas de Tempo Integral (ETI) de Fortaleza/CE.

Abstract:
The objective of this research is to evaluate the financing of full-time schools of Fortaleza's education network, in the period between 2017 and 2019, carrying out a multiple case study involving two full-time schools and two regular ones, in order to identify the conditions of maintenance and/or expansion of this education network. In order to obtain the expected results, an exploratory descriptive research was carried out, based on the identification of funding sources for schools in Fortaleza and the public agents involved in this process, alongside with the most relevant expenditure elements. Semi-structured interviews were also carried out with the principals of the four schools surveyed, in order to provide a practical view of the administrative and financial management of a public school. In parallel, this dissertation brought together the principles that guide the main full-time education policies developed in Brazil from the 20th century, including a summary of the national academic production on the financing of public full-time schools, in the period between 1996 and 2020. The research also carried out a comparison between the educational indicators of the schools in order to measure the impact of the increase in the number of hours on school performance rates and on students' performance in large-scale assessments. Finally, this research seeks to promote reflection on the guarantee of adequate financing for the maintenance and expansion of the municipal network of full-time schools in Fortaleza/CE.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Andrade, Bruno Carneiro De. Financiamento das escolas de tempo integral na rede municipal de Fortaleza/CE. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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