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Repositório Institucional - UECE
Título:
Biografia da educadora Alba de Mesquita Frota e sua atuação na Cidade da Criança (1937-1954)

Autor(es):
Stascxak, Francinalda Machado

Palavras Chaves:
Alba Frota; Educação de mulheres; História da educação cearense. Educação infantil; Mulheres educadoras;

Ano de Publicação:
2021

Resumo:
Este estudo dissertativo insere-se no campo da história da educação, com ênfase na historiografia da formação de professores e na educação das crianças pequenas, realizada nos jardins de infância. Como forma de aproximação de tal contexto, a questão que inquietou este processo de escrita foi: Quais as contribuições da educadora Alba de Mesquita Frota no contexto da educação infantil pública na cidade de Fortaleza (1937 a 1954)? Portanto, esta pesquisa teve como objetivo principal biografar Alba de Mesquita Frota com ênfase na sua atuação na primeira instituição pública de educação infantil na cidade de Fortaleza-Ceará, no período de 1937 a 1954. O alicerce teórico ampara-se nos pressupostos da História Cultural, em autores como Burke (2008; 2010), Barros (2010; 2013), Chartier (2002) e Pesavento (2014), que ocasionados pela quebra de paradigmas, possibilitou estudos além da história de personagens heroicos; na Micro-História, a partir dos estudos de Levi (2011) e Revel (2010), uma vez que se possibilita, a partir de uma vida, perceber as nuances que compõem os contextos macrossociais imbricados; bem como da Biografia, em Dosse (2015; 2020) e Loriga (2011), pelo fato de ser um gênero que promove reflexões centradas em um indivíduo que pode reverberar na vida de outras pessoas, neste caso, na vida de professores. Por conseguinte, a tessitura metodológica deste trabalho deu-se por intermédio da História Oral, amparada em pesquisas de autores como Alberti (2004; 2013) e Meihy; Holanda (2018) com entrevistas realizadas com pessoas que tiveram aproximação com a biografada, entrecruzada com diversas fontes – imagéticas, memorialista, documentos da instrução pública, documentos pessoais, da imprensa etc. Como resultados, aponta-se que Alba Frota usufruiu de privilégios concedidos, em sua maioria, às moças da elite econômica cearense, uma vez que teve a oportunidade de estudar em um dos colégios femininos mais bem-conceituados, o Colégio da Imaculada Conceição, onde passou dez anos interna, saindo de lá formada no curso normal em 1925. Alba passou a atuar no Grupo Escolar de Parangaba e no Grupo Escolar José de Alencar, no centro de Fortaleza, sendo que de 1934 em diante, trabalhava um turno em cada escola até o ano de 1937, quando passou a integrar o corpo docente da primeira instituição de educação pré-primária de Fortaleza, a Cidade da Criança. Nessa escola, foi professora efetiva, vice-diretora e diretora num período que compreendeu dezesseis anos. Após a sua morte, a Cidade da Criança foi redenominada, passando a chamar-se Escola Alba Frota pelo reconhecimento à sua importante atuação. Recebeu homenagens póstumas também de um grupo de amigos e colegas de trabalho da UFC com um livro memorialístico Albinha. Alba Frota foi uma mulher que desfrutou de liberdades como participar de grupos literários, trabalhar e viajar desacompanhada, uma vez que optou pela vida de solteira, o que deu a ela certas prerrogativas que eram negadas às mulheres casadas na época em estudo.

Abstract:
This dissertation study is part of the field of the history of education, with emphasis on the historiography of teacher education and the education of young children, held in kindergartens. As a way of approaching such a context, the question that has disquieted this writing process was: What are the contributions of the educator Alba de Mesquita Frota in the context of public early childhood education in the city of Fortaleza (1937 to 1954)? Therefore, this research had as main objective to biograph Alba de Mesquita Frota with emphasis on its performance in the first public institution of early childhood education in the city of Fortaleza-Ceará, from 1937 to 1954. The theoretical foundation is based on the assumptions of Cultural History, in authors such as Burke (2008; 2010), Barros (2010; 2013), Chartier (2002) and Pesavento (2014), that caused by the breaking of paradigms, allowed studies beyond the history of heroic characters; in Microhistory, based on the studies of Levi (2011) and Revel (2010), since it is possible, from a lifetime, to perceive the nuances that make up the imbricated macrosocial contexts; as well as biography in Dosse (2015; 2020) and e Loriga (2011), because it is a genre that promotes reflections centered on an individual that can reverberate in the lives of other people, in this case, in the lives of teachers. Therefore, the methodological tessitura of this work took place through oral history, based on research by authors such as Alberti (2004; 2013) and Meihy; Holanda (2018) with interviews with people who had approach with the biographer, crossed with several sources – imagery, memorialist, documents, personal documents, press documents, etc. As a result, it is pointed out that Alba Frota enjoyed privileges granted, mostly, to the girls of the economic elite of Ceará, once she had the opportunity to study at one of the most well-regarded women's colleges, the Colégio da Imaculada Conceição, where he spent ten years internally, leaving there graduated in the normal course in 1925. Alba Frota began working in the School Group of Parangaba and in the School Group of José de Alencar, in the center of Fortaleza, and from 1934 onwards, worked one shift at each school until 1937, when it became part of when it became part of the faculty of the first pre-primary education institution in Fortaleza, the Cidade da Criança. At this school, she was an effective teacher, deputy principal and principal in a period that comprised sixteen years. After his death, the Cidade da Criança was renamed, renamed Escola Alba Frota, recognition of its important performance. He also received posthumous tributes from a group of UFC friends and co-workers with a memorialist book Albinha. Alba Frota was a woman who enjoyed freedoms such as participating in literary groups, working and traveling unaccompanied, once she opted for single life, which gave her certain prerogatives that were denied to married women at the time under study.

Tipo do Trabalho:
Dissertação

Referência:
Stascxak, Francinalda Machado. Biografia da educadora Alba de Mesquita Frota e sua atuação na Cidade da Criança (1937-1954). 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2021) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021. Disponível em: Acesso em: 10 de maio de 2024

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